Em meio a uma crise na seleção, o técnico Dorival Júnior convocou, nesta sexta-feira (27), o Brasil para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. As partidas são contra o Chile, em Santiago, no dia 10 de outubro, e contra o Peru, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, no dia 15 de outubro. Esses dois adversários são considerados os piores times nas classificatórias sul-americanas para o Mundial e apresentam novidades na convocação.
Dorival incluiu Igor Jesus, centroavante do Botafogo, como uma nova opção entre os atletas que atuam no Brasil. Outros convocados foram Luiz Henrique, do mesmo clube, Gerson, do Flamengo, e Guilherme Arana, do Atlético-MG.
Os laterais Vanderson, do Monaco, e Abner, do Lyon, com quem trabalhou no Athletico-PR, também são estreantes na seleção brasileira nas partidas de outubro. Estêvão, que foi convocado na última Data Fifa, não participou desta vez devido a uma lesão muscular.
“Estamos em um momento que perdemos Richarlison e Pedro. Necessariamente, isso fez com que ampliássemos o leque de observações. Chegamos ao Igor Jesus, que vem se destacando, fazendo um ótimo Campeonato Brasileiro, e sendo um dos destaques da equipe líder da competição”, destacou o treinador ao falar sobre Igor Jesus.
O presidente do Sport, Yuri Romão, será o chefe de delegação da seleção brasileira nestes jogos das Eliminatórias. Antes de viajar para Santiago, a equipe treinará no CT Joaquim Grava, do Corinthians. Após enfrentar o Chile, o elenco retornará diretamente a Brasília.
Atualmente, o Brasil ocupa a quinta posição nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, com um total de dez pontos em oito partidas. O desempenho até agora inclui três vitórias, um empate e quatro derrotas. Apesar de resultados insatisfatórios contra Equador e Paraguai em setembro, o trabalho de Dorival continua respaldado, conforme apurado pelo Estadão.
Os torcedores estão preocupados com o desempenho da equipe sob a direção do treinador. Esse descontentamento é amplificado pela decepção da seleção na Copa América, onde foi eliminada nas quartas de final pelo Uruguai e venceu apenas um jogo. O contrato de Dorival com a CBF se estende até o fim do ciclo para a Copa do Mundo de 2026 e, pelo menos até agora, o treinador tem sido apoiado pelo presidente Ednaldo Rodrigues.
Neymar permanece fora da lista de convocados por Dorival. A CBF adota uma postura cautelosa em relação ao retorno do atacante aos gramados, com o objetivo de preservá-lo até que esteja em plenas condições. Antes das próximas convocações, a entidade viajará à Arábia Saudita para avaliar a situação do jogador.
Se a CBF, que monitora de perto a recuperação de Neymar, determinar que ele ainda não está apto para voltar em novembro, a próxima Data Fifa será em março de 2025, com jogos contra a Colômbia e a Argentina. Nesse caso, Neymar completaria um ano sem defender a seleção de Dorival Júnior, tendo se lesionado em outubro de 2023, durante um jogo contra o Uruguai.
Confira a lista de jogadores convocados:
Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Ederson (Manchester City);
Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Abner (Lyon) e Guilherme Arana (Atlético-MG);
Zagueiros: Bremer (Juventus), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG);
Meio-campistas: André (Wolverhampton), Gerson (Flamengo), Bruno Guimarães (Newcastle), Lucas Paquetá (West Ham) e Rodrygo (Real Madrid);
Atacantes: Endrick (Real Madrid), Igor Jesus (Botafogo); Gabriel Martinelli (Arsenal), Luiz Henrique (Botafogo), Raphinha (Barcelona), Savinho (Manchester City) e Vinícius Júnior (Real Madrid).
Leia também:
Bahia sedia 20 eventos esportivos neste fim de semana
7ª edição nacional da operação ‘Força Total’ prende 36 pessoas em flagrante
Polícia Federal desarticula esquema de roubo de dados do INSS