Em julho, Caged contabiliza 188 mil novas vagas de trabalho
Abertura de empregos subiu 32,3% em relação a julho do ano passado
Após um aumento em junho, a criação de empregos formais diminuiu em julho. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, 188.021 empregos com carteira assinada foram gerados no último mês. O índice reflete a diferença entre admissões e demissões. As informações são da Agência Brasil.
A criação de empregos cresceu 32,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em julho de 2023, 142.107 postos de trabalho foram criados, segundo dados ajustados que consideram declarações tardias dos empregadores. Esse foi o maior volume registrado em meses de julho desde 2022.
Nos primeiros sete meses do ano, foram criadas 1.492.214 vagas, um aumento de 27,2% em comparação ao mesmo período do ano passado. Essa comparação leva em conta dados ajustados, que incluem declarações entregues fora do prazo e revisões de meses anteriores feitas pelo Ministério do Trabalho.
O resultado acumulado é o mais alto desde 2021, quando 1.787.662 postos de trabalho foram criados entre janeiro e julho. A mudança na metodologia do Caged impede a comparação com anos anteriores a 2020.
Apesar do crescimento em julho, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, expressou preocupação com um possível aumento das taxas de juros no segundo semestre. Crítico da política monetária do Banco Central, ele alertou que uma elevação da Taxa Selic (juros básicos da economia) poderia afetar os investimentos, o mercado de trabalho e as finanças públicas.
“Isso [um possível aumento de juros] é uma aberração econômica. Espero que o Banco Central fale sobre controlar a inflação pela oferta, não pela restrição de demanda”, afirmou o ministro em entrevista coletiva.
Setores Entre os setores analisados, todos os cinco pesquisados geraram empregos formais em julho. O setor de serviços liderou com a criação de 79.167 vagas, seguido pela indústria (de transformação, de extração e outras), que adicionou 49.471 postos. O comércio ficou em terceiro lugar, com a criação de 33.003 empregos.
A construção civil registrou aumento no emprego, com a criação de 19.694 vagas. Mesmo sob a pressão do fim da safra de diversos produtos, a agropecuária criou 6.688 novos empregos em julho.
Principais setores
No setor de serviços, a criação de empregos foi impulsionada pelos segmentos de informação, comunicação, e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, que geraram 45.352 empregos formais. A administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais criaram 11.102 vagas.
Na indústria, o principal destaque foi a indústria de transformação, que contratou 45.803 trabalhadores a mais do que demitiu. O segmento de água, esgoto, gestão de resíduos e descontaminação criou 1.986 vagas.
As estatísticas do Caged a partir de 2020 não detalham contratações e demissões por segmentos do comércio, diferentemente da série histórica anterior, que separava os dados do comércio atacadista e varejista.
Regiões
Todas as cinco regiões do Brasil geraram empregos com carteira assinada em julho. O Sudeste liderou a criação de vagas, com 82.549 postos, seguido pelo Nordeste, com 39.341 vagas. O Sul criou 33.025 vagas, o Centro-Oeste, 15.347, e o Norte gerou 13,5 mil empregos formais no mês.
Ao dividir os dados por estados, apenas o Espírito Santo apresentou saldo negativo, com a eliminação de 1.029 vagas. Os destaques na criação de empregos foram São Paulo (+61.847 postos), Paraná (+14.185) e Santa Catarina (+12.150). As menores aberturas de vagas foram registradas no Amapá (+472), Tocantins (+205) e Roraima (+137).
Leia também:
Mulheres brasileiras também vão poder se alistar às Forças Armadas a partir do próximo ano
Bahia amplia malha aérea internacional com novas rotas para América do Sul
Colégio estadual para 941 estudantes é inaugurado no sudoeste da Bahia
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Operação Aláfia apreende celulares e carregadores em presídio de Jequié
Setur-BA faz recepção especial a integrantes do G20 que se reúnem em Salvador
Últimas Notícias
PSB troca apoio a Elmar por diálogo com Hugo Motta na disputa pela Câmara
Jerônimo avalia reunião sobre segurança pública com governadores e Lula: ‘Iniciativa exemplar’
Para o governador da Bahia, abordagem permitiu que as lideranças estaduais se sentissem ouvidas e acolhidas
Marta Rodrigues critica Bruno Reis por não adotar tarifa zero para o Enem: ‘Não é seu forte garantir direitos’
Levantamento aponta que pelos menos 17 capitais tiveram ao menos um modal de transporte gratuito aos candidatos
Elmar Nascimento assume relatoria do PLP sobre emendas, designado por Lira
Lira estaria negociando para que Elmar retire sua candidatura à presidência da Câmara em favor de Hugo Motta
Otimista, Jerônimo diz que não pode fazer anúncios pela BYD: ‘Ritmo está muito bom’
Governador afirmou que acompanha a eleição da União dos Municípios da Bahia (UPB), mas não pode interferir
G20 da Cultura em Salvador: ministra Margareth Menezes destaca importância da capital sediar evento
Evento promoverá discussões e debates para alcançar consensos e definir ações nas quais a cultura possa ter um papel positivo no enfrentamento das mudanças climáticas
Jerônimo Rodrigues defende proporcionalidade na distribuição de cargos na Assembleia Legislativa
Governador destaca importância de garantir espaço para a oposição nas decisões legislativas do estado
Alan Sanches critica empréstimo de R$3 bilhões e dispara: ‘O governo não tem nenhum planejamento de gestão’
Segundo o deputado, governo tem solicitado financiamentos sem apresentar critérios técnicos nem projetos concretos para justificar o uso desses recursos
Jerônimo Rodrigues promete apoio para fortalecer a saúde e infraestrutura em Camaçari
Governador destaca importância da estrutura de saúde e treinamento de mão de obra para cidade
Jerônimo Rodrigues enaltece participação de ministras na abertura de seminário do G20
Governador baiano destaca o papel da cultura na preservação ambiental
Feirão Limpa Nome do Serasa oferece até 99% de desconto em agências dos Correios
Consumidores podem renegociar dívidas e ter acesso a orientações de educação financeira até 29 de novembro