Gabriela Prioli defende protagonismo feminino e lamenta: ‘Ainda somos levadas menos a sério’
Apresentadora e advogada destaca desafios da representatividade, violência de gênero e autonomia financeira das mulheres na sociedade
Instagram/@gabrielaprioli
A advogada e apresentadora Gabriela Prioli, destacou, nesta quinta-feira (27), a importância da equidade de gênero e a necessidade de avanços sociais para garantir mais espaços para as mulheres. Palestrante convidada do “Empodere-se 3.0”, evento promovido pelo Sebrae, que reuniu empresárias e empreendedoras da capital baiana para debater temas relacionados ao protagonismo feminino no mundo dos negócios, Prioli lamentou o cenário ainda encarado pelas mulheres na sociedade.
Representatividade feminina ainda é um desafio
Para Gabriela Prioli, a luta pela equidade de gênero e pela representatividade feminina ainda está longe de ser superada. Segundo ela, embora tenha havido avanços sociais e legislativos, as mulheres continuam sub-representadas nos espaços de poder.
“Nós caminhamos muito socialmente, legislativamente, a gente tem evolução, tem que comemorar, mas as mulheres ainda são sub-representadas nos espaços de poder, nos espaços de poder político, nos espaços de poder econômico, nos espaços de liderança”, disse.
Ela ressaltou que a cultura patriarcal segue impondo barreiras para as mulheres que desejam ocupar espaços tradicionalmente dominados por homens. “As mulheres ainda são levadas menos a sério, porque o lugar da intelectualidade, o lugar do saber é um lugar ocupado por homens”, declarou.
Desvalorização feminina é histórica e cultural
Ao ser questionada sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no Brasil, Gabriela destacou que a violência de gênero é uma expressão direta da desigualdade estrutural. Segundo ela, há uma narrativa nas redes sociais que reforça a ideia de que a mulher deve se dedicar exclusivamente à família, desempenhando um papel acessório na sociedade e sem autonomia sobre suas próprias finanças.
Para ela, discutir o papel da mulher na família passa, primeiramente, por abordar aquelas que são mães, chefiam seus lares sozinhas e enfrentam desafios para se desenvolver, administrar suas finanças e garantir igualdade de acesso a financiamentos, especialmente quando empreendem.
“Vamos falar de mulheres que estão em relacionamentos com homens e precisam cuidar do próprio dinheiro e não sair completamente da vida profissional, sob pena de se manter em relacionamentos violentos e abusivos, é preciso falar sobre isso”, destacou.
Números da violência contra a mulher
Dados recentes do Relatório Anual Socioeconômico da Mulher (Raseam), divulgados pelo Ministério da Mulher, revelam a gravidade da violência de gênero no Brasil. Em 2024, foram registrados 1.450 feminicídios e 2.485 homicídios dolosos de mulheres. No ano anterior, os números também foram altos, com 1.438 feminicídios e 2.707 homicídios dolosos.
Na Bahia, a situação também preocupa. De acordo com a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), houve um aumento de 42% nas denúncias de violência em relação a 2023. No entanto, o número de feminicídios apresentou uma queda de 7,8%, passando de 115 casos em 2023 para 106 em 2024.
Conexão especial com Bahia
Na ocasião, a advogada paulista também revelou que a Bahia possui um lugar muito importante na sua vida, além de ter muito a ensiná-la, “porque é um jeito de viver, de cantar, de aproveitar a vida, de escrever, que coisa maravilhosa, que eu sou uma apaixonada”, contou.
Além disso, Gabriela revelou que, de forma indireta, o Carnaval de Salvador foi responsável por apresentá-la ao marido, o músico Thiago Mansur, com quem tem uma filha chamada Ava.
“Eu vim para o Carnaval de Salvador, o primeiro ano que eu passei solteira ao Carnaval. E aí eu conheci o meu grupo de amigos que por sua vez me apresentou o meu marido. Então dá pra dizer que por vias indiretas eu encontrei o meu marido no Carnaval de Salvador”, revelou.
Confira a entrevista na íntegra:
Mais Lidas
Gabarito extraoficial do Enem 2025 é divulgado; veja as respostas das provas
Anuário revela as cidades mais seguras da Bahia em 2025; veja quais são
Cidades
Últimas Notícias
TCE-BA condena ex-prefeito de Jeremoabo a devolver R$ 1,6 milhão por irregularidades em obra de pavimentação
Análise do TCE-BA identificou execução apenas parcial da obra e falhas técnicas que comprometem a qualidade da intervenção
Setor de serviços da Bahia cresce 3,3% em setembro e tem quinto melhor resultado do país, segundo IBGE
Resultado foi impulsionado por transportes e comunicação, mas ainda acumula retração no ano
CCJ do Senado aprova recondução de Paulo Gonet à PGR; nome deve ser votado no plenário nesta quarta
Recondução segue para votação em plenário, onde precisará de ao menos 41 votos favoráveis para ser confirmada
Bahia tem desafio decisivo contra Z-4 na reta final do Brasileirão: aproveitamento é de apenas 33%
Tricolor encara três times ameaçados de rebaixamento nas últimas rodadas em busca da vaga direta na Libertadores 2026
Afonso Florence é exonerado da Casa Civil para reassumir mandato; entenda
Decisão foi tomada a pedido do próprio Florence, com o objetivo de registrar e viabilizar emendas parlamentares destinadas a municípios baianos
Salvador entra em nível de atenção por risco de deslizamentos após chuvas intensas
Nas últimas 12 horas, foram registrados 128 mm de precipitação, valor acima da média histórica de novembro
Discussão entre Toffoli e Mendonça esquenta sessão no STF e reacende debate sobre atuação de servidores públicos
Durante julgamento na Segunda Turma, ministros discutiram aplicação do Tema 940, que trata da responsabilidade civil do Estado
Matheus Cunha valoriza amadurecimento e destaca força tática da seleção antes de amistosos
Atacante do Manchester United vê confronto com Senegal e Tunísia como chance de mostrar evolução e reforçar identidade sob comando de Ancelotti
Salvador lidera painel da COP30 e destaca programas premiados de reciclagem e economia circular
Prefeito Bruno Reis apresenta resultados do Recicla Capital e iniciativas que colocam a cidade entre as referências globais em sustentabilidade urbana
Paulo Gonet defende sigilo e atuação técnica em sabatina no Senado sobre recondução à PGR
Procurador-geral reforça compromisso com discrição, nega viés partidário e diz que PGR não atua por aplausos ou conveniências políticas