Os testes com um ônibus articulado elétrico de 23 metros no BRT Salvador foi iniciado nesta quinta-feira (26). O veículo tem capacidade para transportar até 150 passageiros e está sendo avaliado para verificar sua adequação ao sistema de transporte da cidade, circulando na linha B1 do BRT, que liga a Rodoviária à Pituba.
O teste contou com a participação de uma motorista mulher, contratada pelo projeto “Mulheres no Volante”, parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), a Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e a Associação das Empresas de Transporte de Salvador (Integra). A ação está inserida em um contexto mais amplo, em que Salvador busca obter um financiamento de US$94 milhões do Banco Mundial para adquirir quase 100 ônibus elétricos, reforçando a sustentabilidade do transporte público local.
A motorista Carla Patrícia Maltez, responsável por conduzir o ônibus articulado elétrico, expressou satisfação com a experiência. “Que carrão! Estou maravilhada! Se eu estou me sentindo assim, imaginem os passageiros”, comentou. Carla, que começou como cobradora, destacou o orgulho de sua trajetória, passando por diversas funções até chegar a conduzir o veículo elétrico de 23 metros.
O ônibus segue em fase de testes, realizando viagens expressas entre a Rodoviária e a Estação Pituba. Durante o período, a Semob avaliará a opinião dos passageiros sobre o desempenho do veículo. Folders com QR Codes estão sendo distribuídos nas estações para que os usuários registrem suas impressões e contribuam para o aperfeiçoamento do serviço.
O secretário da Semob, Fabrizzio Muller, afirmou que trazer esse tipo de veículo para Salvador é importante para conhecer suas especificidades e verificar seu desempenho. “Estamos trabalhando para que em breve nossa cidade receba cada vez mais ônibus modernos e de alta capacidade de transporte”, destacou Muller.
Leia também:
Arquidiocese de Salvador finaliza etapa do processo de beatificação de Madre Vitória
Salvador ganha oitava academia pública ao ar livre no Bonfim