Cemitério de escravizados do século 18 pode virar museu a céu aberto em Salvador

Escavação para investigar existência no estacionamento da Pupileira é liberada na capital baiana


Otávio Queiroz
Otávio Queiroz 27/03/2025 11:36 • Cidades
Cemitério de escravizados do século 18 pode virar museu a céu aberto em Salvador - Foto: Silvana Olivieri/Acervo pessoal

A escavação para investigar a existência de um cemitério de escravizados do século 18 no estacionamento da Pupileira, em Salvador, foi liberada nesta última quarta-feira (26). A autorização foi confirmada pela pesquisadora Silvana Olivieri e pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia, proprietária do imóvel no bairro Nazaré.

A assinatura do termo de cooperação ocorreu com intermédio do Ministério Público da Bahia (MP-BA). O próximo passo é a elaboração de um projeto de pesquisa arqueológica, que precisa ser aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, posteriormente, pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), responsável pelo tombamento da Pupileira. Segundo a pesquisadora, todo o processo burocrático deve durar pouco mais de um mês, com previsão de início das escavações em maio. Caso os vestígios do cemitério sejam confirmados, há a possibilidade do local se transformar em um museu a céu aberto.

Pesquisa revela possível localização do cemitério

A investigação sobre o cemitério teve início a partir da pesquisa de doutorado da arquiteta urbanista Silvana Olivieri, desenvolvida na Universidade Federal da Bahia (Ufba).

A pesquisadora identificou a possível localização do cemitério ao comparar mapas históricos do século 18 com imagens de satélite atuais. Os indícios apontam que o cemitério ficava exatamente na entrada da Pupileira.

Cemitério marcado com “U” em mapa da época, ao lado do Campo da Pólvora, marcado com “V” — Foto: Silvana Olivieri/Acervo pessoal

“Utilizei como fontes vários mapas e plantas de Salvador do século 18, além de referências bibliográficas escassas, como artigos dos historiadores Braz do Amaral (1917) e Consuelo Pondé de Sena (1981), além de um livro de 1862 escrito por Antônio Joaquim Damázio, contador da Santa Casa”, explicou Silvana.

Quem era enterrado no cemitério?

O cemitério serviu como local de sepultamento para escravizados, indígenas, integrantes da comunidade cigana e pessoas sem condições de custear um enterro. Documentos históricos indicam que, entre os sepultados, estavam líderes da Revolta dos Búzios e da Revolução Pernambucana, além de dezenas de participantes da Revolta dos Malês.

O número exato de corpos enterrados ainda é desconhecido, mas estima-se que sejam dezenas ou até centenas de milhares de pessoas. Os sepultamentos eram feitos em valas comuns e superficiais, sem cerimônias religiosas ou ritos fúnebres.

“O cemitério sofreu um apagamento histórico, desaparecendo tanto da paisagem visível quanto da memória da cidade. Cento e oitenta anos depois, poucas pessoas lembravam ou sabiam da sua existência”, destacou a arquiteta.

Inicialmente, a administração do local era feita pela Câmara Municipal de Salvador (CMS), mas, posteriormente, passou para a Santa Casa de Misericórdia da Bahia. O cemitério permaneceu ativo por cerca de 150 anos, até ser desativado em 1844, quando a Santa Casa inaugurou o Cemitério Campo Santo, no bairro da Federação.

Intervenção do MP-BA foi decisiva para avanço da pesquisa

A descoberta foi apresentada à Santa Casa em setembro de 2023, durante reuniões com o Iphan, mas a pesquisadora não recebeu retorno. Diante da falta de respostas, Silvana e o advogado e professor da Ufba, Samuel Vida, recorreram ao MP-BA, que atuou como mediador das negociações.

A primeira reunião ocorreu em 9 de janeiro, sem a presença da Santa Casa. No encontro seguinte, em 29 de janeiro, todos os envolvidos participaram da discussão.

A Santa Casa tinha até 24 de fevereiro para se posicionar sobre a escavação, mas solicitou ajustes no termo de cooperação, o que atrasou o processo. Agora, com a liberação da pesquisa, a expectativa é que a investigação arqueológica revele mais detalhes sobre a história do cemitério e de seus sepultados, contribuindo para a preservação da memória negra e indígena de Salvador.

Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

Soteropolitano com 7 anos de experiência em comunicação e mídias digitais, incluindo rádio, revistas, sites e assessoria de imprensa.

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira -
Cultura 23/06/2025 às 19:30

Maria Bethânia anuncia turnê especial em comemoração aos 60 anos de carreira

Cantora terá apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador; ingressos começam a ser vendidos em julho


Jerônimo entrega aeródromo e participa do São João em Mucugê, na Chapada Diamantina -
Cidades 23/06/2025 às 18:40

Jerônimo entrega aeródromo e participa do São João em Mucugê, na Chapada Diamantina

Obra contou com investimento de R$ 5,1 milhões e é considerada estratégica para impulsionar o turismo e a economia local


Lotação máxima fecha acesso ao Largo do Pelourinho durante São João de Salvador; veja a programação de hoje -
Cidades 23/06/2025 às 17:50

Lotação máxima fecha acesso ao Largo do Pelourinho durante São João de Salvador; veja a programação de hoje

Medida foi adotada ainda durante o primeiro show da noite, como forma de garantir a segurança dos forrozeiros


São João da Bahia atrai multidão com mistura de ritmos no Pelourinho e programação intensa -
Cultura 23/06/2025 às 17:00

São João da Bahia atrai multidão com mistura de ritmos no Pelourinho e programação intensa

Festas no Terreiro de Jesus e na Praça Tereza Batista reúnem atrações variadas e palcos itinerantes com forró, pagode, arrocha e samba junino


Dorgival Dantas, Xand Avião e Simone Mendes levam multidão ao delírio no São João de Santo Antônio de Jesus -
Cultura 23/06/2025 às 16:10

Dorgival Dantas, Xand Avião e Simone Mendes levam multidão ao delírio no São João de Santo Antônio de Jesus

Quarta noite da festa reuniu mais de 100 mil pessoas com shows que misturaram romantismo, tradição nordestina e forró animado no Recôncavo baiano


Receitas de canetas emagrecedoras passam a ser retidas a partir desta segunda-feira -
Saúde 23/06/2025 às 15:20

Receitas de canetas emagrecedoras passam a ser retidas a partir desta segunda-feira

A decisão foi tomada em abril pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e entrou em vigor 60 dias após sua publicação no Diário Oficial da União


STF faz acareação entre Mauro Cid e Braga Netto na ação sobre tentativa de golpe de Estado -
Política 23/06/2025 às 14:30

STF faz acareação entre Mauro Cid e Braga Netto na ação sobre tentativa de golpe de Estado

A segunda audiência colocará frente a frente o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes


Forró, arrocha e samba embalam multidão no Largo Quincas Berro d’Água no quarto dia do São João da Bahia -
Cultura 23/06/2025 às 13:40

Forró, arrocha e samba embalam multidão no Largo Quincas Berro d’Água no quarto dia do São João da Bahia

Com shows de Cacau com Leite, Flor de Maracujá, Eric Woods e Nônô Curvêllo, programação celebrou a diversidade rítmica nordestina


Largo do Pelourinho lota no São João com shows de Olodum, Adelmário Coelho, Negra Cor e Ávine Vinny -
Cultura 23/06/2025 às 12:50

Largo do Pelourinho lota no São João com shows de Olodum, Adelmário Coelho, Negra Cor e Ávine Vinny

Mistura de forró, samba-reggae e sertanejo anima milhares no Centro Histórico de Salvador em mais uma noite dos festejos juninos


Casarão desaba parcialmente no Santo Antônio e preocupa moradores da região -
Cidades 23/06/2025 às 12:00

Casarão desaba parcialmente no Santo Antônio e preocupa moradores da região

Imóvel histórico na Rua dos Perdões já havia sido afetado por incêndio em fevereiro e aguarda demolição autorizada pelo Iphan