Conquiste clientes com mais eficiência: especialista mostra como usar segmentação avançada em anúncios
Ao Portal M!, Otávio Marinho ressaltou que ferramentas atuais oferecem possibilidades como delimitar bairros, classes sociais e perfis de comportamento

A segmentação de campanhas de mídia paga permite que empresas e profissionais definam com precisão os públicos que desejam alcançar, inclusive por localização geográfica. De acordo com Otávio Marinho, especialista em mídia paga e vendas e sócio-fundador da Gira Mídia, as ferramentas atuais oferecem possibilidades como delimitar bairros, classes sociais e perfis de comportamento.
“As ferramentas hoje permitem que você faça vários tipos de segmentação, então a geolocalização, seja através dos bairros que ela mora ou frequenta, é uma forma delas. Como também tem outros comportamentos, dados demográficos, como idade, gênero, interesse”, explicou em entrevista ao Portal M!.
Segundo ele, o próprio conteúdo do anúncio colabora com esse processo, ao gerar identificação imediata com o público desejado. Além das segmentações básicas, há estratégias avançadas que utilizam dados dos próprios clientes. Otávio cita o uso de listas de consumidores para alimentar as plataformas e buscar perfis semelhantes.
“Tem uma estratégia que a gente usa muito, que é de pegar a lista de clientes que você tem hoje, entregar para a plataforma do Facebook ou do Google, e eles vão procurar pessoas parecidas com sua lista de clientes”, detalhou.
Mesmo que os algoritmos não sejam 100% precisos, essa prática permite resultados mais assertivos. Ele também destaca a importância da qualidade do conteúdo e do atendimento inicial para garantir o sucesso da campanha.
Conhecimento do público e objetivos da campanha
Para campanhas mais eficazes, o primeiro passo é conhecer profundamente o público-alvo. Segundo Otávio, esse conhecimento permite maior assertividade ao direcionar os anúncios.
“Quando você segmenta pode ser mais assertivo, o primeiro passo é conhecer muito bem seu público, para poder estar trabalhando”, afirmou. Ele também explica que, ao definir objetivos como gerar visitas ao perfil ou receber mensagens, as plataformas ajustam automaticamente o público, com base no comportamento dos usuários que cumprem essas metas.
Essa lógica permite não apenas alcançar um público qualificado, mas também aprimorar o desempenho das campanhas ao longo do tempo.
“Conforme as pessoas vão cumprindo esse objetivos, de visitar o perfil, mandar mensagem, a própria ferramenta em si vai procurando pessoas parecidas com quem realizou essa ação”, destacou o especialista. Segundo Otávio, a automação, combinada com um bom planejamento, torna o processo mais eficiente para diferentes tipos de negócios.
Linguagem adequada e análise do comportamento do cliente
Marinho também reforça a necessidade de alinhar a linguagem dos anúncios com o perfil do consumidor final. Em muitos casos, é necessário adaptar o vocabulário técnico para a forma como o cliente se comunica.
“Às vezes até pra fazer bons anúncios a gente roda pesquisa antes pra entender até a forma como o seu cliente fala”, explicou.
Como exemplo, Otávio citou profissionais da área da saúde, que tendem a utilizar termos técnicos, enquanto o público leigo espera uma linguagem mais acessível. Esse cuidado com a comunicação fortalece a conexão entre marca e consumidor, além de contribuir para o alcance de novos públicos.
“A gente tem que buscar falar da forma que o seu cliente fala também”, concluiu. Para o especialista, esse alinhamento é fundamental para transformar visualizações em relacionamento e, futuramente, em vendas ou parcerias comerciais.
Confira a entrevista na íntegra:
Mais Lidas
Cidades
Casarão desaba parcialmente no Santo Antônio e preocupa moradores da região
Tragédia em SC: queda de balão deixa 8 mortos no sul do país
Últimas Notícias

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior
Governador celebra São João em São Félix e Cruz das Almas, destaca impacto econômico e investimentos em mais de 300 municípios

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia
Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração
Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local
Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina
Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro
Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié
Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação
Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula

STF realiza audiência para definir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS
Proposta do governo inclui devolução administrativa dos valores e crédito extraordinário fora do teto de gastos

Defesa pede liberdade para coronel Marcelo Câmara, preso por suspeita de obstrução em investigação sobre tentativa de golpe
Ex-assessor de Jair Bolsonaro é réu na ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022