Golpe bilionário no INSS: 9 milhões de aposentados começam a ser notificados por descontos suspeitos
Aposentados e pensionistas serão avisados, a partir desta terça-feira (13), pelo aplicativo Meu INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa, nesta terça-feira (13), a notificar aposentados e pensionistas que tiveram descontos em seus benefícios sem comprovação de consentimento. O objetivo é esclarecer se as cobranças foram autorizadas pelos segurados ou se são fruto de fraudes praticadas por associações e entidades que vinham recebendo esses valores nos últimos anos.
Segundo o INSS, cerca de 9 milhões de beneficiários em todo o país estão sendo convocados a verificar sua situação por meio do aplicativo Meu INSS, que é o único canal oficial desta notificação. O órgão público lembra ainda que não haverá qualquer contato por telefone ou outro tipo de mensagem de texto no celular. O único número autorizado para dúvidas continua sendo o 135, que serve como central de atendimento para todo o território nacional. As informações são da Agência Brasil.
Meu INSS: aplicativo oficial para consulta e resposta
O INSS decidiu priorizar o uso do aplicativo como forma de garantir mais transparência e segurança no processo. O segurado que acessar a plataforma poderá verificar a existência de descontos associados, identificar a entidade que realizou a cobrança e conferir o valor correspondente. Caso não reconheça a origem da dedução, poderá informar diretamente no sistema que não autorizou o procedimento.
A partir dessa declaração, o sistema do INSS automaticamente exigirá da entidade envolvida a comprovação do vínculo com o beneficiário. Para isso, será necessário apresentar evidências formais, como a autorização assinada para o desconto, a ficha de associação e um documento de identificação do segurado. O prazo estabelecido para essa resposta é de quinze dias úteis, contados a partir da notificação gerada.
Falta de comprovação obriga associação a devolver os recursos
Se a entidade não conseguir provar a legalidade da cobrança, deverá ressarcir os valores ao INSS no mesmo período de quinze dias úteis. O instituto, por sua vez, será responsável por repassar o montante ao segurado por meio de uma folha suplementar, com previsão de liberação entre os dias 26 de maio e 6 de junho. Caso a associação se recuse a efetuar o pagamento, a dívida será encaminhada à Advocacia-Geral da União (AGU), que adotará as medidas judiciais cabíveis para garantir a restituição.
A iniciativa tem como base legal o entendimento de que a ausência de autorização torna o desconto ilegal e, portanto, passível de devolução. O ressarcimento será válido para cobranças feitas nos últimos cinco anos, a partir de março de 2020. A expectativa do governo é resolver todos os casos até o final do primeiro semestre.
Fraude em massa preocupa autoridades
A dimensão do problema levou o Ministério da Previdência e o próprio INSS a reforçarem os alertas sobre golpes e fraudes envolvendo aposentados e pensionistas. Embora muitos segurados não tenham conhecimento das associações que realizam os descontos, grande parte dessas entidades é investigada por práticas abusivas, firmadas com base em dados obtidos sem consentimento.
A orientação do governo é que os beneficiários fiquem atentos ao extrato de pagamento disponível no aplicativo Meu INSS e utilizem os canais oficiais para verificar qualquer cobrança suspeita. O uso de plataformas não autorizadas ou o fornecimento de dados a terceiros pode aumentar o risco de novos golpes, especialmente contra a população idosa.
Fraudes no INSS
A Polícia Federal revelou, no fim de abril, esquemas de fraude já identificados na Previdência Social do Brasil. A estimativa é que R$ 6,3 bilhões tenham sido descontados indevidamente de aposentadorias e pensões entre 2019 e 2024, por meio de mensalidades associativas aplicadas sem o consentimento dos beneficiários.
De acordo com a PF, o esquema era liderado por entidades que se apresentavam como representantes dos aposentados, mas que, na prática, realizavam cobranças automáticas nos benefícios previdenciários sem autorização expressa dos segurados. O escândalo de corrupção levou à exoneração do presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, que é investigado por suposta participação nas fraudes.
Mais Lidas
Cidades
Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos
Seis em cada dez apostadores usaram bets ilegais este ano, aponta pesquisa
Últimas Notícias

Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos

Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira; veja como participar do exame
Prazo inicialmente terminaria em 6 de junho e foi prorrogado em uma semana pelo Ministério da Educação

Inscrições para preparatório gratuito do Enem em Salvador terminam nesta sexta-feira; veja como participar
Aulas têm início previsto para o mês de julho e serão oferecidas de forma presencial por instituições parceiras da Prefeitura

Praça Municipal sediará IV Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador a partir desta sexta; confira programação completa
Praça Municipal recebe oito grupos nos dias 13, 14 e 18 com apresentações que integram o Arraiá da Prefs 2025

Brasil pode atingir recorde com 336,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25
Caso previsão se confirme, volume representará um aumento de 13% em relação ao ciclo anterior

Confederações do setor produtivo se unem em protesto contra MP que eleva impostos no lugar do IOF
Empresariado contesta elevação de tributos e pede previsibilidade na política fiscal

Senado aprova penas mais duras para crimes em escolas; homicídio passa a ser considerado hediondo
Texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador
Projeto mistura pagodão, forrógode e fuleragem, e será lançado ainda em junho com regravações e inéditas

CBPM firma parceria com Câmara Brasil-Canadá e busca ampliar investimentos estrangeiros na mineração baiana
Parceria busca promover sustentabilidade e atrair capital estrangeiro para o setor mineral do estado

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor no Acupe de Brotas
Meta da gestão municipal é chegar a 60 mil imóveis até o fim de 2025

Ativista brasileiro é deportado por Israel após missão humanitária rumo à Faixa de Gaza
Ministério das Relações Exteriores de Israel classificou a ação do barco como 'manobra publicitária'