Festejos do 2 de Julho alteram trânsito em Salvador

Modificações acontecem em locais como Pirajá, Lapinha e Campo Grande, onde acontecem os rituais cívicos, e no Comércio, Boca do Rio e Barra


Redação
Redação 27/06/2024 21:24 • CidadesDestaques
Festejos do 2 de Julho alteram trânsito em Salvador -

As comemorações à Independência do Brasil na Bahia, celebrada na próxima terça-feira (2), vão provocar alterações no trânsito da capital baiana. As modificações acontecem em locais como Pirajá, Lapinha e Campo Grande, onde acontecem os rituais cívicos, e também nos bairros do Comércio, Boca do Rio e Barra, em decorrência de eventos relacionados à celebração.

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) montou uma operação especial para otimizar a fluidez do trânsito e garantir a segurança viária para a circulação de pedestres, com a participação de cerca de 110 agentes.

Na segunda-feira (1º), devido à chegada do Fogo Simbólico em Pirajá, o estacionamento de veículos fica proibido na Rua Oito de Novembro, nas proximidades do Largo do Pantheon, das 7h às 19h.

Já na terça-feira (2), ponto alto dos festejos com a realização dos cortejos cívicos no Centro da cidade, o estacionamento e o tráfego de veículos serão interditados a partir da meia-noite nas vias por onde passa o desfile: Largo da Lapinha, Corredor da Lapinha, Largo da Soledade, Ladeira da Soledade, Rua São José de Cima, Rua Emídio dos Santos, Rua dos Perdões, Largo da Quitandinha do Capim, Rua dos Adobes, Ladeira do Boqueirão, Rua Direta de Santo Antônio, Largo da Cruz Pascoal, Rua do Carmo, Rua do Passo, Largo do Terreiro de Jesus, Praça da Sé, Rua da Misericórdia e Praça Municipal.

Ainda na terça (2), a partir das 5h, os veículos serão desviados da Estrada da Liberdade para a Rua Pero Vaz. No bairro do Barbalho, das 6h às 15h, o trânsito terá sentido duplo na Rua Emídio dos Santos, no trecho entre a rua Professor Viegas e a Travessa Emídio dos Santos, e a Rua Professor Palma terá inversão do sentido de tráfego.

Os veículos não poderão estacionar a partir das 5h, e nem circular a partir das 13h, na Praça Municipal, Rua Chile, Praça Castro Alves, Avenida Sete de Setembro (São Bento, São Pedro/Piedade/Rosário/Mercês/Passeio Público) e na Praça 2 de Julho (Campo Grande).

Para a passagem do Fogo Simbólico, a partir das 14h, haverá a interdição progressiva do tráfego nas seguintes vias: Praça General Labatut (saída), Estrada Campinas de Pirajá, Rua da Bolívia, Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), Viaduto dos Engenheiros (alça acesso ao Dique), Avenida Vasco da Gama, Avenida Presidente Costa e Silva, Praça Doutor João Mangabeira, Avenida Vale dos Barris, Avenida Professor Paulo Almeida (contrafluxo), Rua Félix Mendes, Rua Comendador Alves Ferreira, Avenida Leovigildo Filgueiras e Largo do Campo Grande (chegada).

Haverá a proibição da circulação de veículos, a partir das 13h do dia 2, nas seguintes vias: Praça Municipal, Rua Chile, Praça Castro Alves, Avenida Sete de Setembro (São Bento/São Pedro /Piedade/Rosário/Mercês/Passeio Público) e Largo do Campo Grande.

Será estabelecido um corredor especial de tráfego, no dia 2, exclusivamente aos credenciados, nas seguintes vias: Avenida Anita Garibaldi, Dique do Tororó, Rua Djalma Dutra, Dois Leões, Estrada da Rainha, Largo do Queimadinho, Rua Campos França (contrafluxo).

Barreiras

Para impedir a passagem de veículos e ordenar o trânsito, ao todo, serão colocadas 32 barreiras, entre fixas (BF) e móveis (BM). As barreiras fixas serão colocadas a partir das 22h da segunda-feira (1º), nos seguintes pontos:

BF 01 – Corredor da Lapinha / Rua Brigadeiro Pessoa da Silva;

BF 02 – Rua São José de Cima / Rua Professor Viegas;

BF 03 – Rua São José de Cima / Rua Souto Dalva;

BF 04 – Rua São José de Cima / Travessa Condé da Palma;

BF 05 – Largo de Água de Meninos / Ladeira de Água Brusca;

BF 06 – Rua dos Perdões / Rua Siqueira Campos;

BF 07 – Rua dos Perdões / Travessa dos Perdões;

BF 08 – Rua dos Adobes / Rua dos Ossos;

BF 09 – Rua dos Adobes / Travessa José Bahia;

BF 10 – Ladeira Ramos de Queiroz / Rua das Flores;

BF 11 – Rua do Taboão / Caminho Novo do Taboão;

BF 12 – Rua do Tijolo / Rua da Oração;

BF 13 – Rua do Tijolo / Rua do Saldanha (sentido Rua Guedes de Brito);

BF 14 – Rua de São Francisco / Rua Guedes de Brito;

BF 15 – Rua da Ajuda / Rua do Tira Chapéu;

BF 16 – Ladeira da Praça / Rua do Saldanha (sentido Sefaz);

BF 17 – Rua Carlos Gomes / Rua de acesso ao Largo 2 de Julho;

BF 18 – Rua Carlos Gomes / Rua da Faísca;

BF 19 – Rua Carlos Gomes / Rua Pedro Autran;

BF 20 – Rua Carlos Gomes / Rua Horácio Cesar;

BF 21 – Avenida Sete de Setembro / Travessa Jonathas Abott;

BF 22 – Avenida Sete de Setembro / Rua Clovis Spínola;

BF 23 – Avenida Vale dos Barris / Rua Clovis Spínola;

BF 24 – Avenida Sete de Setembro / Rua do Paraíso;

BF 25 – Avenida Sete de Setembro / Largo de São Bento;

BF 26 – Avenida Joana Angélica / Praça da Piedade.

A partir das 5h da terça-feira serão instaladas as seguintes barreiras móveis:

BM 01 – Estrada da Liberdade / Rua Pero Vaz (Bradesco);

BM 02 – Estrada da Liberdade / Rua Francisco Blanco;

BM 03 – Rua Saldanha Marinho / Largo da Soledade (após o retorno interditado);

BM 04 – Rua Brigadeiro Pessoa da Silva / Largo do Queimadinho;

BM 05 – Rua Campos França / Largo do Queimadinho;

BM 06 – Largo da Soledade / Corredor da Lapinha;

BM 07 – Rua Vital Rêgo / Rua São José de Baixo / Ladeira do Baluarte;

BM 08 – Rua Vital Rêgo / Rua dos Perdões;

BM 09 – Rua Vital Rêgo / Rua Professor Palma;

BM 10 – Rua Emídio dos Santos / Rua Professor Palma / Rua Professor Viegas;

BM 11 – Rua Emídio dos Santos / Travessa Emídio dos Santos;

BM 12 – Rua Siqueira Campos / Rua Engenheiro João Pimenta Bastos;

BM 13 – Rua dos Marchantes / Ladeira Ramos de Queiroz;

BM 14 – Rua dos Adobes / Rua dos Marchantes;

BM 15 – Rua Padre Agostinho Gomes / Avenida J. J. Seabra;

BM 16 – Largo do Terreiro de Jesus / Rua João de Deus;

BM 17 – Rua Chile / Rua Pau da Bandeira;

BM 18 – Rua José Gonçalves / Ladeira da Praça / Rua da Ajuda / Travessa do Tijolo.

Já a partir das 13h do dia 2 de julho, agentes colocarão barreiras móveis nos seguintes pontos:

BM 01 – Rua Pinto Martins / Ladeira da Montanha;

BM 02 – Rua Miguel Calmon / Rua Pinto Martins;

BM 03 – Praça Castro Alves / Ladeira da Montanha;

BM 04 – Rua Carlos Gomes / Rua Tuiuti;

BM 05 – Ladeira do Gabriel / Ladeira dos Aflitos;

BM 06 – Largo dos Aflitos / Rua Carlos Gomes;

BM 07 – Rua Carlos Gomes / Avenida Sete de Setembro;

BM 08 – Rua Forte de São Pedro / Rua Gamboa de Cima;

BM 09 – Rua Banco dos Ingleses / Avenida Sete de Setembro / Largo do Campo Grande;

BM 10 – Largo do Campo Grande / Rua Araújo Pinho;

BM 11 – Rua João das Botas / Rua Leovigildo Filgueiras;

BM 12 – Rua Leovigildo Filgueiras / Rua Comendador José Alves Ferreira;

BM 13 – Rua Politeama de Baixo / Rua Direita da Piedade;

BM 14 – Praça Lord Cochrane / Rua Padre Domingos de Brito.

O acesso aos residentes e domiciliados nas vias interditadas está assegurado mediante comprovação de endereço. Além dos veículos destinados aos serviços públicos, como ambulâncias e viaturas, só terão acesso ao local das festividades os automóveis que apresentarem a credencial de Trânsito Livre fornecida pela Transalvador. O tráfego voltará à normalidade tão logo os serviços de limpeza nos locais citados acima sejam concluídos.

Retorno

Após a data magna da Independência da Bahia, o Largo da Lapinha terá proibição do estacionamento de veículos e ordenamento do trânsito, a partir das 14h da sexta-feira (5).

Neste mesmo dia, a partir das 17h, haverá interdição progressiva do tráfego de veículos nas seguintes vias: Largo do Campo Grande, Rua Forte de São Pedro, Avenida Sete de Setembro (Mercês/Rosário/Piedade/São Pedro/São Bento), Praça Castro Alves, Rua Chile, Praça Municipal, Rua da Misericórdia, Praça da Sé, Largo do Terreiro de Jesus, Ladeira do Carmo, Rua do Carmo, Largo da Cruz do Pascoal, Rua Direta de Santo Antônio, Ladeira do Boqueirão, Rua dos Adôbes, Largo da Quitandinha do Capim, Rua dos Perdões, Rua Fonte de Santo Antônio, Rua São José de Cima, Ladeira da Soledade, Largo da Soledade, Corredor da Lapinha e Largo da Lapinha.

Em Pirajá, será proibido estacionar e circular veículos, na terça-feira (9), das 15h à meia-noite e meia, e na quarta-feira (10), das 15h à 1h30, e na quinta-feira (11), das 15h às 23h, nas seguintes vias: Rua 24 de Agosto (no largo, interseção com a Rua Eliziário da Cruz) e Rua Oito de Novembro – Pirajá (proximidades do Largo do Pantheon). Os veículos em geral que habitualmente trafegam pelo trecho interditado terão como opção de tráfego as ruas 24 de Agosto e Oscar Seixas.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Bolsonaro deve visitar a Bahia entre agosto e setembro, diz João Roma -
Política 21/06/2025 às 17:00

Bolsonaro deve visitar a Bahia entre agosto e setembro, diz João Roma

Ex-presidente articula visita após ato em São Paulo, mesmo com recente internação por suspeita de pneumonia viral


Bolsonaro é diagnosticado com pneumonia viral após mal-estar em agenda política -
Política 21/06/2025 às 16:10

Bolsonaro é diagnosticado com pneumonia viral após mal-estar em agenda política

Ex-presidente passou por exames no DF Star após relatar vômitos e soluços; médicos suspeitam de infecção viral no pulmão


Tragédia em SC: queda de balão deixa 8 mortos no sul do país -
Cidades 21/06/2025 às 15:20

Tragédia em SC: queda de balão deixa 8 mortos no sul do país

Pouso forçado de balão em Sorocaba ocorreu no mesmo dia do acidente fatal em Santa Catarina; causas ainda são investigadas


Chuvas no RS desalojam milhares e levam estado a liberar R$ 60 milhões em ajuda emergencial -
Cidades 21/06/2025 às 14:30

Chuvas no RS desalojam milhares e levam estado a liberar R$ 60 milhões em ajuda emergencial

De acordo com o balanço mais recente da Defesa Civil estadual, divulgado na manhã deste sábado (21), já são 121 os municípios que registraram algum tipo de ocorrência


Vazamento expõe mais de 16 bilhões de senhas ligadas a Google, Apple e Meta, diz site -
Internacional 21/06/2025 às 13:30

Vazamento expõe mais de 16 bilhões de senhas ligadas a Google, Apple e Meta, diz site

Informação foi revelada por uma investigação conduzida desde o início de 2025


Fazenda na RMS é invadida e tem sete bois abatidos; prejuízo pode chegar a R$ 35 mil -
Cidades 21/06/2025 às 12:30

Fazenda na RMS é invadida e tem sete bois abatidos; prejuízo pode chegar a R$ 35 mil

Esta é a segunda vez que a mesma fazenda é alvo de criminosos


Conflito entre Israel e Irã entra no 9º dia sem trégua e preocupa ONU -
Internacional 21/06/2025 às 11:30

Conflito entre Israel e Irã entra no 9º dia sem trégua e preocupa ONU

Escalada bélica começou no dia 13 de junho, quando Israel lançou uma ofensiva com o objetivo declarado de neutralizar o programa nuclear iraniano


Ministros do União Brasil devem deixar governo Lula até o fim do ano, dizem caciques da sigla -
Política 21/06/2025 às 11:00

Ministros do União Brasil devem deixar governo Lula até o fim do ano, dizem caciques da sigla

Movimentação faz parte da estratégia política que mira nas eleições presidenciais de 2026


Bancada do PT reclama de quebra de confiança após votação que encarece energia elétrica -
Política 21/06/2025 às 10:30

Bancada do PT reclama de quebra de confiança após votação que encarece energia elétrica

Petistas relataram surpresa com a condução da sessão e disseram ter sido orientados a votar favoravelmente sem saber que os trechos em questão poderiam provocar impacto direto na tarifa energética


Sindicato ligado a irmão de Lula pressionou governo por descontos até no Bolsa Família -
Política 21/06/2025 às 10:00

Sindicato ligado a irmão de Lula pressionou governo por descontos até no Bolsa Família

Lobby ocorreu antes da explosão do escândalo do INSS


Vixe