Bruno Reis lamenta morte após deslizamento de terra e anuncia obras em Saramandaia
Segundo gestor, área vai passar por grande intervenção de engenharia
Betto Jr. / Secom PMS
As fortes chuvas que atingem Salvador provocaram o deslizamento de terra no bairro de Saramandaia, resultando na morte de um homem e deixando famílias desabrigadas na manhã desta quarta-feira (27). O prefeito Bruno Reis esteve no local para acompanhar o trabalho das equipes de resgate e oferecer suporte às famílias afetadas.
“Infelizmente, já temos a confirmação de um óbito na região da Rua da Horta. Estamos todos aqui lamentando a perda de um irmão soteropolitano por conta destas chuvas. Toda a equipe da Prefeitura está aqui, mobilizada, para atender aos moradores e aos familiares das vítimas. As equipes vão retirar os escombros e as buscas vão continuar até o final. Todas as famílias serão assistidas. A gente já preparou duas escolas aqui no bairro para servirem de abrigo provisório. Naturalmente, elas vão receber o Aluguel Social”, afirmou o prefeito.
Além da Rua da Horta, outro deslizamento foi registrado na Rua Amargosa, onde três pessoas ficaram soterradas. Equipes do SAMU, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil (Codesal), Polícia Militar e maquinários da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) estão trabalhando na remoção dos escombros.
“Graças a Deus, uma criança de seis anos já foi resgatada com vida (do deslizamento na Rua Amargosa). O Grupamento Aéreo (Graer) da PM está aqui e um helicóptero vai levar essa criança ao Hospital do Subúrbio. Outras duas pessoas já foram localizadas e vão sair, com fé em Deus, com vida dos escombros”, explicou o prefeito.
Segundo a Prefeitura, agentes da Secretaria Municipal de Promoção Social (Sempre) estão acolhendo as famílias e outras equipes, como as da Limpurb e da Diretoria de Iluminação Pública, também auxiliam nos trabalhos de apoio e limpeza.
“Aqui na Saramandaia foi a região em que mais choveu na cidade. Já chegamos a um acumulado de chuvas de mais de 336mm. Era previsto para o mês inteiro de novembro 111mm. Portanto, tivemos um volume de chuvas três vezes maior”, destacou Reis.
O prefeito garantiu a realização de obras emergenciais na região para prevenir novos acidentes. “Essa área aqui vai passar por uma grande intervenção de engenharia. A Prefeitura já tem mapeadas todas as áreas de risco. Nós contratamos um sistema que as identificou e apresentou quais são as soluções de engenharia para cada área. Aqui, por exemplo, há um valor parametrizado em torno de R$11 milhões de cortina atirantada. Vou autorizar de imediato a finalização do projeto e dar início às obras de proteção de mais uma área na nossa cidade”, declarou.
O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, pediu atenção da população às áreas de risco devido ao solo encharcado. “Aqui tivemos um acumulado de chuvas muito expressivo, o que gerou uma situação que nos deixou consternados. O que a gente sempre preconiza e pede à população é que fique atenta nesse período. Muito tempo de chuva, chuvas intensas, então o solo já está encharcado. Qualquer situação diferente pode gerar uma ruptura”, alertou.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Cidades
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.