Pular para o conteúdo
Início » Campanha ‘Oxe, me respeite!’ alcança mais de 50 municípios baianos no São João

Campanha ‘Oxe, me respeite!’ alcança mais de 50 municípios baianos no São João

Campanha 'Oxe, me respeite!' alcança mais de 50 municípios durante os eventos de São João na Bahia
Durante São Pedro, ação da SPM será estendida a Itabuna e Juazeiro

A Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SPM) está promovendo a campanha “Oxe, me respeite!”, focada na prevenção e combate às violências de gênero, durante uma das festas mais populares e tradicionais da Bahia. Com o lema “Não é não, assédio e importunação não combinam com o São João”, a iniciativa está presente em 50 municípios, incluindo Salvador, Amargosa, Jequié, Ibicuí, Santo Antônio de Jesus, Andaraí, Senhor do Bonfim e Cruz das Almas.

A secretária estadual de Políticas para Mulheres, Elisangela Araújo, está acompanhando sua implementação em diferentes cidades, como Barro Alto, Queimadas e Valente, onde está neste sábado (22).

“Nossas equipes estão presentes em mais de 50 municípios da Bahia com a campanha Oxe, me respeite!, fundamental para prevenir e enfrentar a violência de gênero. Além disso, disponibilizamos nossa unidade móvel e profissionais para oferecer atendimento jurídico, psicológico e social a mulheres vítimas de violência, como em Conceição do Almeida. Nosso objetivo é garantir que as mulheres aproveitem as festas com alegria e respeito”, destaca.

As equipes da SPM estão focadas na sensibilização sobre formas de assédio e importunação sexual, que incluem práticas como tocar sem consentimento, segurar uma mulher à força pelo braço ou cabelo, forçar beijos, insultar, humilhar e agredir fisicamente ou verbalmente. Durante as interações com os frequentadores dos eventos juninos, é enfatizado que essas práticas são crimes passíveis de prisão, sendo distribuído material educativo e divulgado o número do Disque Denúncia 180.

Em Cruz das Almas, Stefany Santos, estudante, compartilhou como a campanha impactou a comunidade. “Essa campanha é essencial para que as mulheres se sintam seguras e entendam os limites. Algumas pessoas pensam que é só brincadeira, mas não é. Tudo tem limites”. Ademir Mota, técnico em subestação de energia, pai de duas filhas, destacou a importância da iniciativa: “Esta campanha é muito importante para inibir pessoas de abusarem dos outros, puxar cabelo, passar a mão. Não se pode importunar sexualmente ninguém”.

A psicóloga da SPM, Paula Mendes, que participa da sensibilização e do acolhimento às mulheres vítimas de violência de gênero, enfatizou a eficácia da campanha. “As equipes da SPM começam a atuar desde o início das festas, distribuindo material e conversando com as pessoas. Pela minha experiência, percebo que a sensibilização não apenas intimida os agressores potenciais, mas também reduz o assédio e a importunação. É uma estratégia que funciona”.

Além dos municípios já mencionados, a campanha Oxe, me respeite! também está sendo realizada em Irecê, Capela do Alto Alegre, Lauro de Freitas, Glória, Mucugê, Monte Santo, Lamarão, Souto Soares, Mulungu do Morro, Itajuípe, Mutuípe, Governador Mangabeira, Feira de Santana, Iramaia, Valente, Cachoeira, Muritiba, Retirolândia e Conceição do Coité. Durante o São Pedro, a ação será estendida a Itabuna e Juazeiro.

Leia também:

São João da Bahia: Grandes atrações se apresentam no Parque de Exposições de Salvador neste sábado

São João do Pelô tem show de Geraldo Azevedo, Falamansa e Roberta Miranda; confira programação

Mais de 20 mil pessoas curtem 4° dia do São João da Bahia em Salvador

Marcações:
Reprodução/SPM