Estudo da Prefeitura e Senai Cimatec propõe criação de Complexo Econômico e Industrial da Saúde em Salvador
Projeto tem foco na geração de empregos e na atração de hospitais, empresas, centros de pesquisa e fábricas ligadas à saúde
Valter Pontes / PMS
A Prefeitura de Salvador, em parceria com o Senai Cimatec, apresentou, nesta terça-feira (14), um estudo inédito que propõe a criação do Complexo Econômico e Industrial da Saúde (CEIS) na capital baiana. O levantamento, contratado pela gestão municipal, identifica potencialidades e desafios para consolidar o setor como vetor econômico, além de sugerir políticas públicas e estratégias para atrair empresas, hospitais, centros de pesquisa e indústrias da área.
O levantamento foi divulgado durante workshop no Centro de Eventos do Senai Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, com a presença do prefeito Bruno Reis (União Brasil); da secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Mila Paes; do titular da Secretaria Municipal da Saúde, Rodrigo Alves; além de representantes estaduais e federais.
O evento reuniu autoridades do setor de saúde e de órgãos de fomento e inovação, incluindo o diretor-geral do Senai Cimatec, Leone Peter; a representante do Ministério da Saúde, Maíra Carneiro; do a representante da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Julieta Palmeira; da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Fábio Cavalcante; do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Vitor Pimentel; e da presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes.
Bruno Reis destaca potencial da saúde como vetor econômico
Na abertura, o prefeito Bruno Reis destacou que a iniciativa integra a política de Salvador para diversificar segmentos econômicos e ampliar oportunidades de trabalho além do comércio, serviços e turismo.
“Queremos entender o que pode ser oferecido nas áreas de tecnologia, de pesquisa e de inovação para que a gente estruture uma cadeia produtiva que seja um grande diferencial de competitividade de Salvador e da Bahia em relação a outras cidades e outros estados”, afirmou.
O prefeito ressaltou ainda o potencial da capital. “E eu asseguro a vocês que nós temos um imenso apetite para isso. Não só para estimular com mais investimentos públicos as áreas que possam receber segmentos dessa cadeia produtiva, como também com estímulos e incentivos fiscais. Além disso, com um grande diferencial que a gente tem, que é o poder das compras públicas para estimular o que venha a ser produzido na nossa cidade e no nosso estado”, completou.
Entre 2010 e 2022, os estabelecimentos ligados à saúde cresceram 35,8%, e a participação do setor público passou de 8% para 10,6%. O setor privado também se expandiu, com a chegada de grupos hospitalares como Mater Dei e Star, além da ampliação de unidades existentes, incluindo São Rafael e Cardiopulmonar. “Nós passamos a ser um polo de serviços de saúde na região Norte e Nordeste. Então, decidimos buscar o Senai Cimatec para estudar mais a fundo esse segmento”, disse o prefeito.
Estratégias para o Complexo Econômico
A secretária Mila Paes explicou que o estudo começou há quase dois anos e sugere investimentos em tecnologia da comunicação e atração de centros de pesquisa em saúde. “A grande conclusão do estudo é de que a criação de um cluster de saúde em Salvador tem como foco, como referência, a inovação, a assistência e o ensino. Essa integração do poder público, do privado e da academia é fundamental para que a gente possa impulsionar esse complexo”, afirmou.
Ela acrescentou que a criação do CEIS não envolve necessariamente construções físicas, mas sim a articulação entre atores do setor. “Criar o CIES não é inventar a roda, é fomentar aquilo que a gente já tem, canalizar o investimento, dar acesso ao recurso. Trazer uma articulação maior entre os atores, e não necessariamente uma construção física de um parque. É basicamente fomentar a articulação com foco em inovação, em assistência e na formação em si. Acho que esse é o grande olhar, o grande resultado desse estudo”, disse.
Complexo pode integrar inovação, produção científica e gestão
Já o titular da Secretaria Municipal da Saúde, Rodrigo Alves, afirmou que o CEIS representa uma nova forma de pensar a saúde, integrando inovação, produção científica e gestão pública. “Estamos falando de uma nova forma de pensar o sistema de saúde que une inovação, produção científica e gestão pública”.
Na avaliação do titular da SMS, o CEIS coloca a saúde como “motor de desenvolvimento econômico e social”. “E Salvador tem um papel importante nesse movimento, com sua rede estruturada, capacidade técnica e potencial de articulação regional”, declarou.
Por fim, o diretor-geral do Senai Cimatec, Leone Peter, reforçou a relevância estratégica do projeto para Salvador e para o país. Segundo ele, se trata de um “estudo muito interessante”, com “enorme potencial para nossa cidade”, e que está “totalmente conectado” com as necessidades e estratégias nacionais.
“Principalmente levando-se em consideração que o Brasil tem o SUS, o maior sistema público unificado do mundo, e que somos o maior comprador individual de saúde do mundo. A gente enxerga que esse estudo vai contribuir para o desenvolvimento da nossa região, além de atender a essa demanda do país”, afirmou.
Mais Lidas
Cidades
Homem é preso na Graça acusado de usar cães para atacar e ameaçar moradores
Últimas Notícias
Homem é preso na Graça acusado de usar cães para atacar e ameaçar moradores
SAC realiza atendimento exclusivo para idosos em quase 50 cidades baianas para emissão do novo RG
Iniciativa, que acontece neste sábado (8), busca agilizar emissão do novo documento para pessoas idosas e reduzir filas ao longo da semana
Acordo de Paris, transição energética e financiamento climático marcam segundo dia da Cúpula do Clima em Belém
Lula lidera debates sobre Acordo de Paris, NDCs e cooperação internacional rumo à COP30
Vitória deixa grupo dos mais ameaçados e renova chances de permanência na Série A
Rubro-Negro escapa do Z4 após quase 3 meses e melhora projeções de rebaixamento segundo a UFMG
Ex-ministros pedem a Lula criação de secretaria para conter crise na segurança do Rio após operação com 121 mortos
Grupo de ex-titulares da Justiça e juristas enviam carta ao presidente defendendo ação coordenada da União na capital fluminense
Aposentados têm até dia 14 para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS
INSS também emitiu alerta sobre tentativas de golpe envolvendo ressarcimento
Semob reforça frota de ônibus em Salvador para garantir acesso aos locais de provas do Enem
De acordo com a pasta, entre 10h e 18h, o sistema de transporte coletivo terá o reforço de 143 veículos, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais
Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com mutirões e atividades na Ribeira nesta sexta
Campanha nacional reforça mobilização em Salvador com ações educativas, inspeções e engajamento comunitário no combate ao Aedes aegypti
Cine Aulão gratuito prepara estudantes para Enem com revisão em salas de cinema neste sábado
Evento será realizado nas salas do Cinemark Salvador Shopping, a partir das 7h30
Consulado dos EUA envia carta ao Rio e lamenta morte de policiais durante megaoperação
Governo do Rio afirmou que mantém constante troca de informações com instituições de combate ao narcotráfico dos EUA
Ivana Mércia assume presidência do TRT-BA e anuncia metas para fortalecer Justiça do Trabalho na Bahia
Mércia expressou emoção ao assumir o cargo máximo da instituição, na noite da última quarta-feira (5)