Brasil enfrenta Paraguai em Assunção em busca de evolução nas Eliminatórias
Jogo começa às 21h30 e é válido pela 8º rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026

A seleção brasileira venceu o Equador na última sexta-feira (6), subiu na tabela das Eliminatórias e aliviou um pouco a pressão. No entanto, a exigência por um futebol melhor persiste para o time de Dorival Júnior. A equipe terá outra chance de mostrar evolução nesta terça-feira (10), ao enfrentar o Paraguai em Assunção. O jogo começa às 21h30 (horário de Brasília) e é válido pela oitava rodada do torneio classificatório para a Copa do Mundo de 2026.
Com a vitória sobre o Equador, o Brasil avançou do sexto para o quarto lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas, atingindo 10 pontos e quebrando uma sequência de quatro jogos sem vitória. Embora a vitória tenha sido significativa, ela ocorreu sem grande brilho.
O desempenho da seleção não apresentou melhorias em relação à Copa América. O jogo contra os equatorianos foi insatisfatório e sem criatividade, com os jogadores de Dorival Júnior produzindo poucas chances. A expectativa é que a situação melhore no Defensores del Chaco contra o Paraguai, um adversário mais fraco, mas que possui uma razoável capacidade de competição em casa.
“Tem alguns jogos hoje que são complicados, ainda mais aqui no Brasil. Algumas seleções chegam com esquema defensivo muito fechado. O Equador, por exemplo, veio com linha de cinco, tirando a liberdade dos pontas”, disse o volante André, que foi titular no duelo com os equatorianos.
Criticado, o cauteloso Dorival fez alterações no ataque da seleção brasileira para a segunda partida desta Data Fifa nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Endrick deve ser escalado entre os titulares no jogo contra o Paraguai, substituindo Luiz Henrique.
Rodrygo, por sua vez, atuará pelo lado direito do ataque. Ele foi mais centralizado na vitória por 1 a 0 sobre o Equador, na sexta-feira, na capital paranaense. De qualquer forma, ele divide as jogadas com Lucas Paquetá. Na ponta esquerda, Vini Jr continua, mas não tem conseguido repetir suas brilhantes atuações pelo Real Madrid com a camisa da seleção.
“É um novo ciclo, temos muito a melhor. Somos um time jovem e de muita qualidade. A partir do momento em que estivermos entrosado em campo, as coisas vão fluir melhor”, afirmou o zagueiro Gabriel Magalhães. “Futebol hoje não é só jogar bonito, é resultado. Vai ter jogo que você vai ganhar de 1 a 0 sem jogar bem e vai ter jogo que você vai jogar bem e não ganhar. Isso é o futebol”, complementou.
O Paraguai perdeu apenas um dos últimos cinco jogos em casa contra o Brasil nas Eliminatórias, mas está em uma posição ruim na tabela. Com seis pontos, ocupa o sétimo lugar, e a seleção é treinada pelo argentino Gustavo Alfaro, que começou seu comando com um empate contra o Uruguai. “Temos um material muito bom para levar adiante”, afirma o otimista treinador, que comandou a Costa Rica na última Copa América.
Ficha técnica – Paraguai x Brasil
Paraguai – Gatito Fernánndez; Velázquez, Gómez, Junior Alonso e Alderete; Bobadilla, Villasanti, Diego Gómez e Almirón; Enciso e Isidor Pitta. Técnico: Gustavo Alfaro.
Brasil – Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; André, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rodrygo, Endrick e Vinicius Júnior. Técnico: Dorival Júnior.
Árbitro – Andres Matonte (Uruguai).
Horário – 21h30 (de Brasília).
Local – Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.
Leia também:
BRT Salvador registra 1,5 milhão de passageiros transportados em agosto
Chesf anuncia redução na vazão da usina hidrelétrica de Sobradinho, no norte da Bahia
Mais Lidas
Cidades
Casarão desaba parcialmente no Santo Antônio e preocupa moradores da região
Tragédia em SC: queda de balão deixa 8 mortos no sul do país
Últimas Notícias

Alceu Valença lota Largo do Pelourinho e emociona público com show especial no São João de Salvador
Centro Histórico reúne turistas e baianos em noite de forró, cultura e segurança durante a festa junina

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior
Governador celebra São João em São Félix e Cruz das Almas, destaca impacto econômico e investimentos em mais de 300 municípios

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia
Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração
Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local
Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina
Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro
Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié
Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação
Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula

STF realiza audiência para definir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS
Proposta do governo inclui devolução administrativa dos valores e crédito extraordinário fora do teto de gastos