No Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, celebrado nesta segunda-feira (19), o programa Corra pro Abraço intensificou ações para valorizar e proteger os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade. O projeto conta com uma equipe que oferece acolhimento psicológico, assistência social, educação jurídica e capacitação profissional.
Com o apoio do Governo do Estado e do Ministério da Justiça, o Corra pro Abraço atua em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista, contando com projetos de expansão para Lauro de Freitas, Juazeiro, Porto Seguro e Barreiras. O programa busca ampliar as políticas públicas de redução de riscos e danos, especialmente no contexto de vulnerabilidade social e econômica, tendo um investimento de R$ 10,6 milhões.
Para o secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, José Leal, o programa tem a importância de fornecer o suporte necessário às pessoas em situação de rua, mostrando a chance de reconstrução de suas vidas.
“A importância do programa Corra pro Abraço vai além do acolhimento. Ele proporciona às pessoas em situação de rua e aos dependentes químicos a chance de reconstruir suas vidas, garantindo acesso a direitos e serviços essenciais. Nosso objetivo é dar a elas o suporte necessário para que possam retomar o controle de suas vidas, com dignidade e respeito”, concluiu.
De acordo com Jéssica Souza, que é a coordenadora do Centro de Referência em Redução de Danos e População em Situação de Rua Maria Lúcia, unidade ligada ao Corra pro Abraço, o trabalho acontece em prol de proporcionar um espaço seguro às pessoas vulneráveis.
“Nosso trabalho é garantir que cada pessoa que passa por aqui seja acolhida com respeito e tenha acesso aos seus direitos, independentemente de suas escolhas ou circunstâncias. Atuamos para proporcionar um espaço seguro, onde eles possam expressar suas necessidades e encontrar suporte. Sempre respeitando as suas individualidades”, declarou.
Impacto social
O Centro de Referência realiza o atendimento psicossocial às pessoas em situação de rua e contribui para a promoção de seus direitos. Do mesmo modo, há a promoção de oficinas de arte-educação e redução de danos.
De forma paralela, o Núcleo de Inclusão Social (NIS), que é um braço do Corra pro Abraço, tem a responsabilidade em ações voltadas para a formação profissional, geração de renda e inserção de assistidos no mercado de trabalho. O núcleo apresenta cursos de pintura, manicure, hidráulica e elétrica predial, design de sobrancelha e outros. O objetivo é dar oportunidade e novas habilidades aos beneficiários, com a finalidade de uma reinserção no mercado de trabalho.
Leia também:
Bahia é o segundo estado com mais beneficiários do Bolsa Família