Enem bate recorde com 5,5 milhões de inscritos e MEC prorroga prazo para pagamento da taxa de inscrição
Número de inscritos representa aumento de mais de 30% em comparação com o total registrado em 2022

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 alcançou 5,5 milhões de inscrições. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (17) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, por meio das redes sociais. O número representa um aumento de mais de 30% em comparação com o total registrado em 2022. As informações são da Agência Brasil.
“Notícia em primeira mão: fechamos as inscrições do Enem 2025 com um total de 5,5 milhões de inscritos, mais um recorde! É um aumento de mais de 30% quando comparado a 2022”, publicou o ministro no X.
Notícia em primeira mão: fechamos as inscrições do Enem 2025 com um total de 5,5 milhões de inscritos, mais um recorde! É um aumento de mais de 30% quando comparado a 2022.
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) June 16, 2025
No ano passado, o Enem teve cinco milhões de inscritos, com 4,3 milhões de confirmações após o prazo para pagamento da taxa de inscrição. Historicamente, o número final de participantes costuma ser menor que o total de inscrições, já que a confirmação depende do pagamento do boleto.
Prazo para pagamento da inscrição foi ampliado
O Ministério da Educação (MEC) anunciou a ampliação do prazo para pagamento da taxa. Agora, os candidatos terão até o dia 27 de junho para realizar o procedimento.
Santana ressaltou a ampliação do prazo de pagamento da taxa de inscrição. “Tudo para que nossos jovens tenham ainda mais oportunidade de garantir a participação no exame, que abre portas e transforma vidas”, escreveu.
Isenção para alunos de escolas públicas
O valor da inscrição permanece em R$ 85 e pode ser pago por boleto bancário, Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança, conforme disponibilidade de cada banco. No caso do Pix, o pagamento pode ser feito por meio do QR Code presente no boleto.
Estudantes da rede pública que estão concluindo o ensino médio em 2025 têm direito à isenção da taxa de inscrição. Por esse motivo, o sistema não gera boleto para esse grupo de candidatos.
As provas do Enem 2025 estão programadas para os dias 9 e 16 de novembro em todo o país. No entanto, o Ministério da Educação informou que, de forma excepcional, o exame será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro em três municípios do Pará: Belém, Ananindeua e Marituba.
A mudança nas datas para essas cidades ocorre em função da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá na capital paraense.
Enem pode ser usado para certificação do ensino médio
Em 2025, o Enem volta a permitir que candidatos usem o exame como forma de obtenção do certificado de conclusão do ensino médio ou para declaração parcial de proficiência. Para isso, os interessados devem ter mais de 18 anos e não terem concluído formalmente essa etapa da educação. Os critérios exigem que o candidato atinja no mínimo 450 pontos em cada área do conhecimento e pelo menos 500 pontos na redação.
O calendário de aplicação das provas do Enem 2025 está confirmado para os dias 9 e 16 de novembro. O exame será realizado em todo o Brasil, com aplicação em dois domingos consecutivos. As cidades de Belém, Ananindeua e Marituba terão provas em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá durante a aplicação regular do exame.
Segundo o Inep, o exame segue sendo a principal porta de entrada para o ensino superior por meio do Sisu, Prouni e Fies, além de poder ser usado em universidades estrangeiras que reconhecem o resultado da avaliação.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro