Final do Baianão: PM-BA faz reunião crucial para garantir segurança no BAxVI deste domingo
Bahia e Vitória disputam título do Campeonato Baiano, no Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) promove, nesta sexta-feira (21), às 11 horas, uma reunião estratégica para alinhar medidas de segurança no jogo entre Bahia e Vitória, que disputam o título do Campeonato Baiano. O clássico BAxVI acontece, no próximo domingo (23), às 16 horas, no Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador, e deve reunir milhares de torcedores.
O encontro será realizado no auditório do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe), no Largo dos Aflitos, no Centro, e contará com a presença de representantes das polícias militar e civil, Transalvador, Ministério Público da Bahia (MP-BA), Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Guarda Civil Municipal (GCM), Federação Baiana de Futebol (FBF), CCR Metrô Bahia e dos dois clubes envolvidos na partida. O objetivo é definir estratégias que garantam a segurança de torcedores, atletas, comissões técnicas e moradores da região do estádio, além de otimizar o fluxo no trânsito da capital baiana.
Planejamento busca evitar conflitos
A realização de reuniões prévias para jogos de grande porte tem sido uma estratégia eficaz adotada pela PM-BA. No último BAxVI, ocorrido no domingo (16), não foram registradas ocorrências de confrontos entre torcidas organizadas. Segundo o tenente-coronel Francisco Menezes, o alinhamento entre os órgãos envolvidos no evento busca reforçar ações como escoltas, fiscalização do cumprimento de medidas judiciais, controle de acesso ao estádio e estratégias para coibir tumultos antes, durante e após a partida.
“No último clássico, ocorrido no domingo passado (16), não registramos qualquer ocorrência de brigas de torcidas. Nesse mesmo dia, dez indivíduos que haviam sido flagrados em atos de violência, torcedores de ambos os times, estiveram cumprindo medidas de afastamento dos estádios na sede do Bepe”, afirmou o oficial.
Tricolor pode até perder por um gol de diferença
Após garantir a liderança do Grupo B da Copa do Nordeste com a vitória por 2 a 1 sobre o CSA, o técnico Rogério Ceni agora volta suas atenções para a decisão do Campeonato Baiano. No próximo domingo, o Bahia enfrenta o Vitória, no Barradão, pelo segundo jogo da final estadual. Com a vantagem do triunfo por 2 a 0 na primeira partida, o Tricolor pode até perder por um gol de diferença para conquistar o 51º título da competição.
Segundo Ceni, “vai ser um jogo dificílimo, como sempre é no Barradão”, mas reforçou que sua equipe não irá apenas se defender. O treinador garantiu que o Bahia buscará o gol para consolidar a conquista do estadual.
“Gramado diferente, apoio do torcedor. Temos maturidade suficiente para encarar o jogo, não entrar em provocações e estarmos preparados. Descansamos dez jogadores, 11 se contar com o Marcos Felipe. Seguramos um time, temos opções aqui que podemos usar. Temos que lutar até o fim para manter o resultado e jogar em função do gol, o que sabemos fazer. Nosso time não joga defensivamente em lugar nenhum. O gol nos aproxima de um título. A comissão treina amanhã [quinta-feira] com os jogadores que ficaram, os de hoje [na última quarta] vão descansar. Sexta volta o grupo todo. Objetivo único nessa semana é ser campeão”, afirmou Ceni.
O elenco tricolor segue sua preparação para a final com treinos nesta sexta-feira, reunindo todos os jogadores. A comissão técnica busca o equilíbrio entre descanso e ajustes táticos para garantir que a equipe entre em campo no domingo com força máxima.
Carpini projeta segundo jogo da final e mostra confiança pro Ba-Vi
Após vencer o Sport por 1 a 0 e reassumir a liderança do Grupo A da Copa do Nordeste, o Vitória agora também volta sua atenção para a final do Campeonato Baiano. Thiago Carpini, técnico do Rubro-Negro, usou a vitória sobre o Sport para ajustar sua equipe e já pensa no segundo jogo da decisão estadual, marcado para este domingo, no Barradão.
O Vitória agora tem um desafio ainda maior pela frente. No domingo, o Rubro-Negro recebe o Bahia no Barradão, no segundo jogo da final do Campeonato Baiano. A equipe perdeu o primeiro confronto por 2 a 0 e, para levar a disputa para as cobranças de pênaltis, precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença. Carpini está confiante e afirmou que o time está se preparando para dar tudo de si no clássico.
“A gente quer muito esse jogo de domingo, queremos o Bahia aqui, estamos esperando ele. O futebol mostra que é possível o tempo todo, a gente já passou por isso. Sabemos que enfrentamos uma equipe de maior investimento, com bom treinador, mas no clássico muita coisa fica igual. Acho que o erro do Bahia foi não ter matado o terceiro gol quando perderam o pênalti. O jogo aqui vai ser bom”, destacou Carpini.
Mais Lidas
Cidades
Últimas Notícias

BBB 25: Diego, Renata e Vitória disputam permanência em paredão decisivo nesta quinta
Emparedados utilizam Raio-X para refletir sobre jogo e pedir votos ao público

Salvador lidera ranking do IBGE com quase 1 milhão vivendo em ruas sem calçada
Quase metade da população vive em vias sem passeios adequados; capital baiana também tem índice crítico de arborização e infraestrutura viária

Wagner minimiza crise com PSD e volta a defender chapa ‘puro sangue’ com Jerônimo e Rui em 2026
Petista descarta rompimento com aliados e afirma que decisão sobre composição será tomada com diálogo

Agenda cultural: Barulhinho Bom, Julio Caldas, Renata Bastos, Zelito Miranda, CineSom e mais; confira no Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

Junior Marabá concede reajuste de 7% para servidores de Luís Eduardo Magalhães
Prefeito distribui 5 toneladas de peixe e 3,5 mil ovos na Páscoa solidária

RG animal gratuito já está disponível: veja como cadastrar seu pet e garantir castração e microchip
Governo lança programa inédito para promover bem-estar animal e combater abandono com base de dados unificada

Fim do jejum! Vitória vence primeira na série A com golaço e defesa ainda preocupante
Rubro-Negro conquista primeiro triunfo após sete jogos em noite marcada por falhas defensivas e acerto nas bolas paradas

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados