O deputado federal Capitão Alden (PL) realizou uma série de publicações em suas redes sociais, onde relembrou ações em prol da saúde mental e prevenção do suicídio, como forma de comemorar o Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a saúde mental. Vale destacar que o parlamentar é membro da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal e é autor da criação da Frente Parlamentar de Combate ao Suicídio e Automutilação (FPCSA).
“Desde o início de minha carreira que venho com olhar sensível sobre o combate ao suicídio. Em minha passagem pela Assembleia Legislativa da Bahia, protocolei projeto sobre instalação de telas de proteção e gradis anti-suicídio e deste o ano passado a gestão Bruno Reis viabilizou esses equipamentos em viadutos e passarelas de Salvador”, declarou Alden, afirmando ainda que em breve ocorrerá o lançamento da FPCSA.
O político pontua ainda que saúde mental e combate ao suicídio são temas que devem ser debatidos o ano todo e não apenas em setembro, por isso, a frente parlamentar terá a função de trazer o tema para o debate várias vezes ao longo do ano.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de mortes devido a suicídio passa de 700 mil todos os anos, representando uma a cada 100 mortes registradas. A OMS afirma ainda que a taxa mundial de suicídio vem diminuindo, entre 2000 e 2019, as taxas caíram 36%. Entretanto, nas Américas, houve um aumento de 17% no mesmo período.
Os dados apontam ainda que as maiores vítimas são jovens entre 15 e 29 anos. No mundo, suicídio é o quarta maior causa mais recorrente de mortes entre jovens adultos e adolescentes, perdendo apenas para acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal.
Leia também:
Brasil conquista mais nove medalhas no sétimo dia de Paralimpíadas
Hemoba intensifica doação de sangue no feriado da Independência