Prefeitura inicia construção do primeiro Creas Modelo de Salvador com investimento de R$ 3,2 milhões
Nova unidade vai atender até 400 famílias por mês e integra plano de modernização da assistência social na capital

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) autorizou, nesta segunda-feira (5), o início das obras do primeiro Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) com padrão Modelo em Salvador. A unidade será construída no bairro de São Marcos com investimento de R$ 3,2 milhões, e faz parte de um projeto da Prefeitura para modernizar todos os equipamentos da rede de assistência social da capital baiana.
O novo espaço terá capacidade para atender até 400 famílias por mês, alcançando diretamente moradores de mais de 20 bairros da região.
Segundo o prefeito, com essa iniciativa, a gestão municipal reforça seu compromisso com a ampliação e qualificação dos serviços voltados à população em situação de vulnerabilidade. O Creas Modelo de São Marcos será o primeiro a seguir um projeto arquitetônico padronizado, com infraestrutura planejada para garantir melhor acolhimento, privacidade e acessibilidade, além de condições mais adequadas de trabalho para as equipes técnicas.
“Até o final destes quatro anos, todos os nossos equipamentos, sejam os CRAS, CREAS ou Centros Pop, estarão no padrão Modelo. Já entregamos o primeiro CRAS Modelo, em Valéria, e começamos as obras dos CRAS Modelo da Boca do Rio e de Narandiba. Agora, estamos iniciando o primeiro CREAS Modelo aqui, em São Marcos”, disse.
Novo padrão busca acolhimento mais humanizado
O padrão Modelo adotado pela Prefeitura de Salvador estabelece diretrizes para a construção de unidades com salas específicas para acolhimento emergencial, atendimento psicológico, acompanhamento social e cadastro no CadÚnico, entre outros serviços. O objetivo é tornar os equipamentos da assistência social mais eficientes, seguros e acolhedores.
O Creas é destinado ao atendimento de pessoas que já sofreram violações de direitos, como vítimas de violência, abuso ou negligência. Diferente dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que atuam de forma preventiva, os Creas oferecem suporte especializado em casos mais complexos. Por isso, a estrutura física adequada é fundamental para garantir o atendimento digno e eficaz dessas demandas.
Gestão projeta modernização de toda a rede até 2026
O projeto do Creas Modelo de São Marcos é o primeiro do tipo a ser implantado na cidade, mas faz parte de um plano mais amplo da atual gestão, que pretende adaptar toda a rede municipal incluindo os Cras e os Centros Pop ao novo padrão construtivo até o fim da atual administração.
A Prefeitura já entregou um Cras Modelo em Valéria e está com obras em andamento nas unidades da Boca do Rio e de Narandiba. Segundo a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), outras quatro ordens de serviço para Cras Modelo devem ser assinadas em breve, ampliando a cobertura e a qualificação da rede.
Atualmente, Salvador possui sete unidades de Creas em funcionamento e 28 Cras, que formam a base da assistência social no município. A modernização desses espaços é vista como fundamental para garantir um atendimento mais eficiente e digno às pessoas em situação de vulnerabilidade.
De acordo com o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, a iniciativa faz parte da política adotada pela gestão municipal de requalificar e melhorar a infraestrutura de atendimento de todos equipamentos da assistência social.
“Um olhar diferenciado que a Prefeitura tem tido para esses espaços sócio-assistenciais, porque entendemos que a população em vulnerabilidade social merece um atendimento digno. Vamos entregar salas climatizadas, com acessibilidade total para pessoas com deficiência, para que todos sejam acolhidos com a qualidade e o respeito que essas pessoas merecem”, afirmou.
Mais Lidas
Cidades
Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos
Seis em cada dez apostadores usaram bets ilegais este ano, aponta pesquisa
Últimas Notícias

Chuvas intensas colocam Salvador em estado de atenção e causam transtornos

Inscrições para o Enem 2025 terminam nesta sexta-feira; veja como participar do exame
Prazo inicialmente terminaria em 6 de junho e foi prorrogado em uma semana pelo Ministério da Educação

Inscrições para preparatório gratuito do Enem em Salvador terminam nesta sexta-feira; veja como participar
Aulas têm início previsto para o mês de julho e serão oferecidas de forma presencial por instituições parceiras da Prefeitura

Praça Municipal sediará IV Festival de Quadrilhas Juninas de Salvador a partir desta sexta; confira programação completa
Praça Municipal recebe oito grupos nos dias 13, 14 e 18 com apresentações que integram o Arraiá da Prefs 2025

Brasil pode atingir recorde com 336,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25
Caso previsão se confirme, volume representará um aumento de 13% em relação ao ciclo anterior

Confederações do setor produtivo se unem em protesto contra MP que eleva impostos no lugar do IOF
Empresariado contesta elevação de tributos e pede previsibilidade na política fiscal

Senado aprova penas mais duras para crimes em escolas; homicídio passa a ser considerado hediondo
Texto segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Léo Santana grava novo EP em posto de gasolina e atrai multidão em Salvador
Projeto mistura pagodão, forrógode e fuleragem, e será lançado ainda em junho com regravações e inéditas

CBPM firma parceria com Câmara Brasil-Canadá e busca ampliar investimentos estrangeiros na mineração baiana
Parceria busca promover sustentabilidade e atrair capital estrangeiro para o setor mineral do estado

Prefeitura de Salvador entrega 100 casas reformadas pelo Morar Melhor no Acupe de Brotas
Meta da gestão municipal é chegar a 60 mil imóveis até o fim de 2025

Ativista brasileiro é deportado por Israel após missão humanitária rumo à Faixa de Gaza
Ministério das Relações Exteriores de Israel classificou a ação do barco como 'manobra publicitária'