Pular para o conteúdo
Início » Programa ‘Corra pro Abraço’ faz ação para acolher pessoas vulneráveis

Programa ‘Corra pro Abraço’ faz ação para acolher pessoas vulneráveis

Corra pro Abraço
Dia Nacional da Luta da população em situação de rua é celebrado nesta segunda-feira

No Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, celebrado nesta segunda-feira (19), o programa Corra pro Abraço intensificou ações para valorizar e proteger os direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade. O projeto conta com uma equipe que oferece acolhimento psicológico, assistência social, educação jurídica e capacitação profissional.

Com o apoio do Governo do Estado e do Ministério da Justiça, o Corra pro Abraço atua em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista, contando com projetos de expansão para Lauro de Freitas, Juazeiro, Porto Seguro e Barreiras. O programa busca ampliar as políticas públicas de redução de riscos e danos, especialmente no contexto de vulnerabilidade social e econômica, tendo um investimento de R$ 10,6 milhões.

Para o secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, José Leal, o programa tem a importância de fornecer o suporte necessário às pessoas em situação de rua, mostrando a chance de reconstrução de suas vidas.

“A importância do programa Corra pro Abraço vai além do acolhimento. Ele proporciona às pessoas em situação de rua e aos dependentes químicos a chance de reconstruir suas vidas, garantindo acesso a direitos e serviços essenciais. Nosso objetivo é dar a elas o suporte necessário para que possam retomar o controle de suas vidas, com dignidade e respeito”, concluiu.

De acordo com Jéssica Souza, que é a coordenadora do Centro de Referência em Redução de Danos e População em Situação de Rua Maria Lúcia, unidade ligada ao Corra pro Abraço, o trabalho acontece em prol de proporcionar um espaço seguro às pessoas vulneráveis.

“Nosso trabalho é garantir que cada pessoa que passa por aqui seja acolhida com respeito e tenha acesso aos seus direitos, independentemente de suas escolhas ou circunstâncias. Atuamos para proporcionar um espaço seguro, onde eles possam expressar suas necessidades e encontrar suporte. Sempre respeitando as suas individualidades”, declarou.

Impacto social

O Centro de Referência realiza o atendimento psicossocial às pessoas em situação de rua e contribui para a promoção de seus direitos. Do mesmo modo, há a promoção de oficinas de arte-educação e redução de danos.

De forma paralela, o Núcleo de Inclusão Social (NIS), que é um braço do Corra pro Abraço, tem a responsabilidade em ações voltadas para a formação profissional, geração de renda e inserção de assistidos no mercado de trabalho. O núcleo apresenta cursos de pintura, manicure, hidráulica e elétrica predial, design de sobrancelha e outros. O objetivo é dar oportunidade e novas habilidades aos beneficiários, com a finalidade de uma reinserção no mercado de trabalho.

Leia também:

Bahia é o segundo estado com mais beneficiários do Bolsa Família

Divulgação/Seades