Com 100 mil refeições servidas, Restaurante Popular de Águas Claras comemora um ano de funcionamento
Espaço oferece cerca de 450 refeições diárias gratuitas

O Restaurante Popular Vida Nova de Águas Claras completou, na terça-feira (18), seu primeiro ano de funcionamento em Salvador. Em um ano de atividade, o equipamento público distribuiu mais de 100 mil refeições, garantindo acesso à alimentação gratuita e balanceada para a população da região. A comemoração do primeiro aniversário do equipamento contou com bolo e um momento de confraternização entre os assistidos e a equipe.
Restaurante Popular Vida Nova
Localizado na Rua do Matadouro, 258, térreo, o Restaurante Popular Vida Nova de Águas Claras funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h, oferecendo 450 refeições diárias de forma gratuita. O espaço é climatizado e segue rigorosos padrões nutricionais, atendendo pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O secretário da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, celebrou o marco do restaurante popular e reforçou a importância do serviço devido à insegurança alimentar na região.
“É uma grande alegria ver esse equipamento funcionando e atendendo tantas pessoas diariamente. Através de pesquisas, mapeamos o bairro de Águas Claras como um local de grande insegurança alimentar, e por isso, tomamos a decisão de trazer o Restaurante Vida Nova para cá. Aqui vemos que os cidadãos também são assistidos no âmbito social, pois os nossos profissionais conversam, acolhem as demandas e realizam os encaminhamentos pertinentes”, declarou Magalhães.
A coordenadora do restaurante, Leiziane Dias, destaca que o impacto do projeto ultrapassa a distribuição de refeições. “Conheço crianças que vieram pequenininhas e já estão caminhando, idosos que compartilham com a gente problemas pessoais, então, acabam virando nossos familiares aqui. A gente já sabe nome, idade, onde mora, têm um carinho com a gente, trazem ‘mimos’ para gente se sentir especial e agradecem muito pelo cuidado. E como alguns deles parecem não ter alguém para conversar, a gente ouve. Eles vêm para cá em busca disso também”, afirma.
Reconhecimento da comunidade
Frequentador assíduo do restaurante desde sua inauguração, Isaac Corrêa elogia a qualidade das refeições e o atendimento prestado. “Uma das coisas que mais me faz ficar empolgado é a questão do cardápio variado e balanceado, que ajuda quem sofre de hipertensão ou pessoa com idade avançada que tem problemas de saúde. Também tem o atendimento da equipe, que é maravilhosa. Queria parabenizar à Prefeitura por esse restaurante aqui na nossa comunidade, atendendo as pessoas mais necessitadas”, ressalta.
Restaurantes populares
Ao todo, Salvador conta com dez restaurantes populares espalhados pela capital baiana, nos bairros Águas Claras, Fazenda Coutos, Mares, Pau da Lima, Periperi, São Cristóvão, São Tomé de Paripe, Sussuarana, Valéria e Pernambués. Juntos, esses restaurantes já distribuíram, somente em 2024, mais de 260 mil refeições gratuitas para a população em situação de vulnerabilidade.
De acordo com a Sempre, os restaurante populares que mais distribuem refeições gratuitas estão em São Tomé de Paripe, com 77.372 refeições, seguido de Pau da Lima (77.359), Águas Claras (53.445) e Periperi (34.900).
Segundo a Secretaria Municipal de Promoção Social, a escolha dos bairros que receberam os restaurantes ocorreu após um estudo sobre a vulnerabilidade alimentar de cada região. “As localidades onde os equipamentos foram instalados são escolhidas de acordo com critérios técnicos, como índices de insegurança alimentar e de pobreza dos bairros”, destacou o secretário da Sempre.
Redação
Mais Lidas
Cidades
Sábado de Aleluia reúne fiéis em vigília solene na Catedral Basílica
Últimas Notícias

Jerônimo entrega novas sedes da polícia e anuncia obras de R$ 158 milhões em Nazaré
Governador da Bahia cumpre agenda no Recôncavo com entregas na segurança pública e investimentos em infraestrutura hídrica

Marinha intensifica fiscalização, apreende seis embarcações e retira 11 de tráfego no Baixo Sul
Ao todo, ações de fiscalização da Capitania dos Portos resultaram em 181 embarcações abordadas e 38 notificações emitidas

BBB 25: grande final promete emoção com shows de ex-participantes e prêmio de R$ 2,7 milhões
Celebração também terá presença de familiares dos finalistas

Bolsonaro segue na UTI e tem alteração de pressão após cirurgia no intestino
Segundo boletim médico divulgado neste sábado (19), quadro clínico segue sob vigilância intensiva e sem previsão de alta

Pressão no Congresso: seis partidos cobram regras urgentes para redes sociais com foco na proteção de crianças
Governo quer retomar projeto de lei que responsabiliza plataformas

Chuvas intensas e ventos de até 100 km/h: Inmet emite alerta para quase todo Brasil neste feriadão
Previsão é de chuvas de até 50 mm por dia

Jerônimo Rodrigues destaca Feira de Caxixis como símbolo da cultura e do turismo na Bahia
Evento reúne ceramistas, atrações culturais e público estimado em 90 mil visitantes até este domingo (20)

Após reprovação da Zalika, Saúde fecha contrato com Pfizer para 57 milhões de doses contra covid-19
Primeira remessa está prevista para ser entregue entre abril e maio, com lote inicial de 8,5 milhões de doses

Davi Brito vira réu por ameaça com arma e violência psicológica contra ex; entenda o caso
Relacionamento aconteceu entre os meses de junho e julho de 2024, após término do ex-BBB baiano com Mani Rego

Parece fácil, mas não é…
Neste artigo, Márcio Marinho defende que comunicação eficaz e escuta empática são pilares para uma política transformadora na Bahia