Chuvas intensas e alertas da Defesa Civil: veja como está o clima em Salvador nesta semana
Com chuvas previstas até o fim de semana, Codesal registra ocorrências em bairros como Cabula, Centro e Cajazeiras e orienta população

A capital baiana amanheceu, nesta segunda-feira (19), nublada, com uma rápida aparição do sol. A previsão do tempo para esta semana indica dias de instabilidade climática, com chuvas a qualquer hora do dia. De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), 32 ocorrências foram registradas na cidade e orienta a população para possíveis situações de risco. Entretanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas amarelos apenas para a região do Extremo-sul do Estado.
Previsão do tempo
A previsão do tempo para esta segunda-feira é de dia nublado, com possibilidade de chuvas isoladas em toda a cidade, com intensidade mais moderada. As temperaturas variam entre 24 °C e 27 °C. A expectativa é de que a segunda-feira seja menos nublada que o fim de semana.
Já nos próximos dias, Salvador deverá ter pancadas de chuva entre terça (20) e quarta-feira (21). Há possibilidade do sol aparecer entre nuvens, mas são esperadas fortes pancadas de chuva, com possibilidade de trovoadas, principalmente na quarta. O clima deverá ficar mais estável a partir de quinta (22), mantendo-se na sexta-feira (23), com céu ainda nublado, mas com chance de sol e chuvas isoladas.
Nesse período, as temperaturas devem variar entre 23 °C e 31 °C. Entretanto, mesmo com o clima quente, são esperadas mais chuvas no próximo fim de semana, segundo a Defesa Civil de Salvador.
Alertas da Codesal
Na capital baiana, a Codesal registrou, das 00h até às 11h30 desta segunda-feira, cerca de 36 ocorrências em toda a cidade. Dentre elas, estão 18 registros de ameaças de desabamento e duas de deslizamento. As ameaças de desabamento foram registradas em diversos bairros, sendo que o Centro, Cajazeiras e Cabula foram os que mais apresentaram notificações, com três ameaças em cada um.
Entre as ocorrências apontadas pela Defesa Civil de Salvador, esses três bairros também foram os que registraram maior número de casos. O Cabula ainda contabilizou uma ameaça de desabamento de muro, uma de queda de árvore e uma ocorrência de infiltração, somando seis registros. Cajazeiras e o Centro da cidade somaram cinco ocorrências em monitoramento.
Inment alerta
Por sua vez, o Inmet emitiu apenas alertas amarelos para o acúmulo de chuvas nas regiões litorâneas do Extremo-sul baiano, como a cidade de Ilhéus. Segundo o instituto, os maiores riscos de chuvas no Estado estão concentrados no Litoral-sul. Para Salvador, especialmente nesta segunda-feira, a previsão indica chuvas de menor intensidade, o que reduz as chances de ocorrências graves.
Entretanto, é importante ficar atento aos alertas e orientações da Codesal para evitar riscos. A Defesa Civil de Salvador está realizando orientações técnicas com a população sobre como agir em caso de necessidade de evacuação. As ações estão sendo realizadas nos bairros do Centro, Liberdade, Itapuã e Subúrbio Ferroviário.
Comunidades seguem desocupadas após sirenes
As evacuações, realizadas no primeiro sábado de maio, abrangeram seis comunidades: Mamede (Alto da Terezinha), Irmã Dulce (Cajazeiras VII), Creche e Moscou (Castelo Branco), Bosque Real e Olaria (Sete de Abril). As áreas atingidas registraram acumulados de chuva superiores a 150 mm em 72 horas e permanecem sob risco.
O acionamento das sirenes fez parte do protocolo do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), que orienta a saída imediata de moradores em áreas de risco. A recomendação é que todos permaneçam em locais seguros previamente definidos, como escolas da rede municipal.
A Codesal segue com plantão 24 horas. Em casos de emergência, a população pode entrar em contato com o órgão pelo telefone 199. O monitoramento das condições climáticas e do solo continua sendo realizado de forma contínua.
Mais Lidas
Veja o que abre e fecha no feriado de Dois de Julho em Salvador e RMS
Cidades
Bruno Reis inaugura 641ª praça e emociona comunidade com homenagem a Zé Bim
Últimas Notícias

Catia Fonseca deixa Band e já tem data de estreia na Globo; saiba quando
Apresentadora entra na emissora com participação no Dança dos Famosos e deve ganhar programa original nas manhãs da TV aberta

Arthur Maia critica taxação de Trump e diz que medida fere princípios de independência: ‘afronta à soberania do Brasil’
Deputado federal critica medida dos EUA e diz que Brasil não deve se submeter à pressões externas

Campanhas com inteligência artificial do PT passam despercebidas por 83% dos brasileiros, revela pesquisa
Peças começaram com mensagens que destacavam a divisão entre ricos e pobres, e pediam a taxação dos super-ricos

Aladilce questiona contrato da FGV na revisão do PDDU de Salvador e cobra cronograma com participação popular
Vereadora cobra documentos e plano participativo da Sedur sobre revisão do planejamento urbano de Salvador

Bahia dá início à temporada de avistamento de baleias-jubarte com foco no turismo sustentável
Temporada coincide com a migração das jubartes da Antártida para o Atlântico Sul

Fause Haten lança livro e reestreia peça ‘Eu Sou Um Monstro’ em Salvador nesta sexta; obra provocadora mistura arte, dor e performance
Peça convida público a acompanhar a transformação de um artista idolatrado em algo monstruoso, provocando reações de encantamento e desconforto

Moraes mantém parte do decreto de Lula sobre IOF, mas derruba taxação do risco sacado
Medida do governo foi parcialmente validada por Moraes, que considerou inconstitucional tributar operação usada por varejistas

Aposentados do INSS têm até novembro para pedir devolução de descontos indevidos
Ministério da Previdência Social informou que os pagamentos dos valores descontados começarão a ser feitos a partir de 24 de julho

Após perder a filha, Lexa doa enxoval personalizado e encontra bebê Sofia que venceu a UTI
Doação foi anunciada nesta quarta-feira (16), poucas horas depois de Lexa ter pedido sugestões de meninas chamadas Sofia que pudessem receber itens personalizados

Professores mantêm greve em Salvador: categoria rejeita acordo e Justiça eleva multa à APLB
Durante assembleia, professores elaboraram uma contraproposta com modificações no texto discutido