Pular para o conteúdo
Início » Funcionários do IBGE planejam paralisação em 10 Estados nesta quarta-feira

Funcionários do IBGE planejam paralisação em 10 Estados nesta quarta-feira

A paralisação será temporária, mas há possibilidade de greve por tempo indeterminado em junho

Os funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) farão uma paralisação em 10 Estados do Brasil, nesta quarta-feira (15), com a reivindicação de um plano para reestruturação de carreira, reajuste salarial dos trabalhadores temporários e maiores investimentos no orçamento de pesquisas da organização. 

De acordo com nota oficial do Sindicato Nacional dos Servidores do Órgão (Assibge), as atividades serão suspensas nos Estados do Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Sergipe. Além da greve temporária, o sindicato informou a possibilidade de paralisação por tempo indeterminado a partir do dia 10 de junho. 

“O IBGE depende atualmente de verbas externas para realização de levantamentos temáticos – essa forma de financiamento é incompatível com a necessidade de estabilidade para estruturação de um sistema de informações. A sociedade demanda cada vez mais produção de dados estatísticos e geográficos, implicando a necessidade de ampliação do plano de trabalho do IBGE”, ressalta o comunicado da entidade. 

Quanto aos funcionários temporários, o instituto afirma que 60% do seu trabalho é formado por pessoas que possuem esse contrato. A reclamação é de que o salário de R$ 1.512 é muito baixo para a realização das demandas, que deveriam ser executadas por servidores efetivos.  

 

Leia também: 

Primeiro dia de greve dos defensores baianos é marcado por ato público no Fórum Ruy Barbosa

Rio Grande do Sul confirma 148 mortes pelas chuvas

Após redução das chuvas, Defesa Civil de Salvador retorna para nível de observação

Marcações: