Brasil decepciona e fica em 0 x 0 contra Costa Rica pela Copa América
Seleção brasileira volta a campo na próxima sexta-feira, às 22 horas, contra Paraguai

A seleção brasileira fez uma estreia decepcionante na Copa América, nesta segunda-feira (24), no SoFi Stadium, em Inglewood. Diante da Costa Rica, que montou um verdadeiro bloqueio defensivo, os destaques do Brasil tiveram atuação apagada e não conseguiram balançar as redes. O empate sem gols reforça os problemas da equipe nacional e diminuem substancialmente as expectativas – que não eram altas – para o restante do torneio.
O cenário dos amistosos do início de junho se repetiu na Califórnia. A seleção brasileira tem enorme dificuldade de criar lances claros de gols. Há de se notar uma falha crônica nas tomadas de decisão. Fatalmente os jogadores quando têm condição boa para chutar escolhem passar e, quando devem fazer uma assistência, arriscam de qualquer forma e desperdiçam uma boa oportunidade.
Uma seleção como o Brasil não pode se dar o luxo de ter mais de 70% de posse de bola e ter somente três finalizações na direção do gol em todo o jogo. Deve-se conceder também os méritos à Costa Rica, que se protegeu de maneira exemplar e cumpriu com seu objetivo. O horizonte do time nacional não é nada animador. A Colômbia aumentou seu favoritismo para liderar o Grupo D com a vitória sobre o Paraguai, que costuma ser uma pedra no sapato dos brasileiros em Copas América.
Desde o princípio do jogo, a seleção brasileira adotou uma postura controladora, de muita posse de bola e circulação de jogadas na intermediária ofensiva. Por causa da formatação defensiva dos costa-riquenhos, o Brasil apostou nos lances individuais para conseguir romper a barreira. Uma alternativa era acelerar a troca de passes, mas a seleção pecou na demora nas conclusões a gol.
Perto dos 30 minutos, a seleção brasileira parecia encontrar uma solução: a bola parada. Raphinha cruzou, Rodrygo escorou e Marquinhos fez o gol. No entanto, após longa revisão pelo VAR, a arbitragem anulou o lance.
Com o passar do tempo e sem conseguir balançar as redes, a seleção cedeu à tensão e se envolveu em confusões com os jogadores da Costa Rica, especialmente o craque da equipe brasileira, tido por muitos como o melhor atleta da temporada. A atuação de Vini Jr. destoa imensamente do seu caráter decisivo como atleta do Real Madrid. Com a camisa da seleção, seu isolamento na ponta esquerda entrega o protagonismo do jogo a Rodrygo.
Na volta do segundo tempo, o Brasil se mostrou mais disposto e apto a causar problemas para a defesa costa-riquenha. Lucas Paquetá se tornou o principal atleta em campo, com belos passes e arriscando finalizações.
O mais perto que a seleção brasileira chegou do gol foi em um cabeceio contra de Quirós, que deixou o goleiro da Costa Rica em maus lençóis.
Diante da improdutividade ofensiva da seleção brasileira, o técnico Dorival Júnior decidiu sacar Vini e Raphinha e colocar Savinho e Endrick em campo. Pouco depois, foi a vez de um meio-campista deixar o campo para a entrada de um atacante, Gabriel Martinelli.
Insinuante, Savinho deu outro ritmo para o jogo, mas não fugiu do padrão da seleção brasileira e errou nas decisões. Em um dos raros acertos encontrou Bruno Guimarães, que calibrou mal o chute, e mandou para fora.
A seleção brasileira volta a campo na próxima sexta-feira, às 22h, para medir forças com o Paraguai. A partida acontece em Paradise, em Nevada, no Allegiant Stadium, casa do Las Vegas Riders, franquia da NFL (liga de futebol americano). Mais cedo, às 19h, Costa Rica e Colômbia se enfrentam em Glendale, no Arizona.
Leia também:
Bahia vence Cruzeiro de virada e segue 100% em casa no Brasileirão
Djokovic anuncia que vai disputar Olimpíada de Paris
Mais Lidas
Festa de Iemanjá: Tradição e devoção marcam celebração no Rio Vermelho
Cidades
Morar Melhor: Bruno Reis entrega 150 casas reformadas em Marechal Rondon
Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem é interditada após vistoria do Iphan
CBF divulga tabela do Brasileirão 2025: Bahia estreia em casa e Vitória fora
Novo PAC: R$ 533 milhões são investidos em água e esgoto na Bahia
Bahia goleia América-RN e dispara na liderança da Copa do Nordeste
Últimas Notícias

Em primeiro discurso como presidente da AL-BA, Ivana Bastos destaca diversidade baiana e celebra momento histórico na Casa
Deputada é a primeira mulher a ocupar o cargo em 190 anos da história legislativa da Bahia

Alan Sanches critica novo aumento de ICMS na Bahia e diz que parceria entre Lula e Jerônimo ‘gerou mais impostos e menos comida’
Segundo deputado, parceria entre governos estadual e federal não trouxe benefícios para a Bahia

Com objetivo de fomentar o audiovisual baiano, Jerônimo sanciona lei que cria Bahia Filmes
Com investimento anual de R$ 22 milhões, empresa visa fortalecer a produção local e atrair recursos para o setor

Maria Bethânia celebra 60 anos de carreira e recebe homenagem de Caetano Veloso
Caetano Veloso, Alcione e Alceu Valença destacaram a importância da artista para o cenário musical

Ludmilla justifica afastamento do X: ‘Não é um lugar saudável para mim’
Cantora diz que deixou a rede social para focar em novo álbum

Bolsonaristas tentam viabilizar projeto que garante anistia parcial a condenados pelo 8 de janeiro
Proposta em discussão prevê anistia para crimes como associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado

Junior Marabá assina acordo para regularização fundiária em Luís Eduardo Magalhães
Acordo visa a implementação de medidas que garantam segurança jurídica para áreas ocupadas por famílias de baixa renda

AGU notifica Meta para remoção de vídeo falso de Alckmin manipulado por Inteligência Artificial
Caso o conteúdo não seja removido, a AGU exige que ele seja sinalizado

Hamas confirma nova libertação de reféns e impasse sobre cessar-fogo é contornado
Novos avanços nas negociações abrem caminho para a continuidade da trégua entre Israel e Hamas

BBB 25: Daniele Hypólito critica veto, e punições de João Gabriel preocupam a casa
Divergências e punições marcam a manhã na casa mais vigiada do Brasil