Fies 2025 terá 56 mil vagas para inscritos no CadÚnico
De acordo com o Ministério da Educação, serão distribuídas 112.168 novas vagas ao longo do ano de 2025

O Ministério da Educação (MEC) divulgou a oferta de 112.168 novas vagas para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) em 2025. Deste total, 56.084 vagas serão destinadas a candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, por meio do Fies Social. As informações são da Agência Brasil.
Fies Social: Modalidade com foco em inclusão
A modalidade Fies Social, lançada em 2024, reserva 50% das vagas para candidatos do CadÚnico, priorizando famílias de baixa renda. Essa iniciativa também permite o financiamento de até 100% dos encargos educacionais e oferece cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
No primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes já migraram do Fies tradicional para o Fies Social, demonstrando adesão significativa à modalidade.
Distribuição das vagas em 2025
De acordo com o MEC, as 112.168 novas vagas serão distribuídas ao longo do ano de 2025. No primeiro semestre, estarão disponíveis 67.301 vagas, enquanto 44.867 serão ofertadas no segundo semestre.
“A medida foi regulamentada pela Resolução CG-Fies nº 61/2024, publicada na terça-feira, 31 de dezembro, pelo Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil (CG-Fies)”, informou o Ministério da Educação em nota oficial.
A resolução também prevê a antecipação de vagas semelhantes para os anos de 2026 e 2027, em conformidade com o plano trienal do programa.
Histórico e funcionamento do Fies
O Fies foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, com o objetivo de financiar a graduação de estudantes em instituições privadas de ensino superior que participam do programa e possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Desde 2018, o programa oferece juros zero e uma escala de financiamento ajustada à renda familiar do candidato, ampliando o acesso ao ensino superior para estudantes de diferentes realidades socioeconômicas.
Mais Lidas
Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita
Cidades
Últimas Notícias

Bruno Reis rebate debandada de prefeitos da oposição e alfineta Jerônimo: ‘só espuma, pouco resultado’
Prefeito adota tom cauteloso sobre ida do PDT para base de Jerônimo e cita apoio popular ao comentar 66% de aprovação em pesquisa

Ponte de R$ 3,1 milhões vai transformar acesso rural em Caetité; obra atende demanda histórica
Nova estrutura viária vai garantir mais segurança e facilitar deslocamento entre áreas rurais e BR-030 no Sudoeste baiano

Lula entrega PEC da Segurança e revela plano para enfrentar ‘multinacional do crime’ no Brasil
Proposta amplia papel do governo federal na segurança pública, cria corregedorias nas polícias e inclui sociedade civil no Conselho Nacional

Campo com grama sintética, moradias e praças: veja pacote de obras no Subúrbio de Salvador
Intervenções foram entregues pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) nesta última quarta-feira (23)

Presidente do Sinjorba denuncia ataques à imprensa e defende: ‘sem diploma, o jornalismo perde sua essência’
Para Moacy Neves, no entanto, categoria tem o que comemorar graças aos avanços dos últimos anos

Basílica aberta à noite atrai multidão: milhares se despedem de Francisco em clima de comoção
Fiéis enfrentam longas filas em silêncio para homenagear papa, falecido após sofrer AVC; enterro será no sábado, em cerimônia solene

Alerta laranja em Salvador: veja bairros mais atingidos pelas chuvas nas últimas 24 horas
Volume de chuva acumulado já ultrapassa os 40 mm, segundo Defesa Civil de Salvador

EP de estreia de Anderson Cunha resgata histórias impactantes da escravidão em Caetité
Lançamento acontece nesta sexta-feira (25) em todas plataformas digitais

Consórcio Nordeste: Decisão polêmica do TCU encerra investigação sobre respiradores na gestão de Rui Costa
Contrato com empresa de produtos à base de maconha já foi usado inúmeras vezes pela oposição para criticar ex-governador

Vitória tropeça de novo na Sul-Americana e vê classificação cada vez mais distante
Com tropeço em casa, Rubro-Negro segue com dois pontos e ocupa última colocação do Grupo B