Divaldo Franco será sepultado nesta quinta ao lado do amigo Nilson Pereira em Salvador
Cerimônia acontece às 10 horas, no Cemitério Bosque da Paz, e será aberta ao público, como desejava o fundador da Mansão do Caminho

O sepultamento do médium e líder espírita Divaldo Franco será realizado, nesta quinta-feira (15), às 10h, no Cemitério Bosque da Paz, em Salvador. A cerimônia será aberta ao público, como desejava o fundador da Mansão do Caminho. A escolha do local foi feita para acomodar o grande número de fiéis, amigos e admiradores que quiserem prestar as últimas homenagens ao líder religioso.
O corpo de Divaldo foi velado ao longo desta última quarta-feira (14), no ginásio de esportes da Mansão do Caminho, instituição filantrópica fundada por ele em 1952. Em respeito ao seu pedido, o caixão permaneceu fechado, como forma de preservar “a memória sorridente” que deixou entre aqueles com quem conviveu.
Último pedido foi por simplicidade e doações
Mesmo no fim da vida, Divaldo Franco manteve a coerência com sua trajetória marcada pela humildade e doação ao próximo. Ele pediu que o velório fosse simples, sem cortejo em carro aberto e sem flores. Em vez disso, sugeriu que os recursos fossem convertidos em doações para a Mansão do Caminho, que hoje atende milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Ele sempre falava de amor e ele nos demonstrou na prática o que é pertencer ao amor de alguém. Que não é só no laço sanguíneo, mas é no coração”, disse Maria da Paz, acolhida aos 4 anos de idade.
Comoção e homenagens oficiais
O falecimento de Divaldo, ocorrido às 21h45 da terça-feira (13), gerou forte comoção. Na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), os trabalhos foram interrompidos para um minuto de silêncio proposto pelo deputado Fabrício Falcão (PCdoB). “Uma figura universal, que dedicou sua vida ao espiritismo e ao humanismo, levando palavras de fé, amor e paz por onde passou”, declarou.
A presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), decretou luto oficial de três dias. Na Câmara Municipal de Salvador (CMS), o presidente Carlos Muniz (PSDB) também abriu os trabalhos com homenagem, seguida por falas emocionadas como a da vereadora Marcelle Moraes (União Brasil):
“Não posso dizer que foi uma partida triste, porque eu tenho certeza de que o céu está em festa com a chegada desse grande líder espiritual, que deixa um legado de amor, respeito e doação ao próximo aqui na Terra.”
Trajetória e legado espiritual
Nascido em Feira de Santana em 1927, Divaldo Franco teve os primeiros sinais de mediunidade ainda na infância. Aos 20 anos, psicografou sua primeira mensagem e não parou mais. Ao longo da vida, publicou 263 livros mediúnicos, muitos deles ditados pelo espírito Joanna de Ângelis, traduzidos para mais de 17 idiomas. Viajou o mundo com mais de 20 mil palestras, e foi reconhecido como Embaixador da Paz por diversas entidades internacionais.
“Todos esperam que a paz venha dos governos, que decrete. Nunca se terá paz por decreto, é a transformação moral do indivíduo para a melhor. Quando o indivíduo se melhora, o mundo se torna mais feliz”, dizia Divaldo.
Mesmo com tantas honrarias, recusava homenagens individuais, preferindo que os reconhecimentos fossem direcionados à causa da fraternidade.
Mansão do Caminho: um projeto de amor que continua
O maior legado de Divaldo Franco talvez seja a Mansão do Caminho, que hoje oferece educação, assistência médica, social e espiritual para mais de 1,6 mil crianças e adolescentes, além de realizar cerca de 5 mil atendimentos diários. O presidente da instituição, Mário Sérgio Almeida, garantiu que o trabalho continuará firme.
“Ele preparou o caminho e o caminho não parou com ele. Então, o bem não para. O bem é um longo caminho, e nós vamos continuar no bem, ampliando o nosso serviço e atendendo a comunidade toda.”
Problemas de saúde e últimos dias
Desde novembro de 2023, Divaldo enfrentava um câncer na bexiga. A doença foi descoberta após desconfortos urinários, e o médium passou por tratamentos intercalados com internações. Em abril deste ano, chegou a entrar em remissão, mas passou a enfrentar dificuldades para absorver nutrientes, sendo alimentado por sonda.
Mesmo debilitado, permaneceu lúcido até os últimos momentos, sempre amparado por familiares, amigos e pelos “filhos do coração” que criou ao longo de décadas. “Nós somos filhos do amor. Homens e mulheres que largaram suas vidas, seus afazeres, seus filhos, para cuidar dos filhos alheios”, afirmou Edilson Pereira da Silva, um dos acolhidos por Divaldo na infância.
Mais Lidas
Cidades
Casarão desaba parcialmente no Santo Antônio e preocupa moradores da região
Tragédia em SC: queda de balão deixa 8 mortos no sul do país
Últimas Notícias

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior
Governador celebra São João em São Félix e Cruz das Almas, destaca impacto econômico e investimentos em mais de 300 municípios

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia
Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração
Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local
Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina
Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro
Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié
Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação
Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula

STF realiza audiência para definir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS
Proposta do governo inclui devolução administrativa dos valores e crédito extraordinário fora do teto de gastos

Defesa pede liberdade para coronel Marcelo Câmara, preso por suspeita de obstrução em investigação sobre tentativa de golpe
Ex-assessor de Jair Bolsonaro é réu na ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022