Salvador registrou uma sexta-feira (29) marcada por intensas chuvas, levando a Defesa Civil de Salvador (Codesal) a operar em regime de plantão para atender a população. De acordo com o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, em apenas 24 horas, os bairros de Massaranduba e Santa Luzia do Lobato, dentre outros bairros daquela região, acumularam mais de 60 milímetros de chuva.
“Sexta-feira de chuva em Salvador, todas as nossas equipes da nossa Defesa Civil estão em regime de plantão, atendendo às solicitações feitas pela população por meio do número 199. Estamos realizando as vistorias, os nossos engenheiros, arquitetos, geólogos, técnicos da Codesal em campo e as nossas equipes do Centro de Monitoramento [de Alerta e Alarme] (Cemadec), o nosso Cemadec, meteorologistas, estatísticos, fazendo toda a monitoria do que ocorre na cidade”, ressaltou Sosthenes.
O diretor ainda destacou a importância da população estar atenta. “A perspectiva é de que a partir de meados do próximo sábado, nós passemos a ter um pouco mais de tranquilidade. Ainda assim, a gente sugere sempre a população, orienta e indica, de que ao observar qualquer cenário de risco, deva se afastar imediatamente e discar 199”.
Frente fria traz instabilidade e alertas
A chegada de uma frente fria, proveniente da região Sudoeste do país e intensificada pelos ventos úmidos do Oceano Atlântico, trouxe dias nublados e chuvas frequentes para Salvador. As temperaturas na cidade variam entre 23ºC e 25ºC, com a previsão de chuvas que se estenderão até o fim de semana. A previsão até o fim desta sexta-feira (30) é de céu nublado com chuvas fracas a moderadas, segundo o boletim da Codesal.
O informe destaca ainda que o clima frio e chuvoso permanece até este sábado (31), com céu nublado a parcialmente nublado e com probabilidade de chuvas a qualquer hora do dia, mantendo também as temperaturas com máximas de 25ºC. A Codesal também ressalta a necessidade de cautela por parte dos motoristas, devido às condições adversas nas ruas.
Até às 9h40 desta sexta, foram registradas 15 ocorrências, sendo seis deslizamentos de terra na região do Subúrbio e Ilha, e nos bairros de Cajazeiras, Pau da Lima e Liberdade. Também houve um desabamento parcial na região entre o Cabula e Tancredo Neves, três ameaças de deslizamento e uma ameaça de desabamento.
Confira:
Leia também:
Turistas de São Paulo desaparecem na Bahia; carro é encontrado carbonizado
Mais de 100 mil estudantes participam da etapa estadual dos Jogos Escolares; abertura aconteceu nesta quinta