Gilmar Mendes vota a favor de decretos de Lula que limita registros para armas
Ministro do STF apoia legalidade de decretos que suspendem registros e limitam atuação de CACs

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou, nesta sexta-feira (13), pela validação dos decretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que impõem limites à compra, posse e circulação de armas no país. O julgamento ocorre no plenário virtual do STF e está previsto para seguir até 24 de junho.
O voto do ministro valida os decretos 11.366/2023 e 11.615/2023, que suspendem registros de armas e munições de uso restrito por colecionadores, atiradores desportivos, caçadores (CACs) e civis. As normas também limitam novos registros de clubes de tiro, escolas e CACs em todo o território nacional.
“Sob a ótica da observância das normas de competência para a edição dos decretos, tenho que a constitucionalidade formal de ambos os decretos é inequívoca”, sinalizou o ministro em seu voto.
Decretos não anulam registros já concedidos e focam em prevenir novas concessões
Gilmar Mendes avaliou que os atos do governo não impõem restrições desproporcionais, mas sim reorganizam a política pública de armas. O ministro ainda destacou que os decretos não solicitam a devolução de armas de uso permitido já em posse de seus proprietários.
“A suspensão da concessão de novos registros a pessoas jurídicas e a pessoas físicas, operada pelo Decreto, evidencia a cautela do Poder Público para impedir a proliferação da circulação de armas no território nacional”.
O voto reforça que as ações judiciais contra as novas regras haviam sido suspensas em março de 2023, quando o próprio Gilmar Mendes interrompeu os processos relacionados aos dois decretos até que o plenário julgasse o mérito da questão.
Decretos restringem acesso a calibres e reduzem número de armas por pessoa
Entre as medidas estabelecidas pelos decretos presidenciais estão a redução no número de armas que CACs podem manter, a restrição de calibres de uso exclusivo das forças de segurança e a limitação de horário de funcionamento de clubes de tiro. Essas ações buscam restringir o acesso a armamentos considerados de alto poder ofensivo.
Além disso, outro decreto, assinado em dezembro de 2024 pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, determina que clubes de tiro localizados próximos a escolas só poderão funcionar de segunda a sexta-feira entre 18h e 22h. A mudança ajusta a atividade desses espaços ao ambiente urbano e escolar.
STF acelera processo contra Bolsonaro: próxima etapa pode definir pena ou absolvição
O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, na última terça-feira (10), os interrogatórios do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos outros sete réus investigados por tentativa de golpe de Estado. Com o encerramento das oitivas, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, intimou as partes para que apresentem requerimentos complementares, como diligências, perícias ou novas provas relacionadas à investigação conduzida pela Polícia Federal.
A etapa de instrução processual, iniciada com os depoimentos de testemunhas entre 19 de maio e 2 de junho, foi marcada por questionamentos da acusação e da defesa sobre os fatos relacionados aos ataques de 8 de janeiro de 2023. Após essa fase, Moraes ainda pode determinar acareações entre pessoas que deram versões contraditórias ao longo das investigações.
Além disso, o ministro revogou a medida cautelar de proibição de contato entre os réus, que havia sido imposta em 26 de janeiro de 2024. As defesas agora têm a oportunidade de formular novos pedidos, inclusive requerimentos de perícias ou outras ações que possam contribuir com a elucidação dos fatos.
O relator poderá negar os pedidos caso identifique que são manobras para postergar o andamento do processo. Encerrada essa etapa, o caso segue para as alegações finais das partes.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro