Pular para o conteúdo
Início » Concurso Nacional Unificado terá detector de metal e coleta de digitais

Concurso Nacional Unificado terá detector de metal e coleta de digitais

Candidatos não poderão sair com caderno de questões

Para garantir a segurança do Concurso Nacional Unificado, conhecido como “Enem dos concursos”, serão implementadas medidas que incluem a proibição de sair com o caderno de questões ou anotações do gabarito, além da coleta de digitais e exame grafológico prévio à prova.

Com as novas medidas, o cartão de respostas incluirá a identificação do candidato, contendo não apenas as respostas marcadas, mas também uma frase escrita à mão pelo concorrente e sua impressão digital.

Detectores de metal e de equipamentos eletrônicos também serão instalados nos acessos aos locais de aplicação da prova e os celulares serão desligados e lacrados durante o exame. Uma força-tarefa também atuará, com a participação da Secretaria Nacional de Segurança Pública, das Polícias Federal e Rodoviária, da Agência Brasileira de Inteligência, Força Nacional e das Secretarias de Segurança Pública Estaduais.

“O processo envolve um forte esquema de segurança, desde a produção e entrega das provas até a checagem da identidade do candidato”, explica coordenador-geral de logística do processo seletivo, Alexandre Retamal.

Segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, a intenção é prevenir fraudes no processo seletivo, especialmente através do uso de dispositivos eletrônicos, método frequentemente empregado por grupos criminosos em concursos.

As provas objetivas de conhecimentos gerais serão aplicas pela manhã, com abertura dos portões às 7h30, quando também haverá uma questão dissertativa para os blocos de nível superior e redação para o de nível médio. Já no período da tarde, os portões serão abertos às 13h para as provas de conhecimentos específicos para os blocos de nível superior e uma nova rodada de conhecimentos gerais para o bloco de nível médio.

Leia também:

Wilson Café apresenta show no Sesc Casa do Comércio

Forró da AABB vai contar com Adelmario Coelho, Fulô de Mandacaru e Marquinhos Café

Claudya Costta se apresenta com o show ‘Portal Black Sonoro’ no teatro do Sesi