Coordenador-geral da FUP diz que indústria do petróleo ainda é ambiente ‘masculinizado e machista’
Na avaliação de Deyvid Bacelar, é fundamental que a Petrobras amplie a reserva de vagas para mulheres em seus concursos públicos

A indústria do petróleo ainda é um setor predominantemente masculino, conforme afirmou o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, neste sábado (8), em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Durante entrevista à Rádio Metrópole FM, Bacelar falou sobre a participação feminina no setor, e lamentou o ambiente “masculinizado” e “machista”.
“Estamos falando de uma categoria que, no cômputo geral da Petrobras, tem apenas 17% de mulheres“, disse Bacelar. “Na área operacional e em especial nas plataformas de petróleo, que estão em alto-mar, temos um percentual de mulheres ainda menor, de apenas cinco a seis por cento“.
Apesar do número reduzido, Bacelar ressaltou que as mulheres do setor vêm ganhando espaço em posições de liderança.
“É a primeira vez na história da Petrobras que nós temos quatro mulheres ocupando as diretorias executivas da empresa, além da presidente Magda Chambriard. E houve um aumento de 58% de mulheres em posição de liderança no setor de Refino, que é um número muito expressivo em tão pouco tempo“, afirmou.
O sindicalista citou nomes que se destacam na área, como Elizabeth Sacramento, coordenadora-geral do Sindipetro da Bahia, e Cibele Vieira, coordenadora do Sindipetro de São Paulo.
Lideranças femininas no setor
Outras lideranças femininas mencionadas por Bacelar incluem Mirian Cabrera, coordenadora do Sindipetro do Rio Grande do Sul; Patrícia de Jesus, vice-presidente do Sindipetro do Espírito Santo, e Bárbara Bezerra, diretora da FUP no Norte-Fluminense. Ele enfatizou que a presença feminina no setor está em crescimento, mas ainda há desafios a serem superados para ampliar essa participação.
Um estudo da McKinsey & Company apontou que empresas com maior diversidade em suas equipes executivas têm 33% mais propensão à rentabilidade. Segundo a pesquisa, ambientes corporativos diversos proporcionam mais segurança e confiabilidade operacional, refletindo diretamente na produtividade das companhias.
Desafios e igualdade de gênero
Para Bacelar, é fundamental que a Petrobras amplie a reserva de vagas para mulheres em seus concursos públicos. “Ainda hoje as mulheres recebem menos do que os homens, mesmo desempenhando funções semelhantes, no ambiente de trabalho. É importante que nós homens estejamos juntos nessa luta, participando de cada conquista em busca de um mundo mais justo em todos os aspectos“, declarou.
Ele também abordou a necessidade de apoiar a luta pela igualdade de gênero e combater o feminicídio no país. “Somos o país que mais mata mulheres por feminicídio. Precisamos mudar essa realidade, respeitando as nossas colegas no ambiente de trabalho, não tolerando gestos machistas e coibindo os companheiros e amigos que fazem isso. Muitas dessas companheiras são acometidas por problemas de saúde mental por não terem poder de reação“.
Por fim, o coordenador-geral da FUP reforçou a importância da data para estimular debates sobre o tema e incentivar mudanças estruturais.
“Avançamos muito, mas ainda temos muito a avançar. Este dia 8 de março é importantíssimo para que essa reflexão esteja presente na vida principalmente dos homens que precisam passar por essa reeducação, desmontando essa masculinidade tóxica que aprendemos ao longo de nossas vidas“.
Petrobras entrega estudos para exploração da Margem Equatorial
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira afirmou que a Petrobras já entregou os estudos complementares pelo Ibama, para o início da pesquisa e da exploração de petróleo na Margem Equatorial. Durante evento realizado em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, Silveira afirmou que “chegou a hora de virar essa chave“, e enfatizou a necessidade de aproveitar os recursos da Margem Equatorial de maneira ambientalmente sustentável.
“A Petrobras já entregou os estudos complementares ao Ibama e chegou a hora de essa chave virar”, afirmou o ministro.
O ministro também argumentou que a perfuração na Margem Equatorial é uma questão de soberania nacional e que o Brasil não pode se dar ao luxo de perder essa oportunidade, considerando o impacto positivo que poderia ter na economia. A produção de petróleo e gás em áreas vizinhas tem transformado a realidade de países como a Guiana, cujos PIB cresceu 50% no último ano. Para o Brasil, o potencial é gigantesco, com investimentos que poderiam superar R$ 1 trilhão, gerando recursos que seriam destinados a áreas prioritárias como saúde e educação.
“O PIB da Guiana cresceu 50% no ano passado. O Brasil merece viver essa transformação. É uma arrecadação de mais de R$ 1 trilhão que precisa ser destinada à saúde e educação”, disse Silveira, em tom de protesto.
Redação
Mais Lidas
Cidades
Anatel vai estudar impacto de número crescente de satélites em órbita
Arcebispo primaz do Brasil, Jerônimo e Lula enviam mensagem de Páscoa
Salvador celebra ressurreição com fé e tradição no Domingo de Páscoa
Últimas Notícias

Estudantes da UFBA vencem competição internacional de aerodesign e se tornam bicampeões mundiais
Competição internacional voltada para engenharia aeronáutica reuniu times universitários de diversos países

Às vésperas de julgamento do STF, Silvinei Vasques diz ser alvo de ‘relatório fraudulento’
Ex-diretor da PRF é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, entre outros crimes

Morte do papa Francisco inicia conclave; Brasil terá sete cardeais na escolha do novo pontífice
Para que um candidato seja eleito, é necessário obter dois terços dos votos válidos

AVC e insuficiência cardíaca causaram morte do papa Francisco, diz Vaticano
Pontífice faleceu em casa, no Vaticano, e será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma

Final do BBB 25 será decidida entre pipocas pelo segundo ano consecutivo; relembre
Guilherme, João Pedro e Renata são os três finalistas da edição comemorativa dos 25 anos do Big Brother Brasil

Obras do VLT de Salvador atingem 18% de execução e pode ter linha de teste até dezembro
Jerônimo Rodrigues vistoriou execução do Trecho 1, que já conta com 1,6 km de via permanente implantada

Ainda sem triunfos no Brasileirão, Bahia enfrenta Ceará para espantar má fase
Partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 20h

ACM Neto anuncia agenda quinzenal pelo interior e mira fortalecimento para eleições de 2026
Declaração foi feita durante a Corrida Azul, em Santo Estêvão, evento voltado à conscientização sobre o autismo

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenados do 8 de Janeiro por motivos de saúde
Decisões têm como base laudos que apontam condições graves de saúde

Michelle convoca jejum e oração de sete dias por recuperação de Jair Bolsonaro
Ex-presidente segue internado no Hospital DF Star, em Brasília, após se submeter a uma nova cirurgia