Forças de segurança realizam operação contra PMs e guarda municipal investigados por execução sumária
Operação conjunta entre MP-BA e SSP-BA foi deflagrada na manhã da última quarta-feira (7); mandados foram cumpridos em várias cidades baianas

Uma operação conjunta entre o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) foi deflagrada, na manhã da última quarta-feira (7), tendo como alvos quatro policiais militares e um guarda municipal. Os agentes são investigados por envolvimento em uma execução sumária ocorrida no município de Conceição do Jacuípe, em maio de 2023. A operação, denominada “Aliança Leal”, tem o objetivo de coletar provas e avançar nas investigações que podem resultar na responsabilização criminal dos envolvidos.
Mandados são cumpridos no interior baiano
A ação foi conduzida pelo MP-BA, por meio dos Grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), em parceria com a Corregedoria da Polícia Militar da Bahia. Durante a operação, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em diversos municípios, incluindo Conceição do Jacuípe, Esplanada, Santo Antônio de Jesus, Governador Mangabeira e Feira de Santana. Os mandados foram executados nos endereços residenciais e locais de trabalho dos investigados, abrangendo unidades da Cipe Litoral Norte, Rondesp Recôncavo e a Guarda Municipal de Conceição do Jacuípe.
Entre os materiais apreendidos durante a operação estão armas, munições, celulares e outros objetos de interesse das investigações. Segundo os promotores responsáveis pelo caso, os itens recolhidos serão analisados para aprofundar as apurações e esclarecer as circunstâncias da execução.
Investigação sobre execução sumária
Os agentes são investigados pela morte de Fernando Francisco dos Santos, suspeito de envolvimento em atividades criminosas na região de Conceição do Jacuípe. De acordo com as apurações preliminares, Fernando teria sido rendido e executado pelos policiais e pelo guarda municipal. A versão inicial apresentada pelos agentes indicava que a morte teria ocorrido em decorrência de um confronto armado. No entanto, elementos colhidos pela investigação apontam indícios de que não houve troca de tiros e que Fernando foi morto de forma premeditada.
As investigações seguem sob responsabilidade do MP-BA, que utilizará as novas evidências coletadas para definir os próximos passos do processo. O caso reforça o compromisso das autoridades em combater eventuais excessos e abusos cometidos por agentes de segurança pública no estado.
Prisão de PMs por furto de celular
A operação contra os policiais investigados por execução ocorre poucos dias após outro episódio envolvendo três policiais militares, que foram presos, no último sábado (1º), em Salvador. Eles foram acusados de furtarem o celular de um torcedor do Esporte Clube Vitória durante uma abordagem policial, no dia do clássico Ba-Vi. O confronto entre os dois principais times da Bahia foi marcado por incidentes de violência dentro e fora do estádio.
De acordo com informações apuradas, três torcedores do Vitória foram abordados por policiais da 37ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Liberdade). Após a abordagem, um dos torcedores percebeu que seu celular havia desaparecido. Com a suspeita do furto, o grupo conseguiu contato com o comandante da área, que imediatamente determinou a realização de uma vistoria na viatura e nos policiais envolvidos.
A busca resultou na localização do celular furtado, levando à detenção dos três militares. Os agentes foram encaminhados à Corregedoria da PM para prestar esclarecimentos e, posteriormente, transferidos para a Coordenadoria de Custódia Provisória, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Eles permanecerão sob custódia à disposição da Justiça.
Em nota oficial, a Polícia Militar confirmou a prisão dos agentes, afirmando que a detenção ocorreu após a corporação tomar conhecimento da denúncia envolvendo conduta irregular durante a abordagem aos torcedores. O caso gerou repercussão negativa, reforçando a necessidade de maior controle e fiscalização sobre as ações dos policiais em serviço.
Mais Lidas
Segurança do Carnaval na Bahia conta com helicópteros, drones e embarcações
Cidades
Inmet emite alerta para chuvas intensas em 23 cidades da Bahia
Governo avalia antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas
Subúrbio 360 abre 30 vagas para aulas gratuitas de vôlei em Salvador
Últimas Notícias

‘A falecida’: Espetáculo de Nelson Rodrigues chega à Caixa Cultural Salvador

Zambelli rebate Bolsonaro após ser culpada por derrota em 2022: ‘Sempre o defendi’
Segundo ex-presidente, deputada teve um papel decisivo na derrota de sua chapa na eleição presidencial de 2022

Bolsonaro acusa STF de manobras para garantir julgamento na Primeira Turma
Na avaliação do ex-presidente, STF agiu com 'casuísmo' ao tomar decisão

Jerônimo sanciona reajuste de professores da rede estadual e garante piso acima do nacional; pagamento inicia em maio
Texto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em 18 de março

Moraes diz que narrativa de que condenados são ‘velhinhas com a bíblia na mão’ é ‘mentirosa’
Ministro refutou tese levantada por Bolsonaro e aliados, que tentam contestar competência da Primeira Turma do STF para julgar caso

OAB cobra explicações ao STF após detenção de advogado por gritos durante julgamento de Bolsonaro
Desembargador aposentado foi detido pela Polícia Judicial do STF por desacato após discutir com seguranças

Irmãos Hypolito criticam gêmeos no BBB 25 e Diego emociona ao falar de Gracyanne: ‘Eu a amo’
Em conversa com Daniele Hypolito, o ginasta revela sentimentos sobre ex-sister e analisa a dinâmica do jogo

Após rejeitar recursos da defesa, STF decide nesta quarta se Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe
PGR aponta ex-presidente e sete aliados como 'núcleo crucial' da trama golpista

Moura Dubeux registra lucro de R$ 251 milhões em 2024, expande atuação e projeta novos investimentos
Segundo a empresa, os números refletem a estratégia de diversificação de produtos e expansão geográfica

Advogado de ex-assessor de Bolsonaro causa tumulto no STF e é detido por desacato
Confusão começou quando advogados e deputados que não se credenciaram para acompanhar sessão tentaram acessar espaço do julgamento

Empresas de patinetes elétricos devem fornecer capacetes aos usuários, sugere projeto de lei
Para Hassan, exigência do fornecimento e uso do acessório de segurança, visa proteção da integridade física dos usuários dos patinetes