Divórcios disparam na Bahia: entenda as modalidades e como agir, segundo advogado
Um levantamento do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) revela que o número de divórcios no estado cresceu 108% entre 2018 e 2023

Um levantamento do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) revela que o número de divórcios no estado cresceu 108% entre 2018 e 2023. Os dados integram o estudo “Ações Judiciais de Divórcio no Estado da Bahia (2018 a 2023)”, conduzido pelo Grupo de Pesquisa Judiciária (GPJ), que traça um panorama detalhado dos tipos de dissolução matrimonial, como divórcios consensuais, litigiosos e extrajudiciais.
Diante desse cenário, o advogado Victor Macedo, especialista em Direito de Família e sócio do escritório Santos, Novelli & Macedo (SNM) Advogados, destaca a importância de contar com orientação profissional. “Aumentos como esse no número de divórcios são reflexos de mudanças na dinâmica familiar e na forma como os casais lidam com os desafios do relacionamento”, afirma Victor. “Em tempos de alta demanda por soluções jurídicas rápidas e eficazes, contar com a assessoria de um advogado especializado pode fazer toda a diferença, oferecendo segurança e clareza sobre os direitos e deveres de cada parte.”
Conheça as modalidades de divórcio
Segundo o estudo do TJBA, o divórcio consensual é o mais comum, representando 52,3% dos casos na Bahia. Ele ocorre quando há acordo entre os cônjuges sobre questões como guarda dos filhos, pensão e partilha de bens. Nesses casos, o processo pode ser concluído em até três meses, com a intermediação de um advogado e homologação judicial.
O divórcio litigioso, por sua vez, responde por 30,9% das ações. Ele se dá quando não há consenso entre as partes, exigindo intervenção do juiz para resolver os conflitos. Em geral, é um processo mais longo e complexo.
Já o divórcio extrajudicial representa 4,6% dos casos. Realizado diretamente em cartório, é permitido apenas quando o casal não tem filhos menores, incapazes ou gestação em curso. Basta um advogado para acompanhar o procedimento, que pode ser concluído em poucos dias.
Conciliação como caminho preferencial
Victor Macedo reforça que a conciliação é sempre a alternativa mais saudável. “A busca por soluções consensuais, quando possível, é sempre o melhor caminho, tanto para as partes quanto para o sistema judicial”, diz ele. “Aconselhamos as pessoas a sempre considerar esse tipo de resolução, que proporciona uma separação mais harmoniosa e menos desgastante”, acrescenta.
Casamentos recuam no Brasil
Segundo a CNN, uma pesquisa divulgada em maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que, em 2023, foram registrados 940,8 mil casamentos no país — uma queda de 3% em comparação a 2022. Já os divórcios somaram 440,8 mil, representando um aumento de 4,9% no mesmo período, segundo as Estatísticas do Registro Civil.
A Região Sudeste liderou a redução no número de casamentos, com retração de 5%. No caso dos divórcios, os maiores crescimentos foram observados no Centro-Oeste (16,8%) e no Norte (13,1%).
O número de uniões entre pessoas do mesmo sexo teve uma alta modesta de 1,6%, totalizando 11,2 mil registros. Desse total, 62,7% foram casamentos entre mulheres. O IBGE destaca que esse é o maior número desde 2013, ano em que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que cartórios não poderiam mais recusar a celebração de casamentos homoafetivos.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Últimas Notícias

Mais de 2 mil jovens atletas participam dos Jogos Escolares da Bahia 2025

Salvador recebe Caravana do Futuro com ações gratuitas no Comércio neste final de semana
Evento gratuito neste sábado (12) e domingo (13) reúne debates, apresentações culturais e rodas de conversa sobre meio ambiente e direitos sociais

Caetano acompanha avanço das obras da Policlínica Regional de Camaçari; equipamento será entregue até dezembro
Unidade é a primeira construída com recursos do Novo PAC e reforça estrutura de saúde na Região Metropolitana de Salvador (RMS)

Solteira há mais de um ano, Luciana Gimenez revela dificuldade para encontrar parceiro: ‘hétero está meio difícil’
Apresentadora afirmou que gosta 'de homem bonito', e disse preferir 'alguém que saiba conversar' e 'que tenha presença'

Assembleia Legislativa da Bahia reage à carta de Trump e divulga manifesto em defesa da soberania nacional
No documento, a AL-BA afirma que a medida representa uma tentativa de interferência externa nos rumos da economia brasileira e 'afronta à independência nacional'

Edu Guedes recebe alta e deixa hospital após cirurgia para retirar tumor no pâncreas: ‘dia muito especial’
Procedimento foi realizado no sábado (5), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e durou cerca de seis horas

Foragida, Carla Zambelli deve devolver apartamento funcional após multa por uso irregular
De acordo com advogado, deputada licenciada deve devolver o apartamento funcional que ocupava na Asa Sul, em Brasília, na próxima terça-feira (15)

Fundação José Silveira lança Corrida Saúde Crônica para apoiar reabilitação de pessoas com deficiência
Marcada para o dia 28 de setembro, a corrida terá percursos de 5 km e 10 km, além de uma caminhada

Trump impõe tarifa de 35% ao Canadá e agrava guerra comercial com 23 países
Assim como no Brasil, nova alíquota entra em vigor em 1º de agosto; governo canadense tenta reverter decisão e defende esforço conjunto contra fentanil

Governo da Bahia amplia isenção do ICMS na conta de luz e pode beneficiar até 1,8 milhão de famílias; entenda
Isenção na conta de luz será aplicada para famílias de baixa renda que consomem até 80 kWh por mês

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor em Itapuã
Ao todo, gestão municipal já entregou mais de 840 residências reformadas no bairro