Frei denuncia golpe com pedido de dinheiro em nome de igreja que desabou em Salvador
Criminosos estão se aproveitando da tragédia para solicitar doações financeiras fraudulentas

Um dos freis responsáveis pela Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, conhecida como a “igreja de ouro”, denunciou a prática de um golpe envolvendo o nome do templo, que recentemente sofreu um desabamento em Salvador. O acidente, ocorrido na última quarta-feira (5), resultou na morte de uma turista de 26 anos e deixou outras pessoas feridas. Agora, criminosos estão se aproveitando da tragédia para solicitar doações financeiras fraudulentas.
Golpe usa tragédia para pedir dinheiro
De acordo com o frei Lorrane Clementino, um perfil falso nas redes sociais, com um nome semelhante ao da igreja, tem comentado em publicações sobre o acidente, solicitando doações via Pix sob o pretexto de arrecadar fundos para a reconstrução do templo. Um print divulgado pela Ordem Primeira de São Francisco mostra a mensagem enganosa, na qual o suspeito divulga uma chave Pix e alega que o dinheiro será usado para reformar a igreja.
“Acho que atitudes como essa, de se aproveitar de tragédias, são uma falta de humanidade”, declarou o frei, indignado com a tentativa de golpe em meio ao luto e às investigações sobre o desabamento.
Investigação e escoramento emergencial
Até o momento, ainda não há autorização para qualquer tipo de restauração no local, pois os escombros seguem sob perícia das Polícias Civil da Bahia e Federal, que conduzem investigações paralelas para esclarecer as causas do acidente. Equipes da Polícia Federal de Brasília chegaram, na sexta-feira (7), a Salvador para reforçar o trabalho de apuração.
Segundo Sósthenes Macêdo, diretor da Defesa Civil de Salvador (Codesal), a prioridade no momento é garantir a segurança da estrutura remanescente. “Estamos providenciando um escoramento emergencial para evitar novos desabamentos. Agora é aguardar que as autoridades responsáveis tomem as medidas cabíveis”, explicou Macêdo.
A restauração da igreja, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), deverá ser conduzida pelo Ministério da Cultura. A informação foi confirmada pela ministra Margareth Menezes, que visitou os escombros na quinta-feira (6), um dia após a tragédia.
Turista morreu soterrada durante visitação
O desabamento ocorreu na tarde de quarta-feira (5), quando turistas visitavam o templo, que continuava recebendo visitantes apesar de apresentar problemas estruturais há anos. A vítima fatal, Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, estava acompanhada do namorado e dois amigos no momento do acidente.
Testemunhas registraram imagens logo após o desabamento, mostrando a área das missas coberta por destroços, principalmente partes do forro de madeira que desabaram sobre os visitantes.
Uma amiga de Giulia, que estava sentada ao lado da jovem, conseguiu pular ao perceber o início do desabamento, mas sofreu ferimentos. Ela recebeu atendimento médico e já retornou para São Paulo junto com o grupo que viajava com a vítima.
Familiares acompanham investigações
Os pais de Giulia chegaram a Salvador na quinta-feira (6) e prestaram depoimento à Polícia Civil sobre a viagem da filha e as circunstâncias do acidente. Os pertences da jovem, encontrados entre os escombros, foram entregues à família, assim como a mala que estava com os amigos.
Mesmo sendo natural de Ribeirão Preto (SP), Giulia será sepultada em Londrina (PR), cidade natal de seus pais. O translado do corpo está previsto para acontecer neste sábado (8), quando a família realizará o velório e a despedida final da jovem.
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Justiça congela R$ 640 mil de facção em Camaçari e revela esquema milionário
Bahia tem um dos piores salários do Brasil em 2024, aponta IBGE
Últimas Notícias

Datena recusa pedido de sequestrador ao vivo: ‘Não é meu papel negociar’

Gleisi diz que Eduardo Bolsonaro presta ‘desserviço ao Brasil’ ao se licenciar: ‘Mentindo lá fora’
Ministra também enfatizou que acusados por atos golpistas não são inocentes: 'Esse tipo de argumento não cabe'

Governo do Estado sanciona programas que oferecem CNH gratuita para população de baixa renda na Bahia
Iniciativa garante isenção das taxas do Detran-BA para a primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, sem custos para beneficiados

Consignado para CLT: mais de 10 milhões simulam empréstimos no primeiro dia de implementação
Novo programa de crédito tem objetivo de oferecer empréstimos mais acessíveis aos empregados com carteira assinada

Seleção sofre baixas e Dorival Júnior convoca quatro novos nomes para jogo contra Argentina nas Eliminatórias
Duelo válido pela 14ª rodada das Eliminatórias acontece na próxima terça (25), às 21h, e será realizado no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires

BBB 25: Renata diz que vai indicar Aline ao paredão e Eva promete puxar Dani em contragolpe
Aline e Vinícius brincam sobre um possível romance, mas deixam claro que sua relação é de amizade

‘Perdeu, mané’: Moraes vota por 14 anos de prisão para mulher que pichou estátua do STF
Frase havia sido dita por Barroso em resposta a manifestante em Nova York

Ferry-boat é afundado em Salvador para virar recife artificial para espécies marinhas
Embarcação, que operou por quase 46 anos na travessia Salvador-Itaparica, passou por adaptações para mitigar impactos ambientais antes do naufrágio

Três ministros do STF votam por condenar Zambelli e cassar mandato por porte ilegal de arma
Ação faz referência a um episódio de outubro de 2022, quando Zambelli sacou uma arma e perseguiu um homem pelas ruas de um bairro nobre de São Paulo

Paulo Azi recua sobre projetos contra o Supremo na CCJ: ‘Não é um bom momento’
Presidente da CCJ da Câmara também disse que distanciamento entre Congresso e Judiciário 'não é bom para o País'

Gleisi diz que Kassab é ‘injusto’ com Lula, defende frente democrática e critica Banco Central
Na quinta (20), Kassab afirmou que Lula repete erros do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e indicou que o governo atual está 'cada vez mais à esquerda'