Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

O delegado Nilton Tormes, coordenador técnico do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), foi exonerado do cargo, nesta quarta-feira (26), pela Polícia Civil da Bahia. A ação ocorreu após investigação por suspeita de envolvimento no desvio de fuzis apreendidos em uma operação realizada em julho de 2024. A exoneração foi formalizada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
A exoneração ocorre em meio a um processo investigativo conduzido pela Corregedoria da Polícia Civil, após denúncia anônima. O delegado, que se manifestou por meio de uma nota oficial, afirmou que recebeu a notícia com surpresa, comprometendo-se a colaborar integralmente com as investigações para esclarecer os fatos.
“Recebi com surpresa o início da investigação, mas sempre respeitei a opção político-institucional. Continuo colaborando ativamente com a investigação, uma vez que não tenho nada a temer. Assim, espero que a apuração revele a regularidade do meu exercício da função pública ao longo de mais de 20 anos na Polícia Civil”, destacou o delegado em nota.
Investigação sobre desvio de fuzis
De acordo com informações, as investigações focam no desvio de pelo menos 14 fuzis apreendidos durante uma operação policial no bairro do Caji, localizado em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A operação tinha como objetivo combater o tráfico de armas e drogas, mas uma denúncia revelou que, embora a equipe policial tenha informado ter apreendido seis fuzis, havia indícios de que pelo menos 20 armas desse tipo estavam no local, além de pistolas e outros materiais ilícitos.
Além das armas, a denúncia também aponta o desaparecimento de joias e grandes quantias que estariam no local da apreensão, elementos que também estão sendo investigados pelas autoridades competentes.
Na ocasião da operação, a polícia apreendeu ainda uma metralhadora, mil munições, coletes balísticos e 10 quilos de pasta base de cocaína, o que gerou ampla cobertura midiática, dada a complexidade e a repercussão da ação.
A Polícia Civil informou que, na última sexta-feira (21), foram cumpridos mandados de busca e apreensão para apurar as acusações contra o delegado, mas detalhes da investigação continuam em sigilo.
Jerônimo Rodrigues comenta caso
De acordo com o governador da Bahia, a polícia precisa ser ética e que o policial investigado deverá ser punido, caso seu envolvimento no caso seja comprovado. De acordo com Jerônimo, o delegado terá direito de se defender das acusações, mas se a Justiça comprovar que houve culpa, ele será punido de forma adequada.
“Ele terá o direito de se defender, tanto no âmbito da entidade quanto no âmbito da Justiça. Estamos falando de uma corregedoria, que eu tenho pedido ao secretário Marcelo Werner, que seja cada vez mais rigorosa. Qualquer profissional que cometer deslize terá que responder, ele pagará pelos danos”, declarou o governador.
Rodrigues, na segunda-feira (24), já havia feito uma troca na cúpula da Segurança Pública da Bahia, mas afirmou que as nomeações foram feitas com base em critérios técnicos e na necessidade de aprimoramento das políticas de combate à violência no estado. “É o gás de novo que precisamos fazer nas polícias e no DPT, tanto na Civil quanto na Militar e nos Bombeiros”, afirmou.
Mais Lidas
Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita
Cidades
Últimas Notícias

Curso gratuito oferece bolsas e prêmios para mulheres artesãs em cinco cidades da Bahia
Iniciativa inclui capacitação de cinco meses e apoio financeiro para impulsionar pequenos negócios

Anvisa expõe falhas em 40 marcas de creatina; veja quais estão irregulares
Levantamento avaliou teor do nutriente, presença de contaminantes e conformidade com normas de informação nutricional

Brasil brilha em Madri: Bia Haddad e João Fonseca estreiam com vitória no Masters 1000
Brasileiros superam adversários e avançam na competição espanhola disputada no saibro

Funeral do papa Francisco reúne líderes de 200 países e marca despedida histórica no Vaticano
Cerimônia em Roma mobiliza alta cúpula política global e tem presença confirmada de Lula e chefes dos Três Poderes

Jerônimo se reunirá com prefeitos e lideranças do PDT para discutir retorno do partido à base governista
Encontro também terá como pauta, as demandas, ações e investimentos nos municípios comandados por gestores pedetistas

Enem 2025: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição é prorrogado até 2 de maio
Candidatos que faltaram ao Enem 2024 devem justificar ausência e apresentar documentação para garantir isenção da taxa de 2025

ACM Neto diz que Jerônimo tenta cooptar prefeitos e só atende ‘quem diz amém e vota no partido dele’
Ex-prefeito de Salvador cobrou imparcialidade na relação entre governo estadual e prefeituras

Simples e simbólico: túmulo do papa Francisco surpreende fiéis em Roma
Primeiro papa latino-americano será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, rompendo tradição de 300 anos

‘Perdeu, mané’: STf condena mulher que pichou estátua da Justiça a 14 anos de prisão
Relator Alexandre de Moraes foi acompanhado por Dino e Cármen Lúcia; pena inclui associação criminosa e golpe de Estado

Aneel aciona bandeira amarela em maio e energia terá custo extra de R$ 1,88 a cada 100 kwh
Justificativa da agência reguladora está na redução das chuvas e transição para o período seco, que compromete geração de energia por fontes hídricas