Cinco das dez cidades mais violentas do Brasil ficam na Bahia; confira ranking
Levantamento do Ipea mostra taxa de homicídios estimados em 100 mil habitantes por município

A Bahia é o estado com as cinco cidades mais violentas do país, segundo os dados do Atlas da Violência 2024. A pesquisa realizada em 2022, através do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, verificou que sete dos dez municípios com maior taxa de homicídios são baianos.
O levantamento também mostra que das 20 cidades mais violentas do Brasil, 16 delas são do Nordeste. Santo Antônio de Jesus (BA) ocupa o primeiro lugar do ranking, registrando uma média de 94,1 homicídios por 100 mil habitantes. De acordo com o Censo de 2022, a região do Recôncavo baiano possui 103 mil moradores.
Ranking das cidades com maior média de homicídios por 100 mil habitantes
- Santo Antônio de Jesus (BA) – 94,1
- Jequié (BA) – 91,9
- Simões Filho (BA) – 81,2
- Camaçari (BA) – 76,6
- Juazeiro (BA) – 72,3
- Altamira (PA) – 71,3
- Sorriso (MT) – 70,5
- Cabo de Santo Agostinho (PE) – 66,9
- Salvador (BA) – 66,4
- Feira de Santana (BA) – 66
A média do Brasil apresenta 24,5 mortes intencionais a cada 100 mil habitantes. No ano de 2022, 52.391 óbitos foram registrados pela pesquisa.
Levando em consideração as 20 capitais do país, Salvador ocupa o primeiro lugar no quesito cidade mais violenta. São Paulo se encontra na quarta colocação entre os municípios com a menor taxa de homicídios e Florianópolis se configura como a capital menos violenta do Brasil.
Leia também:
Polícia Civil deflagra operação contra tráfico de drogas e homicídio
Rodrigo Fernandes
Mais Lidas
Cidades
ANP: gasolina cai pela 2ª semana e preço médio chega a R$ 6,22
Bahia é o terceiro destino mais buscado por brasileiros em voos nacionais
Últimas Notícias

Hupes-Ufba é habilitado para cirurgias trans e vira referência na Bahia

ANP: gasolina cai pela 2ª semana e preço médio chega a R$ 6,22

Gilmar Mendes vota a favor de decretos de Lula que limita registros para armas
Ministro do STF apoia legalidade de decretos que suspendem registros e limitam atuação de CACs

Barroso volta a defender regulação da IA e diz que STF ‘não está legislando’ em processo sobre redes sociais
Ministro vê riscos no uso da inteligência artificial e explica julgamento que responsabiliza plataformas digitais

Ex-ministro de Bolsonaro deixa prisão, mas terá que cumprir restrições impostas pelo STF
Gilson Machado deverá cumprir medidas cautelares, como comparecimento obrigatório à Justiça e cancelamento do passaporte

Novo alerta de desastres chega ao Nordeste: celulares são testados em Salvador e outras cidades da Bahia
Mensagens com som de emergência chegaram a celulares em Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Santa Cruz Cabrália

Prazo para alistamento militar termina em 30 de junho: veja quem deve se inscrever
Serviço militar obrigatório para homens e voluntário para mulheres terá início em 2026

Zé Cocá diz que Jerônimo o ‘conquistou’ e sinaliza aliança: ‘quem trabalha, o povo reconhece’
Governador esteve em Jequié nesta sexta-feira (13), para anunciar uma série investimentos estaduais no município

PSDB decide suspender incorporação ao Podemos após discordância sobre presidência da nova sigla
Podemos pediu presidência de quatro anos para Renata Abreu; PSDB propunha rodízio até 2028 e vai retomar conversas com outras siglas

STF acelera processo contra Bolsonaro: próxima etapa pode definir pena ou absolvição
Moraes autoriza diligências finais antes das alegações da PGR e defesas; Zanin poderá marcar julgamento após análise dos pedidos

‘Teerã vai queimar’, diz Israel após ataques com mísseis; Irã ameaça EUA, Reino Unido e França
Israel ataca instalações nucleares do Irã e ameaça Teerã; Irã reage e alerta EUA, Reino Unido e França sobre retaliação

Bahia é o terceiro destino mais buscado por brasileiros em voos nacionais
Estado aparece entre os líderes em buscas por passagens aéreas, segundo levantamento com mais de 700 milhões de registros