Pular para o conteúdo
Início » Em alerta máximo de chuva, todas as 14 sirenes serão acionadas em Salvador

Em alerta máximo de chuva, todas as 14 sirenes serão acionadas em Salvador

Em sete dias, já choveu mais do que a média histórica para todo o mês abril 

Atendendo aos protocolos do Plano de Prevenção de Defesa Civil (PPDC) da Codesal, a Defesa Civil de Salvador emitiu no domingo (7) alerta máximo devido ao acumulado de chuvas acima de 150 mm nas últimas 72 horas na capital baiana.

Seguindo protocolo do PPDC, já foram acionadas as sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em oito localidades: Vila Sabiá, na Liberdade, e na Baixa do Cacau, em São Caetano, ontem, e, hoje, no Calabetão, na BR324; Vila Picasso, Capelinha de S. Caetano; Bom Juá, BR 324; Mangabeira, Cajazeiras VIII; Voluntários da Pátria, Lobato e Irmã Dulce Cajazeiras VII.

Nesta segunda (8), a Codesal anunciou o acionamento de outras seis sirenes, totalizando 14. As sirenes são acionadas quando são registradas chuvas fortes acima de 150 mm em 72 horas.

Os moradores em risco são conduzidos a uma unidade de acolhimento montada em escola do município, onde ficam abrigadas ate a cessação do perigo.

Nos primeiros sete dias de abril, o segundo mês mais chuvoso na capital baiana, já foram registrados em alguns bairros de Salvador, expressivos acumulados de chuvas superiores à  média histórica de todo o mês – 284,9mm. Entre eles, estão Liberdade Vila Sabia (308 mm), Calçada (306,6 mm), Pituba – Parque da Cidade (293,8 mm) e Bom Juá (291,8 mm). 

Nas últimas 24h, os locais onde mais choveu foram IAPI (163 mm), Fazenda Grande do Retiro (142,9 mm), Pernambués (140,8 mm), Calçada (138,6 mm) e Cabula 138,2 mm).

Estes dados, atualizados às 11h30 desta segunda (8), são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec). 

A previsão é a de que as chuvas continuem ao longo desta segunda-feira, o que exige atenção redobrada da população. As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no neste site.

Regime de plantão

A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão em regime de 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

A Defesa Civil também emite alertas para que a população não seja pega de surpresa. Envie um SMS para 40199, informe o número de seu CEP e receba os boletins de alerta da Defesa Civil. O serviço é gratuito.

 

Leia também:

Travessia  Salvador-Mar  Grande  segue com operações suspensas devido ao mau tempo 

Codesal emite nível de alerta máximo devido às fortes chuvas em Salvador 

Chuva intensa e ventos fortes causam transtornos e prejuízos em Salvador 

Marcações: