Cristo Redentor ‘abraça’ cachorro caramelo em campanha de adoção responsável; assista ao vídeo
Data é voltada à conscientização sobre o abandono de animais no país

O monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, exibiu uma projeção especial na noite desta sexta-feira (4). A imagem mostrava o Cristo abraçando um cachorro vira-lata caramelo. A iniciativa integrou uma campanha voltada à adoção responsável de animais no Brasil.
De acordo com o Santuário Cristo Redentor, “nesta noite, o Santuário Cristo Redentor se uniu a uma causa que nos lembra que o amor cristão não se limita: ele começa com o ser humano, mas se estende a toda a criação. Em uma projeção inédita, o Cristo apareceu abraçando um cachorrinho caramelo – símbolo dos milhares de animais em situação de abandono no Brasil“.
A ação foi promovida pela GoldeN, marca de rações da PremieRpet. O cachorro vira-lata caramelo é o símbolo da campanha. A data marcou o Dia Mundial dos Animais de Rua, voltado à conscientização sobre o abandono de animais no país.
“O Cristo abraça. E nos ensina que cuidar da criação é também um ato de fé. A adoção responsável é uma forma concreta de estender esse abraço“, afirmou o Santuário.
Durante a campanha, a PremieRpet também doou 27 toneladas de ração para instituições integrantes do Consórcio Cristo Sustentável. O material será destinado à alimentação de aproximadamente 600 animais resgatados.
Um em cada quatro animais vive em situação de abandono
Mais de um terço da população global de cães e gatos vive nas ruas ou em abrigos, segundo dados do “Índice de Abandono Animal”. No Brasil, cerca de 25% dos animais estão em situação de abandono, o que representa mais de 30 milhões de indivíduos sem lar.
O levantamento foi conduzido pela Mars Petcare, em colaboração com especialistas internacionais. De acordo com o estudo, existem 143 milhões de cães e 203 milhões de gatos em situação de rua no mundo.
No Brasil, 20,2 milhões de cães vivem abandonados e cerca de 177 mil estão em abrigos. Em relação aos gatos, 10 milhões estão em situação de abandono e 7.400 são acolhidos por organizações não governamentais ou instituições públicas.
A pesquisa analisou informações de mais de 900 fontes, quase 30 mil pesquisas públicas e 200 entrevistas com especialistas. Foram avaliadas realidades em 20 países, incluindo Brasil, Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido.
O estudo também identificou risco de abandono entre os animais que vivem atualmente em lares. Segundo os dados, 11% dos tutores de cães e 13% dos responsáveis por gatos consideram abrir mão dos animais nos próximos 12 meses. Entre os principais motivos estão: não estar mais apto fisicamente para tomar conta do animal (28%), mudança de residência (24%), falta de tempo (17%) e custos considerados altos (16%), segundo o relatório.
Salvador tem hospital público para animais
Após um ano de funcionamento, o Hospital Veterinário de Salvador (HPVET), localizado em Canabrava, ultrapassou a marca de 50 mil atendimentos. Inaugurado em 25 de março de 2024, o equipamento vinculado à Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis) também realizou mais de 7 mil cirurgias e 16 mil atendimentos clínicos.
De segunda a sexta-feira, a média é de 150 atendimentos por dia, com plantão de emergência aos sábados para cerca de 60 casos. A coordenadora do HPVET, médica veterinária Fabiana Augusto Pereira, destacou que o hospital atende situações graves. Segundo ela, muita gente acessa o equipamento e a demanda é superior ao imaginado.
“Nós temos uma média de 150 atendimentos por dia, de segunda a sexta, além de emergência aos sábados, com cerca de 60 atendimentos. Provavelmente, muitos não teriam oportunidade de ser atendidos em situações sérias, como um caso de miíase, um animal atropelado ou com trauma craniano. Hoje, conseguimos atender esses animais, dar o pronto atendimento e, se necessário, internar“, explicou.
A diretora de Proteção Animal (Dipa), Michelle Holanda, afirmou que a iniciativa representa um avanço na política pública voltada à causa animal.
“Salvador está numa evolução frequente na causa animal, e o serviço público veterinário era algo na expectativa daqueles que tutelam cães e gatos. Saber que os tutores têm um local para seus animais serem assistidos com serviços de qualidade, dignidade e respeito, é gratificante“, declarou.
Redação
Mais Lidas
Cidades
Últimas Notícias

BBB 25: Parciais apontam paredão acirrado entre Renata e Vinicius

Bolsonaro será submetido à cirurgia no intestino após chegar a Brasília

Presidente de Comissão projeta votação novo IR e critica sistema tributário: ‘injusto, regressivo e burro’
Previsão foi feita durante um evento realizado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos

Via Sacra no Centro Histórico de Salvador recria Paixão de Cristo com 14 estações
Celebração reunirá fiéis e representantes de irmandades, neste sábado (12), a partir das 16 horas, com percurso por igrejas históricas

Bolsonaro tem noite estável em hospital de Natal e será transferido para Brasília por precaução
Ex-presidente passou mal na noite de sexta-feira, durante uma agenda política em Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte

Lula sanciona Lei da Reciprocidade como resposta ao ‘tarifaço’ de Trump
Norma foi aprovada com rapidez pelo Congresso Nacional, em regime de urgência, como resposta direta ao aumento de tarifas sobre o aço e o alumínio brasileiro

Fim de semana em Salvador com chuva e 18 praias impróprias para banho; veja previsão
Temperaturas devem oscilar entre 27°C e 28°C, com sensação térmica de até 31°C

Resumo BBB 25 de sexta-feira (11/4): choro após voto em aliado e clima de reconciliação marcam reality
Clima na casa oscilou entre tristeza, reflexão e companheirismo inesperado; saiba tudo o que rolou

Moraes dá cinco dias para Bolsonaro e réus do núcleo golpista apresentarem defesa no STF
Após apresentação das defesas, processo avançará para fase de instrução criminal, quando serão colhidos depoimentos de testemunhas de defesa e acusação

Presidente Lula se encontrará com Xi Jinping na China em meio a guerra comercial com EUA
Reunião ocorrerá durante a cúpula da Celac e deve consolidar novos acordos comerciais entre Brasil e China

Semana Santa em Salvador: descubra os melhores eventos para aproveitar os quatro dias de folga
Aproveite o feriadão de abril em Salvador com eventos como shows, festas e celebrações religiosas. Confira a programação completa

Semana Santa: operação especial da Transalvador muda trânsito no Mercado do Peixe e Feira de São Joaquim
Objetivo é controlar o aumento no fluxo de veículos e pedestres, comum nesta época do ano