Em carta a Jerônimo, servidores baianos cobram melhorias e aumento no financiamento do Planserv
Envio do documento está previsto para esta semana
Entidades representativas dos servidores públicos estaduais, decidiram, durante uma plenária na tarde desta quarta-feira (13), encaminhar uma carta ao governador Jerônimo Rodrigues para apresentar uma série de reivindicações e propostas para assegurar a qualidade e a sustentabilidade do Planserv. O envio está previsto para esta semana.
Entre as entidades estavam a Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) e a Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (Afpeb). A carta destaca o compromisso dos grupos com a defesa de um atendimento de saúde digno aos servidores públicos, lembrando que garantir a qualidade dos serviços do Planserv sempre foi uma prioridade.
“Qualquer precariedade no atendimento aos servidores sempre foi objeto de preocupação e discussão dos representantes dos Planservianos no CONSERV (Conselho da Assistência)”, diz trecho do documento.
Uma das principais demandas apresentadas é o aumento da contribuição patronal para, no mínimo, 5% da Receita Corrente Líquida (RCL), visando um maior orçamento para o Planserv. A medida é considerada crucial para garantir a sustentabilidade do plano de saúde diante da crescente demanda e dos altos custos da saúde privada.
“A assistência à saúde do servidor tem sido tratada como um salário indireto. Defendemos a recomposição do poder aquisitivo das categorias e a elevação da participação patronal”, reforça o texto.
Outra proposta inclui a criação de uma rede própria de atendimento do Planserv, a fim de reduzir a dependência da rede privada e ampliar a oferta de serviços aos servidores estaduais. O Hospital de Brotas foi citado como fundamental para oferecer exclusividade aos beneficiários do Planserv e atender melhor essa demanda.
“Historicamente reivindicamos a construção de uma rede própria de atendimento na capital e nas regiões, complementando a assistência com o credenciamento da rede privada”, afirmam as entidades.
A carta também faz referência à aquisição do Hospital da Bahia pela Rede D’Or, uma iniciativa que visa expandir a rede de alta complexidade no estado. As entidades lembram que o Planserv teve papel estratégico no desenvolvimento do Hospital da Bahia e alertam que a Rede D’Or deve garantir a continuidade do atendimento aos servidores estaduais.
“O Planserv representa um ativo estratégico valioso, sendo crucial para a edificação do Hospital da Bahia, seu principal cliente”, aponta o texto.
As entidades solicitam ainda que o Estado da Bahia informe ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) sobre a aquisição do hospital para evitar a formação de monopólios no setor e garantir a proteção dos beneficiários do Planserv.
O documento finaliza com um pedido de reunião com o governador Jerônimo Rodrigues para discutir a viabilidade financeira e operacional do Planserv. As entidades buscam soluções que assegurem um atendimento de saúde justo e acessível aos servidores estaduais. “É imperativo abrir uma discussão ampla com as entidades representativas dos Planservianos para formatar os devidos ajustes na relação receita x despesas e nos critérios de parceria com prestadores e fornecedores”.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Polícia Militar deflagra mais uma edição da operação Força Total Nacional
Em confronto direto, Vitória vence Criciúma fora de casa e se afasta do Z-4
Últimas Notícias
Participação de Ivete Sangalo no Carnaval de Salvador em 2025 segue indefinida
Até o momento, não há a confirmação sobre participação de Ivete no tradicional Bloco Coruja, na pipoca ou em outros blocos
Barroso critica excesso de judicialização e diz que situação é característica do Brasil
Segundo o presidente do STF, país conta com mais de 80 milhões de processos em curso
Lula comenta plano de golpe e tentativa de envenenamento revelados pela PF e ironiza: ‘Não deu certo, nós estamos aqui’
Além do petista, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF, Alexandre de Moraes, também eram alvos do planos
Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 são indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe
Investigação revelou que os suspeitos se organizaram em grupos com tarefas específicas
PSOL lança nova corrente política em seminário no Pelourinho
Evento reúne lideranças, filiados e simpatizantes na Sociedade Protetora dos Desvalidos
Neguinho deixa a Beija-Flor em 2025 após 50 anos de desfiles no carnaval carioca: ‘Chegou a minha hora’
Ele informou que passará a se dedicar integralmente à carreira de cantor
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
Competição terá estreia em abril e integra calendário de 50 corridas da marca
Silvio Santos Vem Aí: Leandro Hassun será protagonista em novo filme sobre criador do SBT
Filme começou a ser gravado em São Paulo na semana passada e promete trazer uma nova perspectiva sobre a carreira do apresentador
STF libera depoimentos sobre grampo ilegal na cela de Alberto Youssef na Lava Jato
Decisão foi tomada no âmbito de uma ação que questiona a responsabilidade do senador Sérgio Moro, ex-juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Os dados foram apurados durante ações de agentes de segurança entre janeiro e novembro