O Festival da Juventude pela Paz no Trânsito reuniu, nesta última quarta-feira (25), mais de 900 estudantes de colégios estaduais do bairro Nordeste de Amaralina, em Salvador. O evento, que aconteceu no Colégio Estadual Manoel Devoto, no Rio Vermelho, faz parte das comemorações da Semana Nacional do Trânsito e foi promovido pelo Detrans Bahia, através da campanha Paz no Trânsito.
Os alunos de ensino médio participaram de palestras e oficinas sobre direitos e deveres, direção segura, primeiros socorros e respeito e combate à violência no trânsito. “A paz no trânsito envolve não só questões de segurança, mas respeito, empatia e responsabilidade. Para os alunos do ensino médio, que em breve estarão dirigindo, é fundamental entender que suas atitudes impactam diretamente na vida de outras pessoas”, disse Zilmar Eutalia Paixão, coordenadora de Segurança e Educação para o Trânsito do Detran.
Para a presidente da União Estadual de Estudantes, Adrian Santos, ações como esta são importantes para garantir um trânsito mais seguro para o futuro. “Nós jovens, temos um papel crucial na construção de um ambiente mais seguro no trânsito. Somos o presente e o futuro do trânsito da nossa cidade, por isso, somos os agentes dessa mudança”.
Além das palestras e oficinas destinadas a prevenção e cuidados com o trânsito, o Festival de Juventude também promoveu atividades artísticas e culturais, entre outras ações sobre o tema e outros assuntos, como juventude, saúde e uso de drogas. O evento teve como atrações a banda Didá, Os Negões e Adão Negrittud, grupos de poesia, batalha de rima e muralismo.
“É uma ação importante, transversal, apoiada pelo Governo da Bahia e articulada em parceria com diversos coletivos. A ação faz parte da estratégia de diálogo com as juventudes da Bahia no intuito de promover a educação, o acesso à cultura e a participação social deste público no que se refere ao conhecimento de direitos e das políticas de juventude”, afirmou Anderson Alves, da Coordenação Geral de Políticas de Juventudes do Governo da Bahia (Cojuve).
Leia também:
9º Workshop de Segurança Viária aborda impactos na saúde pública, economia e social