Clima segue instável em Salvador com previsão de chuvas até domingo
Inmet aponta aumento da instabilidade a partir de quinta; Codesal monitora riscos e registra 13 ocorrências na capital

A capital dos baianos terá mais um dia de clima instável nesta quarta-feira (28), segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), até o próximo domingo (1º), há previsão de chuvas.
Salvador e a Região Metropolitana estão sob a influência de dois efeitos climáticos: uma massa de ar quente, que tende a deixar o tempo firme, e cavados atmosféricos (longas áreas de baixa pressão), que vão garantir os momentos de sol e de chuva até o fim de semana.
Previsão do tempo
A quarta-feira será de pancadas de chuva isoladas por toda a capital baiana. Segundo o Inmet, as chuvas em Salvador serão mais fracas pela manhã, mas ficarão mais intensas entre o fim da tarde e ao longo da noite. As temperaturas deverão variar entre 24ºC e 28ºC, e os ventos permanecerão moderados durante todo o dia. Para a Região Metropolitana, o clima será um reflexo de Salvador, porém com chuvas mais fracas e isoladas.
Ao longo da semana, Salvador e a RMS também vão registrar sol entre nuvens, clima mais quente, porém com previsões de pancadas de chuva isoladas a qualquer hora do dia. As temperaturas deverão variar entre 23ºC e 29ºC até o próximo domingo. O Inmet também afirmou que a instabilidade aumentará a partir desta quinta-feira (29), com possibilidade maior de chuvas intensas.
Já no sábado (31), a previsão é que o sol deverá aparecer, mas o clima deve ficar majoritariamente nublado. Entretanto, as chuvas isoladas permanecem. Para o domingo (1º), as precipitações ficarão mais fracas, com variações entre céu nublado, momentos de sol e clima estável.
O instituto apontou ainda que, no momento, não há nenhum alerta para a Bahia sobre os acumulados de chuva em nenhuma região do Estado.
Alertas da Codesal
A Defesa Civil da capital registrou 13 ocorrências, entre as quais estão seis ameaças de desabamento e três de deslizamento. Dessas, cinco foram registradas no bairro de Pau da Lima, que contabilizou duas ameaças de desabamento e uma de deslizamento de terra.
Já os bairros de Itapuã e Ipitanga estão passando por orientações técnicas e avaliações sobre possíveis ocorrências. Entretanto, a Codesal ainda não revelou ou confirmou quais avaliações estão fazendo na região nem as orientações passadas aos moradores.
Avanço de frente fria no Brasil
O Sul, Centro-oeste e Norte do Brasil estão passando por uma onda de frio, que começou a avançar pelas regiões na terça-feira (27). Segundo especialistas, seguirá em direção ao interior do país, mas ainda não há previsão ou confirmação se chegará à Bahia. Os meteorologistas apontam ainda que o ar polar resultará em uma acentuada queda de temperatura em diversas localidades.
Na quinta-feira (29), os efeitos da frente fria serão sentidos de forma mais ampla. Estão previstas temperaturas baixas em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Oeste e Sul de Mato Grosso, além de áreas de Rondônia, Extremo-sul do Acre e do Amazonas. Conforme os meteorologistas, a massa de ar polar trará mudanças significativas no clima dessas regiões, com possibilidade de formação de nevoeiros e redução na umidade relativa do ar.
Na região Norte, o avanço da frente fria será responsável pela ocorrência do fenômeno conhecido como friagem. Caracterizada por uma queda de temperatura muito acentuada, ela ocorre devido à passagem de ar frio de origem polar e não por excesso de nebulosidade ou precipitação.
Esse fenômeno deve ser observado principalmente em Rondônia, Acre e no Sul do Amazonas, com potencial para alterar temporariamente o padrão climático habitual dessas áreas.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Bruno Reis inaugura 641ª praça e emociona comunidade com homenagem a Zé Bim
Últimas Notícias

Catia Fonseca deixa Band e já tem data de estreia na Globo; saiba quando
Apresentadora entra na emissora com participação no Dança dos Famosos e deve ganhar programa original nas manhãs da TV aberta

Arthur Maia critica taxação de Trump e diz que medida fere princípios de independência: ‘afronta à soberania do Brasil’
Deputado federal critica medida dos EUA e diz que Brasil não deve se submeter à pressões externas

Campanhas com inteligência artificial do PT passam despercebidas por 83% dos brasileiros, revela pesquisa
Peças começaram com mensagens que destacavam a divisão entre ricos e pobres, e pediam a taxação dos super-ricos

Aladilce questiona contrato da FGV na revisão do PDDU de Salvador e cobra cronograma com participação popular
Vereadora cobra documentos e plano participativo da Sedur sobre revisão do planejamento urbano de Salvador

Bahia dá início à temporada de avistamento de baleias-jubarte com foco no turismo sustentável
Temporada coincide com a migração das jubartes da Antártida para o Atlântico Sul

Fause Haten lança livro e reestreia peça ‘Eu Sou Um Monstro’ em Salvador nesta sexta; obra provocadora mistura arte, dor e performance
Peça convida público a acompanhar a transformação de um artista idolatrado em algo monstruoso, provocando reações de encantamento e desconforto

Moraes mantém parte do decreto de Lula sobre IOF, mas derruba taxação do risco sacado
Medida do governo foi parcialmente validada por Moraes, que considerou inconstitucional tributar operação usada por varejistas

Aposentados do INSS têm até novembro para pedir devolução de descontos indevidos
Ministério da Previdência Social informou que os pagamentos dos valores descontados começarão a ser feitos a partir de 24 de julho

Após perder a filha, Lexa doa enxoval personalizado e encontra bebê Sofia que venceu a UTI
Doação foi anunciada nesta quarta-feira (16), poucas horas depois de Lexa ter pedido sugestões de meninas chamadas Sofia que pudessem receber itens personalizados

Professores mantêm greve em Salvador: categoria rejeita acordo e Justiça eleva multa à APLB
Durante assembleia, professores elaboraram uma contraproposta com modificações no texto discutido