Desabamento no Rio de Janeiro: imóvel tombado cai e deixa vítima fatal
Segundo Corpo de Bombeiros, vítima sofreu traumatismo craniano

Um casarão de três andares localizado no Centro do Rio de Janeiro, desabou, no início da tarde desta quinta-feira (20). O desmoronamento atingiu um carro que passava pelo local, resultando na morte de um homem de 37 anos. Segundo o Corpo de Bombeiros, a vítima sofreu traumatismo craniano. As informações são do G1.
O imóvel, que abrigava anteriormente uma loja de doces, estava desocupado. Além do veículo onde a vítima estava, outros dois carros e uma moto foram atingidos. Postes também caíram, espalhando destroços pela via e causando interdição do trânsito na região.
Registros em vídeo divulgados nas redes sociais mostram uma nuvem de poeira tomando conta da rua após o colapso da estrutura. As causas do desabamento ainda estão sendo investigadas.
Bombeiros interditam área e fazem buscas
A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada às 13h29 para atender à ocorrência. O porta-voz da corporação, major Fábio Contreiras, informou que “foram feitas três vistorias em três veículos diferentes e não foi encontrado nenhum ferido“.
Além dos bombeiros, agentes da Defesa Civil municipal e estadual, operários da concessionária Light, equipes da CET-Rio e da Guarda Municipal também foram acionados para atuar na ocorrência. A interdição da rua foi mantida para garantir a segurança dos moradores e evitar novos acidentes.
A estrutura do imóvel era tombada pela Prefeitura do Rio, o que pode influenciar as investigações sobre a responsabilidade pelo desmoronamento.
Propriedade estava notificada pela Defesa Civil
O delegado Mário Andrade confirmou a abertura de um inquérito para investigar as causas do desabamento. “Foi determinada a abertura de um registro por desabamento e solicitado um ofício para a subprefeitura a fim de obter o histórico do imóvel e ouvir o proprietário em depoimento sobre o porquê não efetuou nenhum reparo, apesar das notificações da Defesa Civil“, declarou.
O dono do imóvel pode ser indiciado por desabamento doloso, com pena duplicada em caso de morte.
O subprefeito do Centro, Alberto Szafran, informou que o proprietário foi notificado em 2023 e 2024 sobre as condições do prédio. “A Defesa Civil esteve no local e emitiu alertas”, afirmou.
Ele também destacou que a prefeitura está em fase avançada de discussão sobre um programa de subsídios para proprietários de imóveis nessas condições, buscando prevenir novos incidentes semelhantes.
“A informação que me passaram dos peritos e dos bombeiros é que ele estava tentando sair do veículo, houve um estrondo, ele tentou sair do veículo até para entender o que estava acontecendo, quando ele recebeu uma pancada dos escombros do desabamento na cabeça, tendo um traumatismo crânio. A perícia será feita e o corpo foi encaminhado ao IML para ser identificados“, disse o delegado Mário Jorge Ribeiro de Andrade, titular da 4ª DP.
Segundo o jornal O Globo, a viúva chegou ao local do desmoronamento no fim da tarde, mas estava bastante emocionada e optou por não falar com a imprensa.
Outro casarão desabou há duas semanas
Duas semanas atrás, partes de um prédio também localizado na Lapa, região central do Rio de Janeiro, desabou. Segundo a prefeitura do Rio, dez famílias ficaram desalojadas e um homem de 28 anos ferido.
Na ocasião, o homem foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro.
Mais Lidas
Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita
Cidades
Últimas Notícias

Lula empossa Frederico de Siqueira Filho como novo ministro das Comunicações

Cassação de Glauber Braga avança na Câmara após rejeição de recurso na CCJ

Bahia busca liderança na Libertadores em jogo decisivo contra Atlético Nacional
Partida na Arena Fonte Nova é decisiva para Tricolor manter vantagem no Grupo F; veja prováveis escalações, desfalques e onde assistir

Fraude bilionária no INSS: governo age para recuperar R$ 6,3 bilhões desviados de aposentados
Operação Sem Desconto revela esquema nacional, provoca demissão do presidente do INSS e suspensão de convênios com entidades
Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe e é intimado na uti após live polêmica
Ex-presidente foi notificado no hospital e criticou ação judicial; Sindicatos de Oficiais de Justiça reagem com nota pública

Bruno Reis rebate debandada de prefeitos da oposição e alfineta Jerônimo: ‘só espuma, pouco resultado’
Prefeito adota tom cauteloso sobre ida do PDT para base de Jerônimo e cita apoio popular ao comentar 66% de aprovação em pesquisa

Ponte de R$ 3,1 milhões vai transformar acesso rural em Caetité; obra atende demanda histórica
Nova estrutura viária vai garantir mais segurança e facilitar deslocamento entre áreas rurais e BR-030 no Sudoeste baiano

Lula entrega PEC da Segurança e revela plano para enfrentar ‘multinacional do crime’ no Brasil
Proposta amplia papel do governo federal na segurança pública, cria corregedorias nas polícias e inclui sociedade civil no Conselho Nacional

Campo com grama sintética, moradias e praças: veja pacote de obras no Subúrbio de Salvador
Intervenções foram entregues pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) nesta última quarta-feira (23)

Presidente do Sinjorba denuncia ataques à imprensa e defende: ‘sem diploma, o jornalismo perde sua essência’
Para Moacy Neves, no entanto, categoria tem o que comemorar graças aos avanços dos últimos anos

Basílica aberta à noite atrai multidão: milhares se despedem de Francisco em clima de comoção
Fiéis enfrentam longas filas em silêncio para homenagear papa, falecido após sofrer AVC; enterro será no sábado, em cerimônia solene

Alerta laranja em Salvador: veja bairros mais atingidos pelas chuvas nas últimas 24 horas
Volume de chuva acumulado já ultrapassa os 40 mm, segundo Defesa Civil de Salvador