Pular para o conteúdo
Início » Comporta do Guaíba rompe e ameaça zona norte de Porto Alegre

Comporta do Guaíba rompe e ameaça zona norte de Porto Alegre

Ainda não é possível prever até onde a água pode chegar, afirmou o diretor-geral do Dmae

Uma das comportas do lago Guaíba – o portão 14 – se rompeu, nesta sexta-feira (3) e coloca em risco a população da zona norte de Porto Alegre (RS). A informação foi confirmada pelo diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, ao CNN Brasil.

Segundo ele, ainda não é possível mensurar as consequências do rompimento. O diretor afirmou que a água já está invadindo a avenida Sertório, podendo chegar ao shopping DC no bairro Navegantes e ao bairro Humaitá.

“Aquele portão é um pouco estreito. Não é um dos maiores portões que temos. Mas neste momento não conseguimos dimensionar até onde a água pode se estender. Ali é uma região plana: ele pode avançar Sertório adentro.. A gente ainda não consegue prever”, disse Loss.

O prefeito Sebastião Melo (MDB), afirmou que “parte do 4º Distrito já está sendo afetada”. “O tamanho do [estrago] vai depender, agora, com o rompimento deste portão. Eu não posso dizer se vai até a [avenida] Farrapos ou se não vai até a Farrapos”, acrescentou.

O chefe do Executivo citou locais que, segundo ele, requerem “atenção especial”. São eles: Guarujá, Ponta Grossa, Túnel Verde, Sarandi. O bairro Sarandi, inclusive, tem situação ainda mais delicada. Isso porque, de acordo com o prefeito, as casas de bombas para auxiliar no escoamento da água não estão mais funcionando.

Mesmo antes do rompimento, a situação do portão 14 já era motivo de preocupação. Segundo Maurício Loss, um tanque do Exército estava sendo direcionado ao local para ajudar a escorar o equipamento.

Loss acrescentou que, no momento, “não vê problema” no muro localizado no Cais Mauá. “Mas os portões podem ter problema. Tanto que tanques do Exército estão chegando para fazer o escoramento.”

 

Leia também:

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

Marcações: