CNU 2025: candidatos precisam atingir nota mínima para seguir à segunda fase
Confira regras e como calcular nota da prova objetiva no ‘Enem dos Concursos; Ministério da Gestão destaca redução da abstenção na Bahia
Arte/EBC Agência Brasil
Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) precisam alcançar um número mínimo de acertos nas provas objetivas para seguir na disputa por vagas federais. A etapa, realizada no último domingo (5), é eliminatória e classificatória, e define quem avançará para a prova discursiva, marcada para 7 de dezembro.
De acordo com o edital, os concorrentes a cargos de nível superior — que compõem os blocos temáticos de 1 a 7 — devem acertar pelo menos 36 questões nas provas de conhecimentos gerais e específicos. Já os candidatos de nível intermediário, pertencentes aos blocos 8 e 9, precisam atingir 28 acertos no total das duas provas. Aqueles que não alcançarem o mínimo exigido estarão eliminados automaticamente e não aparecerão na classificação final do certame. As informações são da Agência Brasil.
Gabarito e como calcular nota da prova objetiva
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou, na segunda-feira (6), o gabarito preliminar das provas objetivas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025). As respostas podem ser consultadas no site da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela organização do certame, por meio da Página de Acompanhamento. Para acessar o material, os candidatos devem entrar com sua conta do portal Gov.br.
O CNU 2025 possui dois sistemas de pontuação distintos para cada nível de escolaridade, confira:
Nível intermediário
A avaliação foi composta por 68 questões de múltipla escolha, cada uma valendo um ponto. Assim, o total possível é de 68 pontos, e a nota final corresponde ao número total de acertos obtidos.
Nível superior
Para os cargos de nível superior, a estrutura foi mais complexa. As provas tiveram 90 questões, sendo 30 de conhecimentos gerais (1 ponto por questão) e 60 de conhecimentos específicos, divididas em cinco eixos temáticoscom pesos diferentes, que variam de 1 a 5. Esses pesos são somados para gerar uma nota ponderada, que será usada na classificação geral. Mesmo atingindo a pontuação mínima, o candidato não tem garantia de seguir para a próxima fase, pois a classificação depende do desempenho coletivo dentro de cada bloco temático.
Segundo o edital, serão convocados para a prova discursiva os candidatos classificados em um número equivalente a nove vezes o total de vagas ofertadas para cada cargo.
Paridade de gênero garantida pelo MGI
Uma das novidades desta edição é a garantia de paridade de gênero. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) assegura que pelo menos 50% das vagas entre os classificados para a segunda fase serão destinadas a mulheres.
De acordo com o MGI, “essa medida não retirará a vaga de ninguém: todos os candidatos e candidatas que atingirem a nota mínima serão convocados normalmente. O que muda é que, quando necessário, serão chamadas mais mulheres, além do número previsto inicialmente, para garantir a paridade de gênero nessa segunda etapa”.
Gabarito, recursos e próximas etapas
O gabarito preliminar foi divulgado na segunda-feira (6) no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela aplicação das provas. Os recursos puderam ser enviados nos dias 7 e 8 de outubro.
As próximas datas importantes incluem:
- 12 de novembro de 2025 – divulgação do cartão de respostas e notas finais das provas objetivas;
- 7 de dezembro de 2025 – aplicação da prova discursiva.
Ao todo, o CNU 2025 oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário. Destas, 2.480 são imediatas e 1.172 para cadastro reserva, conforme o MGI.
Abstenção cai para 42,8% no país; Bahia registra 47%
De acordo com a ministra Esther Dweck (PT), o índice de abstenção nacional foi de 42,8%, com 324.971 candidatos ausentes entre os 761.545 inscritos. Apesar do número alto, o percentual representa melhora significativa em relação a 2024, quando o índice chegou a 54%.
Segundo a ministra, o resultado reflete um maior interesse da população em ingressar no serviço público federal.
Na Bahia, quarto estado com mais inscritos (77.862 candidatos), 47% não compareceram, o que coloca o estado na quinta posição em taxa de abstenção. Ainda assim, 36.595 candidatos baianos realizaram as provas em 18 cidades, distribuídas em 102 locais de aplicação — sendo 43 apenas em Salvador. Outros municípios que sediaram provas incluem Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Barreiras, Jequié, Lauro de Freitas, Camaçari e Paulo Afonso, entre outros.
Desempenho regional e logística de aplicação
O Distrito Federal apresentou a menor taxa de abstenção, com 30,8%, seguido por estados das regiões Sul e Sudeste. O Amazonas registrou o maior índice, com 51,2%. O único contratempo relevante ocorreu em uma escola de Manaus (AM), que ficou temporariamente sem energia elétrica. O exame foi retomado após o restabelecimento do fornecimento, sem prejuízos aos participantes.
A Bahia foi destaque pelo alto número de candidatos e pela organização das provas, especialmente na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus, que concentrou 2.844 inscritos.
Panorama geral
Com 436,5 mil candidatos presentes, o CNU 2025 é considerado pelo governo federal um marco na democratização do acesso ao serviço público. Segundo o MGI, o formato unificado permite mais transparência, igualdade de condições e racionalização de custos, além de facilitar a participação de candidatos de todas as regiões do país.
Mais Lidas
Cidades
Homem é preso na Graça acusado de usar cães para atacar e ameaçar moradores
Últimas Notícias
Homem é preso na Graça acusado de usar cães para atacar e ameaçar moradores
SAC realiza atendimento exclusivo para idosos em quase 50 cidades baianas para emissão do novo RG
Iniciativa, que acontece neste sábado (8), busca agilizar emissão do novo documento para pessoas idosas e reduzir filas ao longo da semana
Acordo de Paris, transição energética e financiamento climático marcam segundo dia da Cúpula do Clima em Belém
Lula lidera debates sobre Acordo de Paris, NDCs e cooperação internacional rumo à COP30
Vitória deixa grupo dos mais ameaçados e renova chances de permanência na Série A
Rubro-Negro escapa do Z4 após quase 3 meses e melhora projeções de rebaixamento segundo a UFMG
Ex-ministros pedem a Lula criação de secretaria para conter crise na segurança do Rio após operação com 121 mortos
Grupo de ex-titulares da Justiça e juristas enviam carta ao presidente defendendo ação coordenada da União na capital fluminense
Aposentados têm até dia 14 para contestar descontos indevidos nos benefícios do INSS
INSS também emitiu alerta sobre tentativas de golpe envolvendo ressarcimento
Semob reforça frota de ônibus em Salvador para garantir acesso aos locais de provas do Enem
De acordo com a pasta, entre 10h e 18h, o sistema de transporte coletivo terá o reforço de 143 veículos, distribuídos em 92 linhas e 21 terminais
Salvador reforça combate ao Aedes aegypti com mutirões e atividades na Ribeira nesta sexta
Campanha nacional reforça mobilização em Salvador com ações educativas, inspeções e engajamento comunitário no combate ao Aedes aegypti
Cine Aulão gratuito prepara estudantes para Enem com revisão em salas de cinema neste sábado
Evento será realizado nas salas do Cinemark Salvador Shopping, a partir das 7h30
Consulado dos EUA envia carta ao Rio e lamenta morte de policiais durante megaoperação
Governo do Rio afirmou que mantém constante troca de informações com instituições de combate ao narcotráfico dos EUA
Ivana Mércia assume presidência do TRT-BA e anuncia metas para fortalecer Justiça do Trabalho na Bahia
Mércia expressou emoção ao assumir o cargo máximo da instituição, na noite da última quarta-feira (5)