Governador lamenta incidente e detalha reforço para buscas de mergulhador desaparecido em Salvador
Trabalhador, de 54 anos, sumiu na tarde de segunda-feira, nas proximidades da Ponta de Humaitá
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou, na manhã desta terça-feira (17), que está mobilizando todos os esforços possíveis nas buscas pelo mergulhador profissional desaparecido enquanto realizava serviços de sondagem para o projeto da ponte Salvador-Itaparica. O trabalhador, de 54 anos, sumiu na tarde desta últimas segunda-feira (15), nas proximidades da Ponta de Humaitá.
“Primeiramente, meus sentimentos, não estou falando de morte, sentimento pela situação de alguém que não foi encontrado. Ontem à noite, quando eu estava acompanhando com o secretário Afonso as buscas, eu pedi que envolvesse não só os mergulhadores da empresa, mas que pudesse botar os bombeiros civis, militares, pudesse pedir ajuda aos municípios que têm bombeiros para a gente recorrer com a esperança de encontrá-lo com vida”, afirmou o governador ao Portal M! durante a entrega de unidades habitacionais no Centro Histórico de Salvador.
“Naturalmente, também vi a carta, o documento da empresa do consórcio manifestando a preocupação e a disposição de querer ajudar. Estamos torcendo para que nós o encontremos com vida, é o meu sentimento, é o meu desejo. Tudo que for preciso fazer, por parte do governo, para poder acompanhar e cobrar o que será acompanhado para que fatos como este não possam acontecer em um projeto tão importante para nós”, completou Jerônimo.
Buscas intensificadas e investigação em curso
O mergulhador, que ainda não foi identificado, era contratado por uma empresa terceirizada e desapareceu durante a substituição de uma boia de sinalização da ancoragem de uma balsa na Baía de Todos-os-Santos. O cilindro de oxigênio do profissional foi localizado, mas ele não retornou à superfície. Outro profissional que estava na equipe de apoio mergulhou para tentar localizá-lo, mas não teve sucesso. As operações de busca começaram ainda na segunda-feira, envolvendo o Corpo de Bombeiros, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar e a Marinha.
A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) também foi acionada e enviou uma equipe de busca e salvamento para o local, além de emitir um aviso aos navegantes para que embarcações próximas ofereçam suporte. Um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) foi instaurado para apurar as causas do desaparecimento e o resultado será encaminhado ao Tribunal Marítimo.
Polêmicas e atrasos no projeto da Ponte Salvador-Itaparica
O incidente trouxe novamente à tona as controvérsias que envolvem o projeto da ponte Salvador-Itaparica. A obra, que promete transformar a mobilidade entre a capital baiana e a Ilha de Itaparica, tem enfrentado atrasos sucessivos e críticas relacionadas à gestão e execução.
A obra havia sido anunciada em 2009 pelo então governador Jaques Wagner (PT) durante evento em Salvador com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). À época, Wagner estimou custo de R$ 1,5 bilhão para a obra. Em 2011, já no governo de Dilma Rousseff (PT), o petista apresentou um projeto desenvolvido pelas construtoras OAS, Odebrecht e Camargo Corrêa, e disse que a obra tinha previsão de início para 2014 e deveria estar concluída em 2018. No entanto, até o momento, nada saiu do papel.
A ponte Salvador-Itaparica terá 12,3 quilômetros de extensão – o que a garantirá a 23ª posição no ranking mundial de pontes. Se efetivamente construída, também será a maior ponte sobre lâmina d’água da América Latina, superando a Rio-Niterói, que tem 8,8 km. O custo estimado é de R$ 13 bilhões. Atualmente, o projeto continua nas prospecções.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Previsões para 2024: o que se cumpriu e os principais erros
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Inscrições para o Fies 2025 começam em 4 de fevereiro
SEC publica convocação de 339 professores aprovados em processo seletivo
Prefeitura de Salvador inicia envio dos boletos do IPTU 2025
Previsão do tempo: sábado de chuva, mas domingo ensolarado em Salvador
Últimas Notícias
Autoteste de HIV terá embalagem discreta para ampliar diagnóstico e prevenção
Inscrições para o Fies 2025 começam em 4 de fevereiro
Vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro impulsiona vendas do livro ‘Ainda Estou Aqui’
Após o Globo de Ouro, a média diária de vendas do livro cresceu mais de 9 vezes
Fake news sobre taxação do Pix alcançou 87% dos brasileiros, aponta pesquisa Quaest
Vídeo viral e crise nas redes sociais influenciaram decisão do governo sobre revogar norma da Receita Federal
Reforma tributária isenta itens da cesta básica de tributos; veja a lista completa
Medida promove mudanças no preço de alimentos e bebidas, definindo itens com alíquota zero, alíquota reduzida e produtos que serão sobretaxados
Anitta destaca relação com a Bahia, diz que Carnaval em Salvador ‘abriu’ sua mente e se declara: ‘Axé mudou minha vida’
Cantora também comentou sobre a participação no novo álbum do BaianaSystem e afirmou ser 'muito fã' do grupo: 'Mais que música, é uma filosofia'
Maike e Gabriel vencem a Prova do Anjo e garantem imunização no BBB 25
Dupla escolheu Diego e Daniele Hypolito para o Castigo do Monstro e tem o poder imunizar uma dupla neste domingo (19)
Luiz Caetano promete ‘mobilização social’ em seu governo durante Lavagem de Abrantes
Prefeito destaca ações para saúde, educação e infraestrutura, com promessa de governar ouvindo a população
Alinne Rosa reúne ex-cantoras do Cheiro de Amor em show histórico em Salvador
Ensaio do Bloco O Vale, no Largo de Tieta, contou com Carla Visi, Vina Calmon e Raquel Tombesi em apresentação emocionante
Bolsonaro se diz ‘chateado’ e ‘abalado’ por não ir à posse de Trump nos Estados Unidos
Ex-presidente destaca perseguição política e busca apoio de Trump para reverter decisões do TSE
Ensaio ‘Psi Raiz’: Márcio Victor promete reviver melhor do pagode baiano em Salvador
Evento acontece neste sábado, a partir das 19h, no Convento Santa Clara do Desterro, no bairro de Nazaré
Ônibus deixam de circular no Arenoso após morte de três homens em confronto com a PM
Polícia Civil recebeu denúncia de indivíduos armados na região e ação ocasionou a troca de tiros