Bruno Reis reforça laços culturais entre Salvador e Benin em visita oficial ao país africano
Em viagem pelo Benin, no continente africano, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), participou, na sexta-feira (10), de eventos culturais e reuniões diplomáticas ao lado do presidente do país, Patrice Talon, e do embaixador beninense no Brasil, Boniface Vignon. No encontro, o prefeito presenteou o mandatário com um livro sobre o movimento Salvador Capital […]
Em viagem pelo Benin, no continente africano, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), participou, na sexta-feira (10), de eventos culturais e reuniões diplomáticas ao lado do presidente do país, Patrice Talon, e do embaixador beninense no Brasil, Boniface Vignon. No encontro, o prefeito presenteou o mandatário com um livro sobre o movimento Salvador Capital Afro, que busca fortalecer as conexões da cidade com suas raízes africanas.
Em seguida, o chefe do Executivo municipal soteropolitano retornou à histórica cidade de Ouidah, onde estão acontecendo as celebrações do festival Vodun Days, evento dedicado à espiritualidade, música, cultura e arte Vodum. Durante o evento, o prefeito assistiu à apresentação do Balé Folclórico da Bahia (BFB), considerado um dos maiores balés folclóricos do mundo, que conta com apoio institucional da Prefeitura de Salvador desde 2023.
Conexão com a ancestralidade
O território do Benin foi a principal origem de onde partiam os navios negreiros levando pessoas escravizadas ao Brasil, sobretudo para a Bahia.
“Chegar aqui é também voltar um pouco no tempo e entender a história. Podemos conhecer melhor as nossas raízes e as nossas origens e, assim, entender melhor muitas das ações e enfrentamentos que devemos ter no nosso dia a dia em Salvador. A vinda a Ouidah e ao Benin como um todo é para compreender ainda mais essas relações passadas, que nos permitem hoje, no presente, tomar decisões melhores para que a gente faça uma gestão ainda melhor da nossa cidade”, declarou o prefeito Bruno Reis.
Ele destacou ainda que a missão internacional busca firmar parcerias nos campos do turismo, reparação histórica e intercâmbio cultural, reforçando o papel de Salvador como a capital afro do Brasil.
Cultura e espiritualidade
Como parte das atividades do Vodun Days, Bruno Reis presenciou uma cerimônia de Vodun Egungun, culto tradicional que homenageia o espírito de pessoas importantes já falecidas. Essa prática, de matriz africana, é uma das bases do Candomblé brasileiro.
“É uma alegria poder participar de mais um dia do Vodun Days. Nós temos, também, alguns eventos tradicionais como este em nossa cidade. Ao chegar aqui, a gente sente uma energia que é a mesma energia do nosso povo lá em Salvador, com as mesmas características dos nossos eventos”, contou Reis.
Além do prefeito, a comitiva soteropolitana contou com os secretários municipais Cacá Leão (Governo), Isaura Genoveva (Reparação), Giovanna Victer (Fazenda), Renata Vidal (Comunicação) e o subsecretário de Cultura, Walter Pinto.
Margareth Menezes no Benin
Além do prefeito de Salvador, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, também viajou para o país da África Ocidental, juntamente com seu comitê, para realizar a implementação dos acordos culturais entre os países, como forma de ampliar a cooperação nos campos das artes, do audiovisual e do patrimônio cultural.
“A África está no coração do Brasil, e hoje posso dizer que o Benin ocupa esse espaço de forma ainda mais importante. O Festival das Culturas Ancestrais conecta o nosso passado ao presente, promovendo o futuro da nossa ancestralidade comum”, contou a ministra.
Além de Margareth Menezes, a delegação brasileira foi composta pela secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga; pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass; pelo presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge; e por representantes dos Ministérios das Relações Exteriores, da Igualdade Racial, do Governo da Bahia e da Prefeitura de Salvador.
Mais Lidas
Cidades
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Academia Salvador: projeto gratuito beneficia quase 20 mil pessoas
Capacitação em Salvador fortalece inclusão de jovens com TEA no esporte
Últimas Notícias
Lula apoia oficialmente Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Festival de Verão Salvador 2025: tudo que precisa saber sobre evento
Israel liberta segunda leva de prisioneiros palestinos como parte de acordo de cessar-fogo
Entre libertados, 70 foram deportados ou exilados e não poderão retornar à Faixa de Gaza ou à Cisjordânia
Previsão do tempo: como será último fim de semana de janeiro em Salvador e na Bahia
Temperaturas previstas para capital baiana variam entre 24°C e 33°C; confira
Resumo BBB 25 de sexta (24/01): queridômetro agita casa, desabafo de Daniele e três duplas na mira do Líder
Com novos líderes em ação, Diogo Almeida e Vilma começaram a desenhar próximo paredão; veja o que rolou
Otto diz que vai liderar movimento para acabar com eleição a cada 2 anos: ‘Veneno que vai destruir a democracia’
Ao Portal M!, o senador afirmou que o Congresso precisa tomar 'vergonha' para tratar a temática
Carga tributária e câmbio foram maiores desafios para a indústria no fim de 2024, aponta CNI
Levantamento é da Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria
‘Prefeitura-Bairro Vai Até Você’ oferece serviços gratuitos no Vale das Pedrinhas neste sábado
Ação acontece das 9h às 15h, na Escola Municipal do bairro e é aberto à população da região
Após ex-diretora, ex-coordenador do Conjunto Penal de Eunápolis é preso suspeito de facilitar fuga de detentos
Um dia antes, Joneuma Silva Neres também foi presa; apenas um dos 16 foragidos foi encontrado, mas morreu após confronto com polícia
Ibama abre concurso público com 460 vagas em todo o Brasil e salários de até R$ 9,9 mil
Vagas abrangem os cargos de analista ambiental (330 vagas) e analista administrativo (130 vagas)
Fernanda Torres defende atriz de ‘Emilia Pérez’ e critica ataques de fãs no Oscar: ‘Merece nosso carinho’
Atriz brasileira relatou um episódio de bastidores vivido ao lado da espanhola
Ministro da Comunicação lidera ofensiva do PT para fortalecer imagem do governo nas redes
Grupo de influenciadores, chamado de 'comunicadores digitais', será acionado em regiões estratégicas para reforçar a comunicação