Brasileiros planejam gastar mais com viagens no fim de ano, aponta pesquisa
Cidades litorâneas aparecem como os destinos mais procurados pelos brasileiros
A maioria dos brasileiros pretende aumentar os gastos com viagens no fim de ano em comparação com 2023, segundo aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, e divulgada nesta sexta-feira (13). O levantamento mostra que 58% dos entrevistados desejam investir mais nas festividades deste ano. As informações são da Agência Brasil.
Entre os 1.461 participantes, ouvidos entre os dias 2 e 4 de dezembro, 52% manifestaram intenção de viajar no período, enquanto 29% planejam gastar a mesma quantia que no ano passado, e 13% afirmaram que irão reduzir os custos. As cidades litorâneas aparecem como os destinos mais procurados pelos brasileiros.
O presidente do Instituto Locomotiva, Renato Meirelles, destacou que os jovens lideram o interesse por viagens de fim de ano. “Os brasileiros, inclusive nas classes C e D, estão conseguindo investir mais em viagens de férias este ano. Para os jovens, esse percentual alcança 58%”, afirmou Meirelles.
Litoral é preferência
A pesquisa também apontou que 57% dos entrevistados preferem cidades com praias para passar as festas de fim de ano. Outros 18% optam por grandes centros urbanos fora do litoral, enquanto os demais não definiram preferências de localização.
Quando se trata de hospedagem, 49% dos viajantes pretendem escolher hotéis ou pousadas. Aluguel de casas ou apartamentos é a escolha de 24%, e 16% planejam ficar em residências próprias, de amigos ou familiares.
Em meio à retomada do turismo, o levantamento reforça a tendência de os brasileiros utilizarem o período de festas para explorar novos destinos e se deslocarem para celebrar fora de suas cidades.
Uso do 13º para bets
O estudo também analisou como os brasileiros pretendem utilizar o 13º salário ou rendas extras neste fim de ano. Segundo o levantamento, 45% da população, o equivalente a 39 milhões de pessoas, planejam usar esse recurso para compras, enquanto 21% optam por aplicá-lo em apostas esportivas, loterias e similares.
De acordo com Renato Meirelles, essa tendência é impulsionada pela busca de multiplicação rápida do salário adicional. “É a falsa sensação do ganho fácil, da ilusão de controle”, observou Meirelles.
A pesquisa ainda revelou que 54% da população, cerca de 46 milhões de pessoas, pretendem guardar ou investir o dinheiro, enquanto 26% desejam utilizá-lo para quitar dívidas.
Gerações e classes sociais
Os dados refletem diferentes prioridades entre os estratos sociais. Entre as classes AB, 62% dos entrevistados preferem guardar ou investir o 13º salário. Já entre as classes DE, as compras aparecem como principal objetivo, com 43% dos entrevistados afirmando essa intenção.
A análise geracional também trouxe diferenças marcantes. Na geração Z (18 a 29 anos), 62% dos jovens afirmaram que pretendem guardar ou investir. Entre os millennials (30 a 40 anos), 49% priorizam compras, enquanto 44% dos baby boomers (61 anos ou mais) dividem as intenções entre investir e consumir.
Os entrevistados da geração X (41 a 60 anos) são os que mais pretendem usar os recursos para quitar dívidas, representando 31% desse público. Entre os baby boomers, o percentual é de 28%.
Respostas múltiplas
O levantamento mostrou que as prioridades podem se sobrepor, uma vez que muitos entrevistados relataram intenção de aplicar o dinheiro em mais de um objetivo. Roupas e acessórios são os itens mais procurados, com 60% dos consumidores indicando essa preferência. Alimentos e bebidas aparecem logo atrás, com 57%, seguidos por calçados, com 53%.
Os dados foram coletados por meio de 1.461 entrevistas digitais realizadas entre os dias 2 e 4 de dezembro, abrangendo respondentes acima de 18 anos em todo o Brasil. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, segundo o Instituto Locomotiva.
Mais Lidas
Cidades
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Academia Salvador: projeto gratuito beneficia quase 20 mil pessoas
Últimas Notícias
Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador
Iniciativa aconteceu, desta vez, no bairro de Campinas de Pirajá
‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana
Projeto busca eliminar filas para consultas e exames médicos com ações integradas e parcerias estratégicas
Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’
Parlamentares argumentam que a suspensão pode agravar a evasão escolar e excluir milhares de jovens do sistema educacional
Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima
De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram ranking dos estados com mais casos contra comunidade; veja números
Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’
Após polêmica, contas oficiais dos brothers foram derrubadas na rede social X
Lula apoia oficialmente Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031
Presidente destaca legado esportivo e infraestrutura já existente em carta enviada à Panam Sports
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Em único dia, foram registrados 125 mm de precipitação, 43,4% do volume esperado para todo mês de janeiro
Aeronave americana com brasileiros deportados passa por problemas técnicos em Manaus
Governo Trump intensifica políticas anti-imigração; inicialmente, voo teria como destino final Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte
Festival de Verão Salvador 2025: tudo que precisa saber sobre evento
Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Alok e grandes encontros são destaques desta edição que acontece neste sábado e domingo
Israel liberta segunda leva de prisioneiros palestinos como parte de acordo de cessar-fogo
Entre libertados, 70 foram deportados ou exilados e não poderão retornar à Faixa de Gaza ou à Cisjordânia