Governador promete punição a PM que matou jovem em Ondina: ‘Que nenhum policial possa manchar a farda’
Jerônimo Rodrigues garante rigor nas investigações
O governado Jerônimo Rodrigues (PT) confirmou, na manhã desta segunda-feira (9), que o policial militar Marlon da Silva Oliveira se entregou à Polícia Civil na noite do último domingo (8). Oliveira está sendo investigado pela morte do adolescente Gabriel Santos Costa, de 17 anos, e por ter alvejado Haziel Martins Costa, de 19 anos. Jerônimo ressaltou que, caso a Justiça o considere culpado, ele será punido com rigor.
“A Policia Civil já o recolheu, vai tratar, vai investigar, vai dar a punição devida. Não sairá impune qualquer ato de algum policial que nós não concordamos. Que nenhum policial possa manchar a farda da Polícia Militar, dos bombeiros. A orientação nossa é de uma polícia que possa proteger”, afirmou o governador da Bahia.
Perguntado sobre o caso, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, preferiu não comentar o assunto e afirmou que o caso está sob responsabilidade da polícia civil. Entretanto, Heloisa Brito, Delegada-Geral da PCBA, afirmou que o PM acusado ainda não foi interrogado e que, ao longo dessa semana, uma coletiva de imprensa será convocada para prestar esclarecimentos sobre as investigações.
Relembre o caso do PM que matou jovem
Na madrugada de domingo (1º), Gabriel Santos estava em uma moto com o amigo, Haziel Martins, quando foi abordado e rendido pelo policial militar Marlon Oliveira. Segundo declaração preliminar do PM, que no momento da ação não estava fardado nem usando veículo da corporação, ambos os meninos tentaram assaltá-lo e que ele reagiu em legitima defesa.
A ação aconteceu no bairro de Ondina, em Salvador, e foi registrada por um morador do local. Nas imagens, é possível ver que o suspeito xingou e agrediu os dois adolescentes, mandando que ambos colocassem o rosto no asfalto e a mãos na cabeça. Na sequência, o PM fez uma revista em ambos e, mesmo rendidos, disparou contra Gabriel e Haziel 10 vezes, matando um deles na hora, enquanto o outro foi levado em estado grave para o Hospital Geral do Estado (HGE).
Avanço das investigações
A Polícia Civil solicitou, na última quarta-feira (4), a prisão preventiva do PM que atua na 9ª Companhia Independente da Polícia Militar. Em paralelo às investigações a PCBA, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) instaurou, na última terça-feira (3), um processo administrativo disciplinar contra Marlon Oliveira. Ele ainda perdeu a posse de arma de fogo e foi afastado das operações na rua e realocado para a área administrativa até o fim das investigações.
O advogado do PM, Otto Lopes, declarou que ele e seu cliente só irão se manifestar após a conclusão das investigações.
O que diz a família?
Gabriel Santos foi sepultado na segunda-feira (2), sob forte comoção e pedidas de justiça e reivindicando celeridade nas investigações e que o PM seja punido pela morte e tentativa de homicídio dos dois meninos.
“Com aquela imagem, ninguém tem mais dúvida. Ele [suspeito] tem que falar o que ele fez e porque ele fez. Meu filho foi executado. Foi muita maldade, eu nunca imaginei que isso fosse acontecer comigo. Eu tinha pena das mães [que perdem os filhos] e agora estou no meio delas”, disse Marlene Santos, mãe de Gabriel.
Mais Lidas
Cidades
Governo da Bahia convoca mais 313 professores para Educação Básica
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Últimas Notícias
Governo da Bahia convoca mais 313 professores para Educação Básica
Sandro Filho participa de cerimônia da Marinha em Salvador
PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina
Senador era acusado de interferir para criação de legislações favoráveis a Richard Klien, empresário do setor portuário
Flávio Dino autoriza repasse de emendas para três ONGs após ajustes em normas de transparência
Entidades beneficiadas são monitoradas pela CGU para garantir aplicação correta dos recursos
Diego e Daniele Hypolito vencem segunda Prova do Anjo do BBB 25
Ginastas garantem imunidade para outra dupla durante formação do paredão; Maike e Gabriel foram escolhidos para castigo do monstro
Base de Neto sofre mais uma baixa e prefeito de Brejões anuncia apoio a Jerônimo
Investida acontece 3 dias após prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), também se reunir com governador petista
Putin apoia visão de Trump e sugere que guerra na Ucrânia seria evitada com republicano no poder
Líder russo elogia presidente dos EUA como pragmático e destaca possível negociação para dar fim ao conflito
Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador
Iniciativa aconteceu, desta vez, no bairro de Campinas de Pirajá
‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana
Projeto busca eliminar filas para consultas e exames médicos com ações integradas e parcerias estratégicas
Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’
Parlamentares argumentam que a suspensão pode agravar a evasão escolar e excluir milhares de jovens do sistema educacional
Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima
De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram ranking dos estados com mais casos contra comunidade; veja números
Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’
Após polêmica, contas oficiais dos brothers foram derrubadas na rede social X