Festa de Iemanjá celebra 103 anos com programação especial em Salvador
Organizada pela Prefeitura de Salvador em parceria com a Colônia de Pesca Z1, evento terá início na madrugada deste sábado para domingo

Uma das festas mais tradicionais da Bahia, o Dia de Iemanjá será celebrado, neste domingo, 2 de fevereiro, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Em 2025, o evento, que é a maior manifestação pública do candomblé e umbanda, chega ao seu 103º ano com o tema “Renascer com as Águas de Yemanjá”, reunindo milhares de fiéis, turistas e admiradores para prestar homenagens à Rainha do Mar.
A festa, organizada pela Prefeitura de Salvador em parceria com a Colônia de Pesca Z1, terá início na madrugada de sábado (1º) para domingo, com diversas cerimônias e ritos religiosos.
Programação Religiosa
As celebrações começam à meia-noite de sábado (1º) com a entrega do presente de Oxum, no Dique do Tororó. Ele sairá do Terreiro Olufanjá – Ilê Axé Iyá Olufandê, no bairro do Beiru, às 23h20.
A principal oferenda para Iemanjá sairá, no domingo (2), do mesmo terreiro às 4h30, com chegada prevista para as 5h na Colônia de Pesca Z1, onde uma alvorada de fogos marcará o início oficial das homenagens. A homenagem ficará exposta no caramanchão da Colônia de Pesca Z1 até as 16h, permitindo que fiéis deixem seus presentes nos balaios que serão levados ao mar.
Após esse período, os pescadores conduzirão a oferenda para uma embarcação, que seguirá até o Buraco de Iaiá, formação rochosa a três milhas náuticas da costa, onde os presentes serão lançados ao mar. Durante todo o evento, entre 6h do dia 1º e 16h do dia 2, pescadores e voluntários organizarão as filas para entrada na Casa de Iemanjá e passagem pelo Barracão, garantindo que os devotos consigam fazer suas homenagens.
Esquema de segurança
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) vai mobilizar cerca de mil agentes, entre policiais, peritos e bombeiros, além de empregar o Sistema de Reconhecimento Facial e ativar o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Ao longo do circuito da festa, 44 câmeras estarão posicionadas em pontos estratégicos para monitoramento, e uma Plataforma Elevada de Observação (POE) será utilizada para identificação de possíveis foragidos da Justiça.
O centro de comando também contará com representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Técnica, Corpo de Bombeiros e diversas superintendências municipais e estaduais para garantir a segurança do evento.
Operação de Trânsito
A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) coordenará uma operação especial para garantir fluidez e segurança no tráfego durante o evento.
Interdições de trânsito
Entre as 20h de sábado (1º) e 6h de segunda-feira (3), diversas vias no entorno da festa serão interditadas, com restrições para veículos de grande porte e carga e descarga. O tráfego será bloqueado das 22h de sábado até as 23h de domingo em ruas como:
- Rua da Paciência
- Travessa Prudente de Moraes
- Largo de Santana
- Rua Guedes Cabral
- Rua Borges dos Reis
- Rua Almerinda Dutra
- Rua João Gomes
- Rua Conselheiro Pedro Luiz
- Largo da Mariquita
- Avenida Cardeal da Silva (entre a Rua Almirante Barroso e a Rua José Taboada Vidal)
- Rua Vieira Lopes
- Rua Odilon Santos
- Rua do Meio
- Rua Potiguares
- Travessa Basílio de Magalhães
- Praça Brigadeiro Faria Rocha
- Rua Marquês de Monte Santo
- Rua Dr. Antônio Queiroz Muniz
- Rua do Barro Vermelho
- Rua do Mirante
- Rua Oswaldo Cruz
- Avenida Juracy Magalhães Junior (entre a Rua Oswaldo Cruz e a Rua Potiguares)
A operação de carga e descarga será permitida apenas entre 0h e 8h de domingo. Além disso, a partir das 19h de sábado, haverá interdição progressiva para a entrega do presente Sóródo 2025, que seguirá pelo Dique do Tororó, Avenida Centenário e Avenida Vasco da Gama.
Vias serão interditadas no dia 2 de fevereiro, a partir das 4h30 para a entrega do presente principal de Iemanjá, que partirá da Praça Lord Cochrane e passará por locais como Avenida Anita Garibaldi, Travessa Bartholomeu de Gusmão e Rua Guedes Cabral, até chegar à Casa de Iemanjá.
Estacionamento e zona azul
Entre 20h de sábado e 6h de segunda-feira, o estacionamento estará proibido em diversos pontos da cidade, incluindo:
- Avenida Oceânica
- Rua Almirante Barroso
- Rua da Paciência
- Largo de Santana
- Rua Guedes Cabral
- Rua Borges dos Reis
- Rua Conselheiro Pedro Luiz
- Largo da Mariquita
- Avenida Cardeal da Silva
- Rua Vieira Lopes
- Rua Odilon Santos
- Rua do Meio
- Rua Oswaldo Cruz
- Rua Marquês de Monte Santo
- Rua do Barro Vermelho
- Avenida Juracy Magalhães Junior, entre outras.
Para quem deseja ir de carro, a zona azul será implementada, permitindo 12 horas de estacionamento por uma tarifa única de R$ 20. Locais específicos, como a Rua do Canal e a Rua Marquês de Monte Santo, terão áreas designadas para estacionamento.
Desvios de tráfego
Durante a interdição, motoristas poderão utilizar rotas alternativas, como:
- Avenida Oceânica
- Avenida Anita Garibaldi
- Avenida Juracy Magalhães Jr.
- Avenida Cardeal da Silva
- Avenida Vasco da Gama
Ônibus, caminhões e veículos de grande porte terão um desvio específico na Avenida Cardeal da Silva.
Expectativa de Público
O Dia de Iemanjá é uma das maiores manifestações populares do Estado e deve atrair uma multidão ao Rio Vermelho. Além da programação religiosa, a festa também contará com manifestações culturais, apresentações musicais e barracas de comidas típicas ao longo do bairro, além de eventos privados.
Com a implementação de um forte esquema de segurança e trânsito, a expectativa é que a festa ocorra de forma organizada, garantindo aos devotos e visitantes um momento de fé e celebração à Rainha do Mar.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro