Chuvas fortes na Bahia e outros 12 estados: Salvador escapa de alerta, mas previsão aponta pancadas no fim de semana

Segundo Inmet, regiões afetadas podem passar por quedas de energia e alagamentos; capital baiana terá sol entre nuvens e chuvas fracas


Héber Araújo
Héber Araújo 22/05/2025 10:34 • Cidades
Chuvas fortes na Bahia e outros 12 estados: Salvador escapa de alerta, mas previsão aponta pancadas no fim de semana - Equipe M!

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta última quarta-feira (21), alertas para a Bahia e mais 12 estados brasileiros, com previsões de chuvas. Segundo o instituto, as regiões afetadas podem passar por quedas de energia, alagamentos e quedas de árvores. Apesar dos alertas que também atinge a Bahia, Salvador não está entre as regiões afetadas, e a previsão do clima para o fim de semana é de sol entre nuvens e chuvas isoladas.

Previsão do tempo

Salvador registra, nesta quinta-feira (22), sol entre nuvens, com a possibilidade de chover ao longo do dia. Segundo o Inmet, as chuvas serão isoladas e de menor intensidade, podendo chegar até 10 milímetros. Já as temperaturas vão variar entre 22ºC e 29ºC, enquanto a umidade ficará entre 95% e 65% ao longo do dia.

Para o fim de semana, a previsão é de que a sexta-feira (23) apresente um clima mais instável, com o sol aparecendo de manhã, mas com o céu ficando nublado e chuvas fracas ao longo do dia e início da noite. Já as temperaturas devem ficar entre 22ºC e 28ºC.

O sábado (24) e o domingo (25) serão de sol entre nuvens, mas com pancadas de chuvas isoladas por toda Salvador e região metropolitana. As temperaturas voltam a cair e devem ficar entre 21ºC e 27ºC. A previsão é que, na próxima segunda-feira (26), o clima fique mais estável e as temperaturas voltem a subir, com expectativa de 31ºC e, até o momento, não há previsão de chuvas.

Alertas do Inmet

O Inmet emitiu alerta amarelo para 13 estados brasileiros devido à intensidade das chuvas, dentre os quais está a Bahia. Sendo válido até o fim desta quinta-feira, e com uma atualização de alertas prevista para sair na sexta, o instituto informou que as regiões sob risco podem registrar volumes entre 20 e 30 milímetros, podendo chegar ou até passar dos 50 milímetros.

Devido ao volume de chuvas, o Inmet apontou que as regiões afetadas podem sofrer com alagamentos, descargas elétricas, queda de galhos de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e, a depender da região, deslizamentos. O instituto orienta a população a tomar medidas de precaução, como evitar se abrigar debaixo de árvores durante as rajadas de vento, sendo aconselhável não estacionar veículos próximos a torres de energia e placas de publicidade, que podem ser derrubadas pela força do vento.

Confira cada estado e suas regiões sob alerta:

Pará (PA): Nordeste, Marajó, Baixo Amazonas, Sudoeste, Sudeste, Metropolitana de Belém
Amazonas (AM): Centro, Norte
Roraima (RR): Norte, Sul
Amapá (AP): Norte, Sul
Maranhão (MA): Oeste, Leste, Norte, Centro
Ceará (CE): Sul, Sertões, Centro-Sul, Noroeste, Norte, Jaguaribe
Bahia (BA): Vale São Francisco, Nordeste
Pernambuco (PE): Sertão, Agreste, São Francisco
Piauí (PI): Centro-Norte, Sudeste, Sudoeste, Norte
Paraíba (PB): Sertão, Agreste, Mata
Alagoas (AL): Sertão, Agreste, Leste
Sergipe (SE): Leste, Agreste, Sertão
Rio Grande do Norte (RN): Leste, Agreste

Navegação com bandeira verde

A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) anunciou, nesta quinta-feira (22), que a bandeira para a navegação está verde. O órgão da Marinha já havia liderado o retorno das embarcações turísticas à rota Salvador–Mar Grande, na Ilha de Itaparica, desde a última terça-feira (20). Porém, a travessia Salvador–Morro de São Paulo ainda não havia retornado.

O Portal M! entrou em contato com a CPBA sobre o retorno da travessia, mas ainda não obteve retorno.

Héber Araújo

Héber Araújo

Bacharel em Jornalismo pela Unijorge e pós-graduado em Comunicação em Multimeios, sou repórter de política, apaixonado por cinema e entretenimento. Com 2 anos de experiência em assessoria, busco nova pós rumo ao mestrado.

Mais Lidas

Cidades

Últimas Notícias

Catia Fonseca deixa Band e já tem data de estreia na Globo; saiba quando -
Coluna Ohh! 16/07/2025 às 21:42

Catia Fonseca deixa Band e já tem data de estreia na Globo; saiba quando

Apresentadora entra na emissora com participação no Dança dos Famosos e deve ganhar programa original nas manhãs da TV aberta


Arthur Maia critica taxação de Trump e diz que medida fere princípios de independência: ‘afronta à soberania do Brasil’ -
Política 16/07/2025 às 21:19

Arthur Maia critica taxação de Trump e diz que medida fere princípios de independência: ‘afronta à soberania do Brasil’

Deputado federal critica medida dos EUA e diz que Brasil não deve se submeter à pressões externas


Campanhas com inteligência artificial do PT passam despercebidas por 83% dos brasileiros, revela pesquisa -
Política 16/07/2025 às 21:01

Campanhas com inteligência artificial do PT passam despercebidas por 83% dos brasileiros, revela pesquisa

Peças começaram com mensagens que destacavam a divisão entre ricos e pobres, e pediam a taxação dos super-ricos


Aladilce questiona contrato da FGV na revisão do PDDU de Salvador e cobra cronograma com participação popular -
Política 16/07/2025 às 20:41

Aladilce questiona contrato da FGV na revisão do PDDU de Salvador e cobra cronograma com participação popular

Vereadora cobra documentos e plano participativo da Sedur sobre revisão do planejamento urbano de Salvador


Bahia dá início à temporada de avistamento de baleias-jubarte com foco no turismo sustentável -
Cidades 16/07/2025 às 20:29

Bahia dá início à temporada de avistamento de baleias-jubarte com foco no turismo sustentável

Temporada coincide com a migração das jubartes da Antártida para o Atlântico Sul


Fause Haten lança livro e reestreia peça ‘Eu Sou Um Monstro’ em Salvador nesta sexta; obra provocadora mistura arte, dor e performance -
Cultura 16/07/2025 às 20:16

Fause Haten lança livro e reestreia peça ‘Eu Sou Um Monstro’ em Salvador nesta sexta; obra provocadora mistura arte, dor e performance

Peça convida público a acompanhar a transformação de um artista idolatrado em algo monstruoso, provocando reações de encantamento e desconforto


Moraes mantém parte do decreto de Lula sobre IOF, mas derruba taxação do risco sacado -
Política 16/07/2025 às 19:58

Moraes mantém parte do decreto de Lula sobre IOF, mas derruba taxação do risco sacado

Medida do governo foi parcialmente validada por Moraes, que considerou inconstitucional tributar operação usada por varejistas


Aposentados do INSS têm até novembro para pedir devolução de descontos indevidos -
Cidades 16/07/2025 às 19:43

Aposentados do INSS têm até novembro para pedir devolução de descontos indevidos

Ministério da Previdência Social informou que os pagamentos dos valores descontados começarão a ser feitos a partir de 24 de julho


Após perder a filha, Lexa doa enxoval personalizado e encontra bebê Sofia que venceu a UTI -
Coluna Ohh! 16/07/2025 às 19:21

Após perder a filha, Lexa doa enxoval personalizado e encontra bebê Sofia que venceu a UTI

Doação foi anunciada nesta quarta-feira (16), poucas horas depois de Lexa ter pedido sugestões de meninas chamadas Sofia que pudessem receber itens personalizados


Professores mantêm greve em Salvador: categoria rejeita acordo e Justiça eleva multa à APLB -
Cidades 16/07/2025 às 18:57

Professores mantêm greve em Salvador: categoria rejeita acordo e Justiça eleva multa à APLB

Durante assembleia, professores elaboraram uma contraproposta com modificações no texto discutido