Comissão aprova convite para que dirigentes da Voepass e Latam se pronunciem sobre acidente
Audiência vai recolher o depoimento das empresas e investigar o acidente aéreo que deixou 62 mortos

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados aprovou o convite dos dirigentes da Voepass e Latam, para que as empresas prestem esclarecimento sobre a queda do avião em Vinhedo, que ocorreu no dia 9 de agosto e matou 62 pessoas. A informação é do G1.
O presidente da Voepass, José Luiz Felício Filho, o diretor executivo da Voepass, Eduardo Busch, e o diretor-presidente da Latam, Roberto Alvo, marcam presença na audiência. Do mesmo modo, a comissão também convidou a mãe de uma das vítimas, Maria de Fátima Albuquerque, que perdeu a filha, Arianne Albuquerque Estevan Risso, no acidente.
Audiência
A audiência vai acontecer no dia 10 de setembro e o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), Marcelo Moreno, será o primeiro a prestar depoimento, de acordo com o coordenador da comissão, deputado Bruno Ganem (Podemos).
A comissão da Câmara também enviou convites para que a ATR, empresa fabricante do avião, envie um representante para a audiência. Além disso, as agências responsáveis pela segurança da aviação civil na França e no Canadá, a BEA e a TSB, respectivamente, também podem marcar presença.
Relatório
O relatório preliminar tem divulgação em até 30 dias depois de acidentes aéreos e deve constar informações sobre o andamento das investigações acerca do que ocasionou a queda da aeronave em Vinhedo.
Sobre o relatório da comissão, o deputado federal Padovani (União Brasil) será o responsável. Ele que é natural da cidade de Cascavel, no Paraná, local de partida do avião que tinha destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, antes de cair em Vinhedo, interior do estado paulista.
Padovani também pontuou que perdeu amigos no acidente, porém, segundo ele, a sua função de relator não consiste em “apontar culpados” e sim “encontrar soluções”.
“Não queremos aqui quebrar empresa nenhuma, trazer dificuldade à aviação comercial. Mas queremos sim investimentos para a ANAC, treinamento de pilotos, treinamento de mecânicos. Para que o Brasil continue sendo esse polo seguro de aviação aérea comercial”, destacou.
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Rodrigo Fernandes
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