Pular para o conteúdo
Início » É falso áudio em que homem relata ter resgatado bebê na enchente do Rio Grande do Sul

É falso áudio em que homem relata ter resgatado bebê na enchente do Rio Grande do Sul

A SSP alertou sobre o grande número de notícias enganosas que estão sendo divulgadas nas redes sociais 

Repercutiu nas redes sociais o áudio de um homem que diz estar resgatando vítimas em Canoas, no Rio Grande do Sul. Na gravação, ele relata ter salvado três crianças em uma zona alagada, em que posteriormente, uma delas pede para pegar uma boneca no meio da água, mas na verdade o brinquedo seria o corpo de um bebe boiando. 

A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) afirmou que o conteúdo é falso e nenhuma ocorrência sobre o corpo de um recém-nascido foi registrada. O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul (CBMRS) confirmou a apuração, assim como o Departamento Médico Legal (DML), que não registrou a morte de nenhuma criança dessa idade. 

O último boletim da Defesa Civil do RS registra 90 mortes, além de 132 desaparecidas e cerca de 850 mil pessoas afetadas. Por outro lado, o áudio divulgado teve uma grande quantidade de compartilhamento nas redes sociais, sendo que, somente no TikTok o número foi superior a 27,9 mil, sem contar as mais de 486 mil visualizações no Facebook. 

A SSP alertou sobre o grande número de notícias enganosas que estão sendo divulgadas nas redes sociais e recomendou que apenas os canais de comunicação oficiais fossem levados em consideração. A justificativa é de que todo esse cenário dificulta o trabalho de busca e resgate dos agentes, por espalhar informações falsas sobre uma situação conturbada. 

Leia também: 

Aeroporto de Porto Alegre suspende operações por tempo indeterminado por causa das chuvas

Marcações: