Criminosos fortemente armados invadem presídio e libertam 16 detentos em Eunápolis
Maioria dos fugitivos do Conjunto Penal de Eunápolis é ligada à facção do Primeiro Comando da região Sul da Bahia
Um grupo de criminosos fortemente armados invadiu o Conjunto Penal de Eunápolis, no Sul
da Bahia, na noite da última quinta-feira (11), resultando na fuga de 16 detentos. A ação aconteceu por volta das 23 horas e foi marcada por uma intensa troca de tiros entre os invasores e os agentes de segurança do presídio. A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) confirmou o incidente e trabalha em conjunto com a Polícia Civil para apurar os detalhes do caso.
Detalhes da invasão e fuga
Um grupo estimado de oito homens acessaram o presídio pela lateral, utilizando cordas conhecidas como “teresas” para cortar as cercas metálicas e chegar ao pavilhão B, onde estavam os internos. Durante a ação, que contou com tiros disparados contra agentes penitenciários, um cachorro de guarda foi morto. Após abrirem duas celas, o grupo conseguiu libertar 16 detentos, a maioria ligada à facção criminosa Primeiro Comando de Eunápolis.
Entre os fugitivos está um dos criminosos mais perigosos da região, conhecido como “Dada”. A lista de detentos que escaparam inclui nomes como Sirlon Risério Dias Silva, Mateus de Amaral Oliveira e Ednaldo Pereira Souza.
Reação das autoridades
A empresa Reviver, responsável pela cogestão da unidade e pela segurança do acesso, informou que acionou a polícia assim que a invasão foi detectada. No entanto, a intervenção não foi possível a tempo de evitar a fuga. O secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, José Castro, cancelou a agenda que teria em Brasília, onde estava no momento da invasão, e está a caminho de Eunápolis para acompanhar as investigações de perto.
O Departamento de Polícia Técnica também foi acionado para periciar a cena e buscar vestígios que possam identificar os responsáveis pela invasão. Enquanto isso, familiares dos internos continuam se aglomerando no local em busca de informações sobre a situação dos presos que permanecem na unidade. Esta sexta-feira (13) seria dia de visita, mas diante do incidente, foi suspensa.
Implicações da fuga
A fuga em massa acendeu alertas sobre a segurança nos presídios da Bahia. Segundo a Seap, além de comprometer o controle da unidade, ações como essa podem gerar impactos no sistema de ressocialização e no trabalho de inteligência contra o crime organizado.
Os fugitivos poderão enfrentar novas acusações, além de responderem pelos crimes já cometidos. A polícia intensificou as buscas na região para localizar os foragidos e prevenir novos ataques de grupos criminosos.
Lista dos fugitivos
A Seap divulgou os nomes dos 16 detentos que escaparam:
- Sirlon Risério Dias Silva
- Mateus de Amaral Oliveira
- Geifson de Jesus Souza
- Ednaldo Pereira Souza
- Anderson de Oliveira Lima
- Altieri Amaral de Araújo
- Anailton Souza Santos
- Fernandes Pereira Queiroz
- Giliard da Silva Moura
- Rubens Lourenço dos Santos
- Valtinei dos Santos Lima
- Romildo Pereira dos Santos
- Thiago Almeida Ribeiro
- Idário Silva Dias
- Isaac Silva Ferreira
- William Ferreira Miranda
Segurança em pauta nas penitenciárias
A fuga evidencia a necessidade de reforçar a segurança e melhorar os protocolos de prevenção nos presídios baianos. Além disso, a colaboração entre as autoridades e empresas terceirizadas é essencial para evitar novos incidentes e garantir a segurança da população.
Enquanto as investigações avançam, as forças policiais continuam em alerta máximo para recapturar os fugitivos e evitar que novos episódios de violência sejam desencadeados.
Revistas em presídios baianos resultam em mais de 800 apreensões
Deflagrada no dia 2 de novembro e finalizada em 12 de dezembro, a Operação Aláfia resultou na apreensão de mais de 800 itens ilícitos em 11 unidades prisionais da Bahia. Durante as ações, conduzidas por policiais penais da Seap, foram encontrados 305 celulares, 112 carregadores, 77 fones de ouvido e sete chips telefônicos para coibir a comunicação ilegal entre internos e agentes externos.
Além disso, as buscas retiraram das celas 234 armas brancas artesanais, nove facas e substâncias ilícitas, incluindo 3,5 quilos de maconha e 445 gramas de cocaína. As apreensões também incluíram R$ 1.921 em dinheiro. A operação, realizada em unidades como o Conjunto Penal de Feira de Santana, o Presídio Salvador e a Penitenciária Lemos Brito, reforça o compromisso em reduzir crimes violentos intencionais e aprimorar a segurança dentro do sistema prisional.
Mais Lidas
Cidades
Governo da Bahia convoca mais 313 professores para Educação Básica
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Últimas Notícias
Governo da Bahia convoca mais 313 professores para Educação Básica
Sandro Filho participa de cerimônia da Marinha em Salvador
PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina
Senador era acusado de interferir para criação de legislações favoráveis a Richard Klien, empresário do setor portuário
Flávio Dino autoriza repasse de emendas para três ONGs após ajustes em normas de transparência
Entidades beneficiadas são monitoradas pela CGU para garantir aplicação correta dos recursos
Diego e Daniele Hypolito vencem segunda Prova do Anjo do BBB 25
Ginastas garantem imunidade para outra dupla durante formação do paredão; Maike e Gabriel foram escolhidos para castigo do monstro
Base de Neto sofre mais uma baixa e prefeito de Brejões anuncia apoio a Jerônimo
Investida acontece 3 dias após prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), também se reunir com governador petista
Putin apoia visão de Trump e sugere que guerra na Ucrânia seria evitada com republicano no poder
Líder russo elogia presidente dos EUA como pragmático e destaca possível negociação para dar fim ao conflito
Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador
Iniciativa aconteceu, desta vez, no bairro de Campinas de Pirajá
‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana
Projeto busca eliminar filas para consultas e exames médicos com ações integradas e parcerias estratégicas
Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’
Parlamentares argumentam que a suspensão pode agravar a evasão escolar e excluir milhares de jovens do sistema educacional
Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima
De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram ranking dos estados com mais casos contra comunidade; veja números
Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’
Após polêmica, contas oficiais dos brothers foram derrubadas na rede social X