Camila Canário assume Defensoria Pública da Bahia com plano de expansão e uso de tecnologia
Camila estará à frente da DPE-BA no biênio 2025-2027, ao lado de Monica Soares e Laíssa Rocha

Camila Canário tomou posse, nesta quinta-feira (20), como defensora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA), durante cerimônia realizada no Auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA). Camila estará à frente da DPE-BA no biênio 2025-2027, ao lado de Monica Soares e Laíssa Rocha, que assumem como subdefensora-geral e coordenadora executiva das Especializadas, respectivamente.
A solenidade reuniu autoridades do Sistema de Justiça, além de representantes dos poderes Executivo e Legislativo.
Camila Canário é a sétima mulher a ocupar o mais alto cargo da Defensoria na Bahia. Integrante da instituição desde 2007, já desempenhou funções como conselheira suplente do Conselho Superior da DPE/BA, diretora da Associação de Defensoras e Defensores Públicos da Bahia e coordenadora do Núcleo de Proteção ao Idoso.
Compromisso com inovação e transparência
Durante a posse, a defensora-geral reafirmou o compromisso com a melhoria dos serviços prestados pela DPE-BA e destacou a importância da expansão da atuação extrajudicial. Segundo ela, um dos objetivos será ampliar a transparência e promover a modernização da Defensoria, garantindo maior eficiência no atendimento à população.
“Está em nossas prioridades fazer com que nós possamos trilhar melhores caminhos da extrajudicialidade e mostrar que a Defensoria pode ser um excelente filtro do Sistema de Justiça. Para isso, apostamos na inovação, transparência e modernidade para defesa do público vulnerabilizado”, afirmou.
Camila foi nomeada para o cargo em fevereiro pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), após integrar a lista tríplice formada pelos defensores mais votados na eleição interna da DPE-BA. A nova gestão terá como foco a melhoria da eficiência institucional e a ampliação da assistência à população em situação de vulnerabilidade.
Primeiras medidas
Desde março, quando assumiu oficialmente o cargo, Camila Canário iniciou a implementação de ações previstas em seu projeto de gestão. Entre as iniciativas está a criação de uma Coordenação Estratégica para uniformizar e ampliar a atuação da Defensoria, além de uma Coordenação de Tecnologia e Inovação.
Um grupo de defensores também está testando o uso de inteligência artificial para otimizar o atendimento e a solução de casos jurídicos.
Formação e atuação institucional
Com uma trajetória de 17 anos na Defensoria, Camila atua na Auditoria Militar desde 2019, onde defende a igualdade de representatividade feminina nas carreiras militares. Já integrou o Núcleo Criminal da DPE/BA e trabalhou nas áreas de Família, Cível, Consumidor, Idoso e Fazenda Pública.
No Conselho Superior da Defensoria, foi conselheira suplente entre 2023 e 2025, além de corregedora auxiliar e diretora da associação da categoria.
Camila Canário é mestra em Segurança Pública e possui especializações em Processo Civil pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Direito Público pela Faculdade Baiana de Direito e Direito aplicado à Defensoria pela UNIFACS.
Além disso, tem formação em Inovação e Disrupção Digital pela Universidade de Cambridge e está cursando MBA em Finanças Corporativas pela Exame Inc.
Ela também é coautora da Campanha Permanente contra Violência Institucional e Política de Gênero nas Defensorias Públicas e cofundadora da Associação das Mulheres Defensoras Públicas do Brasil (Amdefa).
Além disso, integra a Comissão da Mulher da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep).
Mais Lidas
Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita
Cidades
Últimas Notícias

Lula empossa Frederico de Siqueira Filho como novo ministro das Comunicações

Cassação de Glauber Braga avança na Câmara após rejeição de recurso na CCJ

Bahia busca liderança na Libertadores em jogo decisivo contra Atlético Nacional
Partida na Arena Fonte Nova é decisiva para Tricolor manter vantagem no Grupo F; veja prováveis escalações, desfalques e onde assistir

Fraude bilionária no INSS: governo age para recuperar R$ 6,3 bilhões desviados de aposentados
Operação Sem Desconto revela esquema nacional, provoca demissão do presidente do INSS e suspensão de convênios com entidades
Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe e é intimado na uti após live polêmica
Ex-presidente foi notificado no hospital e criticou ação judicial; Sindicatos de Oficiais de Justiça reagem com nota pública

Bruno Reis rebate debandada de prefeitos da oposição e alfineta Jerônimo: ‘só espuma, pouco resultado’
Prefeito adota tom cauteloso sobre ida do PDT para base de Jerônimo e cita apoio popular ao comentar 66% de aprovação em pesquisa

Ponte de R$ 3,1 milhões vai transformar acesso rural em Caetité; obra atende demanda histórica
Nova estrutura viária vai garantir mais segurança e facilitar deslocamento entre áreas rurais e BR-030 no Sudoeste baiano

Lula entrega PEC da Segurança e revela plano para enfrentar ‘multinacional do crime’ no Brasil
Proposta amplia papel do governo federal na segurança pública, cria corregedorias nas polícias e inclui sociedade civil no Conselho Nacional

Campo com grama sintética, moradias e praças: veja pacote de obras no Subúrbio de Salvador
Intervenções foram entregues pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil) nesta última quarta-feira (23)

Presidente do Sinjorba denuncia ataques à imprensa e defende: ‘sem diploma, o jornalismo perde sua essência’
Para Moacy Neves, no entanto, categoria tem o que comemorar graças aos avanços dos últimos anos

Basílica aberta à noite atrai multidão: milhares se despedem de Francisco em clima de comoção
Fiéis enfrentam longas filas em silêncio para homenagear papa, falecido após sofrer AVC; enterro será no sábado, em cerimônia solene

Alerta laranja em Salvador: veja bairros mais atingidos pelas chuvas nas últimas 24 horas
Volume de chuva acumulado já ultrapassa os 40 mm, segundo Defesa Civil de Salvador