Governador promete punição a PM que matou jovem em Ondina: ‘Que nenhum policial possa manchar a farda’

Jerônimo Rodrigues garante rigor nas investigações


Vixe d-flex me-2
Héber Araújo 09/12/2024 20:00 Cidades
Governador promete punição a PM que matou jovem em Ondina: ‘Que nenhum policial possa manchar a farda’ - Equipe Portal M

O governado Jerônimo Rodrigues (PT) confirmou, na manhã desta segunda-feira (9), que o policial militar Marlon da Silva Oliveira se entregou à Polícia Civil na noite do último domingo (8). Oliveira está sendo investigado pela morte do adolescente Gabriel Santos Costa, de 17 anos, e por ter alvejado Haziel Martins Costa, de 19 anos. Jerônimo ressaltou que, caso a Justiça o considere culpado, ele será punido com rigor.

“A Policia Civil já o recolheu, vai tratar, vai investigar, vai dar a punição devida. Não sairá impune qualquer ato de algum policial que nós não concordamos. Que nenhum policial possa manchar a farda da Polícia Militar, dos bombeiros. A orientação nossa é de uma polícia que possa proteger”, afirmou o governador da Bahia.  

Perguntado sobre o caso, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, preferiu não comentar o assunto e afirmou que o caso está sob responsabilidade da polícia civil. Entretanto, Heloisa Brito, Delegada-Geral da PCBA, afirmou que o PM acusado ainda não foi interrogado e que, ao longo dessa semana, uma coletiva de imprensa será convocada para prestar esclarecimentos sobre as investigações.  

Relembre o caso do PM que matou jovem

Na madrugada de domingo (1º), Gabriel Santos estava em uma moto com o amigo, Haziel Martins, quando foi abordado e rendido pelo policial militar Marlon Oliveira. Segundo declaração preliminar do PM, que no momento da ação não estava fardado nem usando veículo da corporação, ambos os meninos tentaram assaltá-lo e que ele reagiu em legitima defesa.  

A ação aconteceu no bairro de Ondina, em Salvador, e foi registrada por um morador do local. Nas imagens, é possível ver que o suspeito xingou e agrediu os dois adolescentes, mandando que ambos colocassem o rosto no asfalto e a mãos na cabeça. Na sequência, o PM fez uma revista em ambos e, mesmo rendidos, disparou contra Gabriel e Haziel 10 vezes, matando um deles na hora, enquanto o outro foi levado em estado grave para o Hospital Geral do Estado (HGE).  

Avanço das investigações  

A Polícia Civil solicitou, na última quarta-feira (4), a prisão preventiva do PM que atua na 9ª Companhia Independente da Polícia Militar. Em paralelo às investigações a PCBA, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) instaurou, na última terça-feira (3), um processo administrativo disciplinar contra Marlon Oliveira. Ele ainda perdeu a posse de arma de fogo e foi afastado das operações na rua e realocado para a área administrativa até o fim das investigações.  

O advogado do PM, Otto Lopes, declarou que ele e seu cliente só irão se manifestar após a conclusão das investigações.   

O que diz a família? 

Gabriel Santos foi sepultado na segunda-feira (2), sob forte comoção e pedidas de justiça e reivindicando celeridade nas investigações e que o PM seja punido pela morte e tentativa de homicídio dos dois meninos.  

“Com aquela imagem, ninguém tem mais dúvida. Ele [suspeito] tem que falar o que ele fez e porque ele fez. Meu filho foi executado. Foi muita maldade, eu nunca imaginei que isso fosse acontecer comigo. Eu tinha pena das mães [que perdem os filhos] e agora estou no meio delas”, disse Marlene Santos, mãe de Gabriel.  

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina -
Política 25/01/2025 às 19:36

PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina

Senador era acusado de interferir para criação de legislações favoráveis a Richard Klien, empresário do setor portuário


Flávio Dino autoriza repasse de emendas para três ONGs após ajustes em normas de transparência -
Política 25/01/2025 às 18:55

Flávio Dino autoriza repasse de emendas para três ONGs após ajustes em normas de transparência

Entidades beneficiadas são monitoradas pela CGU para garantir aplicação correta dos recursos


Diego e Daniele Hypolito vencem segunda Prova do Anjo do BBB 25 -
BBB 25 25/01/2025 às 18:14

Diego e Daniele Hypolito vencem segunda Prova do Anjo do BBB 25

Ginastas garantem imunidade para outra dupla durante formação do paredão; Maike e Gabriel foram escolhidos para castigo do monstro


Base de Neto sofre mais uma baixa e prefeito de Brejões anuncia apoio a Jerônimo -
Política 25/01/2025 às 17:33

Base de Neto sofre mais uma baixa e prefeito de Brejões anuncia apoio a Jerônimo

Investida acontece 3 dias após prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), também se reunir com governador petista


Putin apoia visão de Trump e sugere que guerra na Ucrânia seria evitada com republicano no poder
 -
Internacional 25/01/2025 às 16:52

Putin apoia visão de Trump e sugere que guerra na Ucrânia seria evitada com republicano no poder


Líder russo elogia presidente dos EUA como pragmático e destaca possível negociação para dar fim ao conflito


Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador -
Cidades 25/01/2025 às 16:11

Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador

Iniciativa aconteceu, desta vez, no bairro de Campinas de Pirajá


‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana -
Política 25/01/2025 às 15:30

‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana

Projeto busca eliminar filas para consultas e exames médicos com ações integradas e parcerias estratégicas


Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’ -
Política 25/01/2025 às 14:49

Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’

Parlamentares argumentam que a suspensão pode agravar a evasão escolar e excluir milhares de jovens do sistema educacional


Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima -
Cidades 25/01/2025 às 14:08

Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima

De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram ranking dos estados com mais casos contra comunidade; veja números


Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’ -
BBB 25 25/01/2025 às 13:27

Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’

Após polêmica, contas oficiais dos brothers foram derrubadas na rede social X